Vantagens e como migrar da Locaweb para o Google

Como migrar da Locaweb para o Google

Você sabe como migrar da Locaweb para o Google?

Aliás, você sabia que é possível fazer a migração de inúmeras plataformas, caso elas não ofereçam as melhores soluções, suporte, preços e ferramentas para a sua empresa? Seja ela em nuvem, local, pública ou privada.

Os processos envolvidos e a complexidade da migração dependem, claro, da estrutura da hospedagem original, quais dados serão migrados e das soluções disponíveis.

Hoje, há inúmeras opções e a competitividade é muito mais alta que alguns anos atrás. Existe, portanto, um vasto leque de provedores, sistemas e fornecedores de hospedagem.

Se por um lado isso estimula a criação de ofertas melhores, com valores atrativos e soluções mais inovadoras, por outro também pode gerar uma série de dúvidas e inseguranças.

Para facilitar o seu processo de decisão, vamos explicar melhor sobre uma das melhores estruturas de hospedagem, o Google Cloud. Assim como as vantagens de usá-la e como migrar da Locaweb para o Google.

Boa leitura!

Por que migrar para o Google?

Antes de mostrarmos o passo a passo de como migrar da Locaweb para o Google, vamos analisar algumas informações e ganhos reais dessa plataforma?

O Google é uma empresa multinacional norte-americana, fundada em 1998. Sua solução mais famosa e popular, claro, é o buscador. Estima-se, inclusive, que de cada 10 buscas realizadas, 9 são pelo Google.

Mas, como uma das principais líderes em tecnologia e inovação, é de se esperar que seus produtos e serviços não se restrinjam ao buscador. Hoje, a empresa possui uma plataforma robusta e complexa que utiliza tecnologias como machine learning, inteligência artificial, computação quântica e tantas outras, como base para centenas de soluções.

Isso inclui desde ferramentas de e-mail até estruturas de programação, máquinas virtuais, hospedagem e gerenciamento na nuvem.

Devido à sua flexibilidade, as soluções disponíveis são democráticas e podem ser adaptadas para todos os tipos de usuários, empresas e modelos de negócios. Por isso, não é raro encontrarmos pequenos e-commerces e grandes multinacionais utilizando produtos e serviços Google.

Na Era de Dados e na crescente popularização da computação em nuvem, muitos negócios já identificaram inúmeros ganhos com a migração para o Google. Veja alguns desses benefícios abaixo!

Vantagens de migrar para o Google

1. Segurança

Uma das maiores preocupações do Google é oferecer segurança, com barreiras e ferramentas adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados.

A empresa prioriza, portanto, soluções que garantam a privacidade dos usuários, com controle de acessos, criptografia e a expertise de uma das maiores líderes em tecnologia e inovação.

2. Redução de custos

Uma das maiores vantagens em saber como migrar da Locaweb para o Google é ter acesso a soluções mais robustas no modelo “pay per use”. Ou seja, o usuário paga conforme a sua demanda.

Aumentando, assim, o seu controle sobre os custos, sem perder em qualidade, eficiência e capacidade.

3. Alta disponibilidade

Outra vantagem muito importante para as empresas, e ligada diretamente à segurança, é a alta disponibilidade oferecida pelo Google. A ideia é garantir que clientes e usuários tenham acesso às soluções, às ferramentas e à informação pelo maior tempo possível.

Diminuindo, portanto, impactos com paralisações, instabilidade e indisponibilidade. Além, claro, de fortalecer a confiabilidade de sites, aplicativos e sistemas.

4. Escalabilidade

Com a possibilidade de pagar o quanto usa, as adaptações automáticas e a alta flexibilidade, a plataforma do Google também traz muito mais escalabilidade para as empresas.

Acompanhando, assim, o seu crescimento e a demanda por soluções mais robustas. Sem contar que é possível hospedar sites estáticos e dinâmicos, com soluções click-to-deploy ou personalizadas.

E tudo isso na nuvem, claro!

Tipos de migração

Agora que você já conhece algumas das vantagens em saber como migrar da Locaweb para o Google, vamos para a parte prática. A migração é um processo complexo e suas etapas dependem, principalmente, das cargas que serão movidas.

Por isso, é fundamental saber qual o tipo de migração que a sua empresa demanda. Veja abaixo quais são os 3 mais comuns!

  • Migração lift-and-shift

O primeiro tipo de migração é considerado o mais simples e rápido. Neste caso, as cargas de trabalho são transferidas com pouca ou nenhuma alteração para o ambiente de destino.

A ideia é que as modificações ocorram apenas para adaptação e não para melhoria, ou otimização.

  • Migração improve-and-move

No segundo tipo, temos um grau de modernização durante a migração. O objetivo principal é alterar workloads para conquistar melhores resultados no novo ambiente. Ou seja, as modificações são voltadas para otimização e aprimoramento dos recursos e da experiência do usuário.

Naturalmente, a migração desse tipo leva mais tempo e demanda maior especialização durante as etapas do processo.

  • Migração rip-and-replace

Por fim, temos o último tipo de migração, com um nível mais elevado de complexidade. Neste caso, como o próprio nome sugere, a aplicação atual é desativada e um projeto novo é desenvolvido.

Esse modelo é utilizado quando há um grau muito alto de desatualização, de ineficiência, ou há incompatibilidade com o Google Cloud, por exemplo.

Também, como já era de se esperar, a migração rip-and-replace demanda muito mais tempo, planejamento e empenho.

Como migrar para Google Cloud

Como vimos no item anterior, o processo de como migrar da Locaweb para o Google depende do modelo de migração. E, na maior parte dos cenários, o ideal é contar com a ajuda de especialistas para evitar indisponibilidade, falhas e ineficiência.

Podemos afirmar, inclusive, que a preparação e o planejamento para a migração levam o mesmo tempo – ou mais – que a transferência em si. Principalmente, pelo cuidado demandado ao migrar grandes conjuntos de dados.

Mas, independente do modelo da migração, algumas etapas precisam ser percorridas para garantir o sucesso da transferência de um ambiente local, de uma hospedagem particular ou de outro provedor de nuvem para o Google.

Vale ressaltar, que essas recomendações são da própria empresa e são elas:

1 – Fase da avaliação

A primeira fase de como migrar da Locaweb para o Google é avaliar a sua estrutura atual, visualizar o inventário de aplicativos, ferramentas e soluções que a sua empresa tem acesso. E, principalmente, analisar o desempenho desse conjunto.

Portanto, na primeira etapa, faça o inventário e catalogue por urgência, complexidade e risco de migração dos aplicativos atuais. Esse ponto é fundamental para determinar quais workloads precisam migrar primeiro.

Também é interessante analisar os custos atuais e calcular o custo total da migração. Utilize a calculadora de custos do Google Cloud para auxiliar nessa missão!

2 – Planejamento

Como migrar da Locaweb para o Google passo a passo

Falamos acima que o planejamento é uma das fases mais importantes para migrar para o Google Cloud. Afinal, a transferência pode gerar instabilidade e ainda demanda tempo e adaptabilidade por parte da equipe e usuários.

Segundo recomendações do Google, na etapa de planejamento, o time precisa:

3 – Implantação

Na penúltima etapa de como migrar da Locaweb para o Google, temos a implantação e execução do processo. E aqui é preciso identificar como a migração será feita: manualmente, de maneira automatizada ou por meio de soluções específicas.

Na implantação manual, o time deve fazer o provisionamento, a configuração, os testes e a execução.  O que, naturalmente, aumenta as chances de erro e consome muito mais tempo e esforço.

Outra opção é utilizar ferramentas de gerenciamento para automatizar a configuração dos ambientes e efetuar a implantação.

Neste mesmo sentido, mas com um grau a mais de automação, é possível utilizar a contentorização como aliada na migração. A dica do Google é utilizar o Kubernetes Engine para orquestrar os contêineres.

E, por fim, é possível fazer a automação de implantação, com um pipeline de integração contínua e entrega contínua (CI/CD).

4 – Monitoramento e otimização

A última etapa de como migrar da Locaweb para o Google consiste em utilizar os recursos disponíveis depois da implantação. E é nesse ponto que a visão estratégica deve ser ainda mais demandada.

Afinal, a ideia da migração é ter acesso a soluções mais robustas, adequadas à demanda da empresa e que aumentem a eficiência do seu negócio. Por isso, é fundamental realizar o monitoramento e otimizar o ambiente para ter acesso aos melhores resultados.

Como mencionamos, o processo de migração, para ser seguro e eficiente, precisa de planejamento, tempo e conhecimento. Uma boa notícia é que você pode contar com a ajuda de especialistas para migrar do Locaweb para o Google.

Fale com o time Safetec e comece hoje mesmo a modernização da sua estrutura tecnológica!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS