A importância do profissional de TI cresce a cada ano. Principalmente pelo aumento da digitalização empresarial, a participação da tecnologia no dia a dia de todos e regulamentações ligadas à segurança de dados.
Segundo dados do Monitor de Emprego e Salários da Brasscom, em publicação da CNN Brasil, a expectativa é que o ano de 2022 finalize com a contratação de 2 milhões de profissionais de TI no país.
A crescente demanda por profissionais da área já é extremamente notável desde a indústria 3.0 e deve permanecer em ascensão por muito tempo. Afinal, a tecnologia é um item em constante evolução. Com inovações que impactam diretamente a produtividade, o bem-estar, a eficiência e a rotina de pessoas e empresas.
Hoje, o profissional de TI não é apenas um suporte, mas atua de maneira estratégica para que todos possam obter sucesso na implantação de ferramentas digitais dos mais diversos tipos.
Em homenagem ao dia do profissional de TI, em 19 de outubro, analisaremos um pouco mais o mercado de tecnologia, quais os maiores desafios e expectativas. Além, claro, da importância do profissional de TI atualmente.
Como está o mercado de TI atualmente?
O setor de tecnologia da informação cresce a passos largos desde a popularização da internet e a entrada na Era Digital. O seu espaço, no entanto, antes se restringia à parte técnica e de suporte.
Hoje, como comentamos acima, o mercado demanda muito mais estratégia para implantar e manter a sua estrutura tecnológica, sobretudo no setor de TI para empresas.
Essa demanda ficou ainda mais clara durante o período pandêmico, no qual o profissional de TI se tornou uma peça fundamental na migração de processos e tarefas para o ambiente remoto.
O investimento em tecnologia precisou ser efetivo e extremamente estratégico. Assim, as empresas conseguiam maiores retornos, mesmo em uma época de dificuldades.
Percebemos, portanto, que o profissional de TI não é apenas importante para a manutenção da estrutura tecnológica. Ele é fundamental para a implantação de novas estratégias digitais, ferramentas tecnológicas e para a absorção rápida das inovações.
Com a chegada do 5G, a popularização de IOT e de machine learning, a expectativa para o setor de tecnologia da informação é extremamente positiva. Tanto no quesito relevância, quanto na absorção de novos profissionais.
É nesse ponto, no entanto, que se evidencia um dos maiores desafios na área de TI: falta de pessoas capacitadas e um gap entre a demanda e oferta desses profissionais.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), de 2022 a 2025, o Brasil terá mais de 670 mil novas vagas no setor.
Em 2022, de janeiro a junho, foram contratados, no país, quase 77 mil profissionais de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Ou seja, as contratações foram de cerca de 12,7 mil ao mês.
Sinalizando, portanto, que o mercado da tecnologia da informação se mantém em crescimento e deve permanecer assim pelos próximos anos.
Crescimento do mercado de TI: ainda há espaço?
Apesar de estarmos em uma crescente na demanda, na criação e disponibilização de cursos em tecnologia da informação, a oferta de profissionais capacitados ainda é, como adiantamos, um desafio.
De acordo com o docente do curso Técnico em Informática do Senac Giuliano Richards Ribeiro, em matéria do G1, 46 mil pessoas são capacitadas para trabalhar em TI anualmente, no Brasil. Tanto em cursos técnicos, quanto em cursos superiores.
No entanto, há uma demanda de 70 mil profissionais de TI. Ou seja, temos um gap de 24 mil vagas não atendidas por falta de profissional de TI capacitado. E esse hiato deve crescer ainda mais, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
De acordo com os dados levantados, em 2024 a demanda pode chegar a 420 mil profissionais de TI. Isso quer dizer que não apenas há espaço para novos profissionais, como eles são extremamente necessários para manter o crescimento do setor e auxiliar toda a economia.
Afinal, como presenciamos durante a pandemia, empresas de todos os portes, nichos, estruturas, objetivos e possibilidades precisam do profissional de TI.
Seja para auxiliar na migração de algumas funções para a operação remota, potencializar a estrutura tecnológica da empresa, atuar na digitalização ou automação de processos.
E, para quem está interessado em ingressar no setor de tecnologia da informação, mais uma ótima notícia! Os salários da área se mantêm em alta, 118% superiores ao salário médio nacional.
Os setores que devem ganhar ainda mais atenção nos próximos anos são os relacionados à inteligência artificial, IoT, cloud computing e, principalmente, segurança cibernética.
Segundo levantamento da Época Negócios, as profissões em alta no cenário da tecnologia da informação, para o ano de 2023, são:
- Profissional de Cibersegurança;
- Especialista em martech (marketing e tecnologia);
- UI/UX designers.
Quais as habilidades do profissional de TI para entrar e se estabelecer no mercado?
A habilidade do profissional de TI mais demandada no mercado é, na verdade, um conhecimento: a capacitação. O ideal para quem quer ingressar na área da tecnologia da informação é investir em formação, cursos de especialização, etc.
As principais áreas de graduação e pós-graduação são:
- Análise e Projeto de Sistemas;
- Banco de Dados;
- Arquitetura e Engenharia de Software;
- Desenvolvimento de Jogos Digitais;
- Desenvolvimento de Sistemas;
- Governança em TI;
- Segurança cibernética.
Na prática, outras habilidades também são esperadas no profissional de TI, tais como:
- flexibilidade para lidar com diferentes equipamentos, sistemas, ferramentas, fontes, etc;
- facilidade de absorver inovações;
- curiosidade e espírito investigativo;
- proatividade.
Importância do profissional de TI em um cenário cada vez mais tecnológico!
Como sabemos, a tecnologia da informação envolve todos os processos, estratégias, ferramentas e ações para armazenar, recuperar, transmitir e manipular dados. O profissional de TI, portanto, atua também na grande parte das operações comerciais.
Desde o atendimento ao público de um pequeno e-commerce, desenvolvendo, atualizando e gerenciando software de vendas, por exemplo, até as estratégias de business intelligence de uma multinacional.
Com o aumento da dependência de processos tecnológicos, a importância do profissional de TI também tende a crescer, como vimos durante este artigo.
Vendas, compras, relacionamento com o cliente, desenvolvimento de produtos… Sem o profissional de TI, todas essas operações paralisam. E hoje temos mais um ponto extremamente importante: a segurança da informação e a LGPD.
Com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados, o profissional de TI também se tornou um importante agente para que as empresas se adequem às normas de segurança da informação.
Afinal, são as estratégias e operações de TI responsáveis por evitar ataques cibernéticos, invasões e roubos de dados.
O profissional de TI em atuação conjunta com ferramentas tecnológicas pode trazer mais:
- produtividade;
- segurança e
- eficiência.
Além, claro, de garantir um retorno maior sobre o investimento destinado à estrutura tecnológica.
Mas um alerta! Sem as ferramentas adequadas, o profissional de TI não poderá atuar com o seu máximo potencial. Por isso, além de contratar bons profissionais, é preciso modernizar a estrutura tecnológica da sua empresa e oferecer bons aliados à sua equipe.
Atualize e modernize a sua estrutura tecnológica com cloud computing!
O cloud computing é uma estratégia atual e que pode ajudar a alcançar suas metas empresariais, permitindo que sua equipe trabalhe melhor e de maneira mais ágil.
Quer ajuda para atualizar e modernizar suas estruturas com essa tecnologia? A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar.
Aproveite para assistir ao nosso Safetalk e confira mais motivos para adotar o Google Cloud:
Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho!