Aumentando a produtividade na área da Saúde através da tecnologia

Independente do setor, aumentar a produtividade é o desejo de todo empreendedor, não é?

A boa notícia é que essa tarefa está cada vez mais fácil, devido ao avanço da tecnologia.

Podemos observar no mercado inúmeras soluções com o objetivo de facilitar o dia-a-dia de diversos profissionais.

Na medicina, por exemplo, podemos encontrar diversas ferramentas tanto na parte de execução de tratamentos, como na gestão. 

Aliás, hoje já podemos fazer cirurgias complexas sem a necessidade de fazer cortes muito incisivos, e com ajuda de software. O mesmo acontece com outras áreas como a odontologia, em que é possível fazer um tratamento ortodôntico de forma discreta, por meio de aparelhos com alta tecnologia e transparentes.

Por isso, se você é da área da saúde e deseja aumentar a produtividade da sua equipe, esse conteúdo é para você! Preparamos algumas dicas e ferramentas para que você possa utilizar a tecnologia como um motor de impulsionamento para sua clínica ou consultório.

Por que investir em tecnologia?

Como já falamos anteriormente, a tecnologia está presente na área da saúde de diversas formas.

Isso tem proporcionado grandes descobertas para a medicina, além de proporcionar um atendimento ainda melhor para os pacientes.

Veja, a seguir, alguns benefícios que são possíveis graças à aplicação da  tecnologia no dia-a-dia. 

Quais são os benefícios?

Saber como a tecnologia pode ser essencial para o seu dia-a-dia, é fundamental para que você entenda o que aplicar  e qual a importância de investir.

Diante disso, separamos algumas das principais vantagens de trazer ferramentas tecnológicas:

  • Atração de novos pacientes com baixo custo;
  • Centralização de informações;
  • Rapidez nos atendimentos;
  • Redução de erros;
  • Redução de custos;
  • Atendimento remoto;
  • Armazenamento de documentos digitais;
  • Agilidade e desburocratização de processos;
  • Tratamento mais rápidos;
  • Conforto e rápida recuperação para os pacientes;
  • Diagnósticos mais precisos;
  • Fidelização de pacientes.

Essas são apenas, algumas dos benefícios, mas é possível revolucionar a maneira como você atende e administra o seu negócio.

Podemos encontrar diversas ferramentas, tanto na parte de execução de tratamentos, como na gestão, que facilitam o trabalho dos profissionais de saúde.

Ferramentas e Soluções

O universo tecnológico é muito amplo, poderíamos escrever um livro com todos os avanços tecnológicos alcançado no setor da saúde. 

Mas, resolvemos focar naqueles que estão relacionados diretamente na gestão do negócio, e que possuem grande impacto no atendimento do paciente.

E que continua sendo uma das áreas mais carentes, principalmente, em clínicas e consultórios de médio e pequeno porte.

Marketing Digital

O primeiro ponto que poderá otimizar sua rotina e aumentar a produtividade, é a atração de novos pacientes.

Afinal, do que adianta ter um bom atendimento e um consultório altamente equipado, se não os pacientes não o conhece?

Por isso, recomendamos o investimento em estratégias de Marketing Digital. Independente do tamanho da sua clínica ou consultório, essas estratégias são totalmente acessíveis. 

Se você é um profissional da saúde, provavelmente não deve conhecer muito sobre o universo de Marketing, e tudo bem. O importante é que você tenha noção dos conceitos e do processo para que aplique em seu negócio.

Apesar de ser trabalhoso, o Marketing Digital não é nenhum bicho de sete cabeças.

De forma bem resumida, o Marketing Digital pode ser entendido como o conjunto de estratégias e técnicas com o objetivo de atrair, converter e fidelizar seus pacientes.

Entre as estratégias utilizadas, as principais são o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO.

O Marketing Digital procura entender quem é o público-alvo e traçar táticas para se aproximar. Uma das técnicas mais comuns, são o uso de palavras-chave e o conteúdo. 

Ambos funcionam como um motor de toda a estratégia, eles são capazes de conectar o problema do seu negócio com o seu negócio. 

Para que toda vez que um paciente pesquisar por extração de dente, clareamento dental ou tratamento de canal, por exemplo, seu site, caso seja uma clínica odontológica, possa aparecer no topo dos resultados.

Essa e tantas outras estratégias em Marketing Digital, são importantes para que você consiga alcançar um número maior de pacientes, de maneira acelerada.

Para isso, você não precisa ter uma equipe interna, é possível terceirizar esse serviço e ter resultados surpreendentes, com um investimento acessível.

Cloud Computing

O cloud computing, em tradução livre – computação na nuvem, é uma tecnologia que revolucionou o mercado.

Ela trouxe mobilidade, agilidade e produtividade para diversas áreas. Antes, para acessar uma informação relacionada ao paciente, ou era preciso localizar o arquivo fisicamente, ou acessar a informação por meio de um computador da própria empresa, por meio de um servidor.

Esse modelo foi eficiente por um tempo, porém, podemos observar que em diversas áreas há uma urgência maior em ter acesso a informação, justamente por uma mudança de comportamento da população.

Já na saúde, podemos ver que essa urgência sempre esteve presente, mas não existiam ferramentas que pudessem acelerar esse processo.

Contudo, esse não é mais o cenário atual. Graças a computação em nuvem e o fácil acesso a internet, podemos acessar informações relevantes de qualquer lugar.

Além disso, ter essa ferramenta em mãos, é possível fazer armazenamentos de diversas informações, como ligações. Isso proporciona mais segurança e agilidade para que gestores consigam mapear o que está acontecendo no dia-a-dia.

Veja um exemplo de ferramenta que pode ser aplicada facilmente em seu negócio e trazer uma produtividade para a sua equipe:

G Suíte

O G Suíte é uma solução desenvolvida pelo Google com ferramentas voltadas ao universo empresarial. 

Seu principal objetivo é otimizar os trabalho por meio da tecnologia. Existem empresas que conseguem obter um aumento de produtividade em até 57%. Incrível, não é mesmo?

Para consultórios e clínicas, ela é uma excelente ferramenta, pois permite uma comunicação melhor entre todas as áreas, além de, ser uma solução que permite mobilidade para os profissionais.

É possível discutir sobre um procedimento, como um tratamento de aparelho invisível de um paciente específico em poucos minutos, e deixar todas essas informações registradas, caso haja necessidade de consultar essas informações novamentes. 

Além de, trazer mais segurança tanto para os profissionais, como para o paciente.

Basta ter uma conexão a internet e o profissional terá acesso a informações importantes, como agendas, e mails, solicitações etc. 

Invista em tecnologia!

Neste artigo você conferiu como a tecnologia tem se mostrado útil para a gestão e otimização no setor da saúde.

Além de, disponibilizar inúmeras soluções que melhoram os procedimentos e tratamentos realizados na medicina.

Contudo, a tecnologia está em constante avanço, por isso, uma boa dica, é estar atento às novidades tecnológicas, e assim ter sempre vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Então não perca seu tempo, se encontrar dificuldades em selecionar as melhores soluções, não hesite em consultar uma empresa especialista, para que juntos possam encontrar as melhores soluções. Combinado?

Agora é com você!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Clínica Ideal.

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