Como escolher soluções de pagamento para e-commerce? 6 dicas!

soluções de pagamento para e-commerce

Criar uma experiência inesquecível para o cliente. Este é o objetivo de muitos negócios, mas poucos conseguem atingir o sucesso. Para isso, escolher boas soluções de pagamento para e-commerce é uma das prioridades. 

A seguir, descobriremos as melhores alternativas do mercado para oferecer ao consumidor, e veremos como isso pode aumentar exponencialmente os lucros do seu negócio. 

Boa leitura! 

Antes de mais nada, por que oferecer variedade de pagamentos?

Oferecer um pagamento digital simples e rápido é uma das funcionalidades mais importantes para os clientes brasileiros, como mostra este estudo da Opinion Box

pagamento em e-commerce

Fonte: Opinion Box

Além disso, quanto mais meios de pagamento você oferecer para o cliente, menor será a taxa de abandono de carrinho, pois ele terá um sistema que atende as preferências dele. 

Soluções de pagamento para e-commerce: as 6 mais importantes!

Preparado para conhecer as melhores soluções de pagamento para e-commerce? Confira: 

1- Pix

Ao completar dois anos em novembro de 2022, o Pix atingiu um novo recorde: 99,4 milhões de transações em um só dia.

Diversos motivos ajudam a explicar a força do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, como:

  • Facilidade;
  • Comodidade;
  • Rapidez;
  • Agilidade;
  • Segurança. 

Tudo isso fez com que o Pix conquistasse 536,9 milhões de chaves cadastradas, entre pessoas físicas e jurídicas. 

No total, são 138,4 milhões de usuários e 366,1 milhões de contas registradas, de acordo com o Banco Central.

2- Cartão de débito 

Os pagamentos via cartão de débito foram responsáveis por R$ 3,5 bilhões das operações, em 2021, segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs

Entre as pessoas ouvidas pela pesquisa, o cartão de débito é útil porque é:

  • Rápido e prático: 58%; 
  • Ajuda a controlar os gastos: 34%;
  • Proporciona segurança: 26%.

3- Cartão de crédito

Ademais, a Abecs mostra que o crédito foi responsável por 3,9 bilhões de transações no terceiro trimestre de 2021, índice que resultou em R$ 420,1 bilhões transacionados.

Para os entrevistados, estes foram os principais motivos pelos quais há preferência pelo cartão de crédito: 

  • Maior prazo de pagamento: 50%;
  • Possibilidade de parcelar as compras: 36%;
  • Praticidade: 33%.

4- QR Code

Metade dos brasileiros fizeram pelo menos um pagamento por QD com seu celular. É o que aponta este estudo da Opinion Box

Além disso, ao comparar 2022 e 2021, é possível observar um salto de 58% para 73% de usuários que já utilizaram essa tecnologia. 

Mas, como funciona este processo? 

Dê o play no vídeo abaixo e descubra:

 

5- Boleto Bancário 

Tradicional meio de pagamento, o boleto bancário permite que o consumidor imprima o documento no final da compra e faça o pagamento da maneira que preferir: 

  • Internet banking; 
  • Aplicativo bancário; 
  • Casas lotéricas.

6- Transferência bancária

Outra solução comum entre os meios de pagamento é a transferência bancária. Contudo, é importante reforçar que, como o processo não é automatizado, ele se torna mais complicado com o aumento das vendas. 

Para driblar isso, conte com o apoio de soluções que ajudem a otimizar este processo. 

Como escolher as melhores soluções de pagamento para e-coomerce?

Uma vez que você já conhece as melhores soluções de pagamento para e-commerce, chegou a hora de descobrir algumas dicas que te ajudam a escolher a alternativa mais viável para o seu negócio online, confira: 

Estude o público alvo

Para isso, analise a sua base de clientes. Investigue qual é a preferência deles, assim como a faixa etária dos usuários. 

Compradores mais jovens geralmente escolhem opções modernas, como carteiras digitais, por exemplo. 

Por outro lado, existem clientes que preferem parcelar, comprar por cartão de crédito ou buscar descontos à vista. Enfim, são diversas possibilidades. 

Cabe ao responsável pelo negócio analisar qual alternativa se encaixa melhor com a sua audiência. 

Monitore os concorrentes 

Analisar o mercado em um panorama geral é vital para qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Na prática, você deve estudar as soluções de pagamento para e-commerce oferecidas por outras marcas do mesmo segmento. 

Confira o que está dando certo, o que precisa otimizar e avalie se alguma das alternativas apresentadas corresponde bem ao seu negócio. 

Além de tudo que falamos até aqui, nota-se que a inovação e exclusividade são dois elementos que garantem um diferencial competitivo do seu negócio. 

Logo, oferecer formas de pagamento que os concorrentes não têm é uma ótima estratégia. 

Verifique prazos e taxas 

Quase todas soluções de pagamento para e-commerce cobram tarifas pelo serviço. Portanto, considere essa questão e escolha qual alternativa será mais rentável para a sua empresa. 

Em paralelo, análise o prazo para recebimento dos valores. Isso porque, cada tipo de pagamento trabalha com uma data distinta. 

Observe a segurança do site 

Este estudo da Sift, empresa global de prevenção de fraudes, com sede nos Estados Unidos (EUA) revela que crimes em pagamentos online aumentaram cerca de 70%. 

Por isso, é vital contar com soluções de pagamento para e-commerce seguras e que não coloquem em xeque os dados dos usuários. 

💡Por último, lembre-se de que não basta optar pelas soluções de pagamento mais populares, mas sim escolher aquelas que se encaixam nas necessidades da sua empresa e do seu cliente, ok?

Tudo certo com as soluções de pagamento para e-commerce? 

Esperamos que até aqui você tenha entendido tudo sobre soluções de pagamento para lojas virtuais. 

Contudo, independentemente do meio escolhido para o seu negócio, lembre-se de emitir a nota fiscal, para garantir segurança patrimonial, combinado? 

Ademais, receber a nota fiscal é um direito do cliente, visto que ela será a prova da aquisição do produto caso seja necessária uma troca ou devolução do item. Em paralelo, transmite credibilidade para o seu negócio. 

Este artigo foi escrito pelo autor convidado Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, que oferece uma API para emitir e gerenciar notas fiscais automaticamente. A NFE.io é um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas repetitivas, contribuindo para que você ganhe tempo e diminua gastos.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS