Construir uma cultura de inovação nas empresas é muito mais emergencial e complexo do que muitos imaginam.
Conforme o levantamento, ilustrado na 4ª edição da Ace Innovation Survey, da consultoria de inovação ACE Cortex, inovação é prioridade para 85% das empresas entrevistadas. Mas, apesar de ocupar o primeiro lugar na formulação de estratégias de negócio, as empresas não estão preparadas para ela.
De acordo com o panorama da inovação nas organizações brasileiras, 74% delas acreditam não possuírem a estrutura necessária para desenvolver as inovações.
Podemos concluir que apesar da conscientização da importância de englobar tendências, tecnologias e novas estratégias, existem inúmeros desafios práticos.
Mas por quê? Quais as resistências, quais os obstáculos e, principalmente, como é possível minimizar os desafios e implantar uma cultura de inovação nas empresas?
Confira!
O que é cultura de inovação empresarial?
Falamos muito sobre cultura de inovação, mas você sabe exatamente o que ela significa?
O termo refere-se a criar algo novo, recriar, absorver mudanças profundamente e de maneira orgânica.
Para que isso seja possível, a empresa deve mudar a sua visão em todas as estratégias, planejamentos e objetivos, colocando a inovação como parte integrante de todos eles. Só assim será possível construir uma estrutura que facilita e agiliza a absorção de novas implantações.
A cultura de inovação não é, portanto, um projeto, ela é uma prática que deve ser estudada, construída, aplicada e trabalhada diariamente.
Vale citar que existem diferentes tipos de inovações, como a tecnológica, de processos, produtos, organizacional etc. Mas podemos agrupá-la no termo cultura de inovações. Afinal, elas fazem parte de um pilar construído pela organização.
Isso, claro, se houver, de fato, uma cultura de inovação!
Qual o cenário de inovação nas empresas, atualmente?
O cenário de inovação corporativo não é globalmente homogêneo. Afinal, diferentes nações possuem contextos, visões, capacidades, possibilidades e níveis diferentes de maturidade.
Para analisar com um olhar micro, vamos utilizar o Mapa da Inovação Corporativa de empresas brasileiras, desenvolvido pela AEVO (plataforma de Gestão da Inovação da América) e Inventta (consultoria em inovação).
Nos dados descritos, em 2020, mais de 70% das indústrias brasileiras inovaram de alguma forma. E isso apesar do cenário extremamente instável durante a pandemia do novo coronavírus. Uma explicação muito compreensível foi a necessidade de se adaptarem rapidamente às restrições impostas pelo contexto pandêmico.
A questão é que a maior parte delas não estava preparada para uma transformação tão rápida. E isso se deve pela falta de flexibilidade e poder de absorção. Inclusive, 72% das empresas entrevistadas disseram não possuir processos estruturados para acompanhar as mudanças do mercado.
Na maioria dos dados levantados, o elemento que mais se sobressai é exatamente em relação à falta de estrutura, visão e de uma cultura realmente voltada para a inovação.
Podemos afirmar, portanto, que, no cenário de inovação no Brasil, a transformação digital ainda é superficial. Sem, portanto, a construção de estratégias aprofundadas de gestão de inovação, estruturas flexíveis e integráveis.
Além, claro, da falta de capacitação dos times, gestores e líderes sobre a importância da cultura de inovação e como colocá-la em prática.
Por que é tão importante criar uma cultura de inovação?
Como já mencionamos, as inovações, hoje, ocorrem de maneira muito acelerada. Isso significa que muitas visões, estratégias e até mesmo ferramentas tornam-se obsoletas rapidamente.
Quando empresas mantêm essa estrutura legada, deixam de acessar os ganhos referentes às inovações. E isso em diversos quesitos, como eficiência, agilidade, segurança, experiência do cliente, padronização etc.
Afetando, assim, o faturamento, custos, o potencial de crescimento do negócio e, claro, a vantagem competitiva.
Criar uma cultura de inovação é fundamental, portanto, para sobreviver e ter sucesso no mercado atual!
Dicas práticas de como inovar na sua empresa
Agora que você já entendeu a importância da inovação nas empresas, vamos para a prática. Como mencionamos anteriormente, tornar-se inovador não é um projeto, mas uma cultura.
Isso significa que a sua empresa precisa incluir a flexibilidade e o poder de absorção na base de suas operações. Confira abaixo essas e mais algumas dicas que podem – e devem – ser adaptadas para o seu negócio ser mais inovador.
1 – Conheça profundamente o seu negócio
Um erro muito comum ao inovar é tentar absorver todas as tendências sem conhecer de fato a demanda da empresa. É como se você comprasse um carro de trilha, porque todos estão comprando, mas você não cogita sair do asfalto.
O fato de ser uma tendência não significa que trará inovação para a sua empresa. Isso só ocorrerá se, conhecendo profundamente o seu negócio, aquele sistema, ferramenta ou estratégia for capaz de:
- sanar gargalos;
- otimizar recursos;
- aumentar a eficiência de processos e ferramentas;
- automatizar etapas e tarefas;
- trazer novas soluções mais estratégicas.
Você só saberá fazer as escolhas corretas, se conhecer realmente a empresa e tudo que a cerca.
2 – Desenvolva planejamentos e estratégias flexíveis
Outro ponto muito importante para estabelecer uma cultura de inovação nas empresas é o planejamento. A construção dele deve considerar a visão geral dos processos, dados de performance, budget, previsibilidade de retorno e o cronograma.
Mas, nesse caso, é fundamental que o planejamento e a gestão de inovação sejam flexíveis. Afinal, a premissa da cultura é ter uma alta capacidade de adaptação e absorção do novo. Com estratégias e diretrizes rígidas, o plano vira um limitador.
Construa estratégias, portanto, que podem ser revistas, atualizadas e adaptadas sempre que necessário.
3 – Abra espaço e dê voz para seus colaboradores
Uma das estratégias mais utilizadas dentro de uma empresa inovadora é o brainstorm. Ou seja, a troca de ideias entre os colaboradores para encontrar soluções novas. Esse compartilhamento torna a visão mais rica e abre espaço para o colaborativismo e engajamento das pessoas que formam a organização.
4 – Estude o mercado, ameaças, oportunidades e as forças dos seus concorrentes
Outra dica muito interessante no processo de como inovar na sua empresa é olhar para fora. Isso inclui analisar os concorrentes, verificar as ameaças e oportunidades. Além, claro, de utilizar forças e fraquezas do mercado a seu favor.
Não à toa, a análise SWOT é uma estratégia muito aplicada por empresas inovadoras. A ideia é aprender com os erros e acertos, tanto internos quanto externos.
5 – Ouça e entenda seus clientes
A quinta dica de como inovar na sua empresa é o customer centric. Ou seja, colocar o cliente no centro de todas as estratégias, metas e planejamentos.
Quando falamos sobre a inovação personalizada para o seu negócio, as expectativas e as demandas dos clientes devem ser um balizador indispensável. Afinal, é para ele que a sua empresa está inovando, não é mesmo?
Solicitar feedbacks, aplicar pesquisas de satisfação, utilizar índices como o NPS (Net Promoter Score) e analisar quais itens estão abaixo do esperado são algumas práticas comuns a empresas inovadoras.
6 – Desenvolva o seu time
Por fim, a última dica de como inovar na sua empresa é investir no seu time. Capacitar e treinar a equipe para mantê-la atualizada e informada é um grande facilitador para a inovação empresarial.
A resistência a mudanças é, inclusive, um desafio muito citado pelas organizações. Quando inovar se torna parte da rotina, os processos de aceitação, adaptação e implantação ficam mais orgânicos.
Exemplos de ferramentas indispensáveis para uma cultura de inovação
Falamos acima sobre algumas estratégias e ferramentas para auxiliar na construção de uma cultura inovadora. Confira abaixo uma lista com algumas soluções utilizadas por empresas inovadoras:
- ERP (Enterprise Resource Planning) – software de gestão empresarial responsável por automatizar e integrar dados e processos em um sistema único;
- Design thinking – metodologia que coloca as necessidades, limitações e demandas dos clientes como foco no desenvolvimento de produtos e serviços;
- Benchmarking – processo que visa analisar e estudar os concorrentes;
- Análise SWOT – matriz que elenca ameaças, oportunidades, forças e fraquezas para auxiliar no planejamento e na tomada de decisões;
- Brainstorm – reuniões que estimulam a troca e o compartilhamento de ideias;
- Feedbacks de clientes e colaboradores;
- IaaS, PaaS etc;
- Google Workspace – plataforma que reúne diversas soluções de produtividade, automação e armazenamento com tecnologias de ponta, a partir de cloud computing
Saiba mais – Google Workspace: como potencializar o uso de seus apps?
Dica extra: conte com parceiros inovadores!
Suas parcerias também devem estar alinhadas com a cultura de inovação da empresa. Quanto mais envolta dessa visão você estiver, mais atualizado ficará sobre tendências, novas soluções, tecnologias e ferramentas.
Além, claro, de incluir a inovação em todas as etapas e áreas da sua organização!
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