Cloud computing para empresas, conheça 03 tipos

A cloud computing para empresas é uma forte tendência nas empresas atualmente, já que ela permite que os usuários finais, que têm pouco conhecimento técnico sobre o assunto, possam usar todos os seus recursos computacionais, sem a necessidade de um setor de TI disponível 24h por dia, 7 dias da semana para resolver problemas e corrigir falhas, o que diminui os custos e otimiza o trabalho da corporação como um todo.

Mas quais são os tipos de cloud computing para empresas? Hoje em dia a computação em nuvem (cloud computing) oferece às empresas uma nova possibilidade de expandir o seu negócio, sem ter que comprar servidores gigantes, que demandam espaço e manutenção constante, o que diminui muito o custo dessa tecnologia. Veja no post de hoje mais sobre os tipos de cloud para definir a melhor para a sua empresa.

Existem 3 tipos de cloud computing para empresas disponíveis, que variam de acordo com a sua demanda e necessidades:

 

1 – Public Cloud (nuvem pública)

Como vantagens, esse tipo de cloud tem uma implantação simples e rápida, seus custos são bastante reduzidos e ela conta com a privacidade necessária dos dados da organização. A Public Cloud é bastante utilizada para empresas em aplicações secundárias, como na hospedagem de sites, material e vídeos de marketing digital e e-mail.

Atualmente, ela tem sido usada fortemente em empresas que precisam de aplicativos que só estão disponíveis nesta forma de cloud, como o Office365 da Microsoft, que inclusive tem ofertas especiais para clientes que façam o uso dessa plataforma na nuvem.

 

2 – Private Cloud (nuvem privada)

Embora seja um tipo de cloud computing um pouco mais cara, ela é a ideal para as corporações que trabalham com um grande volume de dados, possuem alta demanda e precisam de um tempo de resposta rápido, já que os servidores estão no próprio local, com uma infraestrutura que a empresa alugou ou comprou para seu uso exclusivo.

Isso garante um maior nível de segurança da informação, já que ninguém terá acesso aos dados sem passar pelo firewall da empresa, garantindo a proteção total das informações corporativas.

 

3 – Hybrid Cloud (nuvem híbrida)

Hybrid Cloud é uma denominação dada quando a organização faz o uso dos dois tipos de armazenamento ao mesmo tempo: Local em uma Private Cloud e remoto em uma Public Cloud e permite a transferência de dados de trabalho entre ambas.

Em tese, seria o modelo ideal para as empresas, pois a quantidade de recursos disponíveis é imensa. Assim, parte dos recursos computacionais poderiam ser utilizados localmente para as tarefas do dia a dia da empresa e, quando ela precisar executar trabalhos mais complexos, poderia alocar seus recursos extras em um servidor remoto.

Mas o grande desafio da Hybrid Cloud é manter a segurança da informação, uma vez que a Private Cloud geralmente executa programas com informações confidenciais, que não convém serem transferidas para terceiros, o que pode ocorrer na transmissão de dados para o servidor remoto (Public Cloud). Por isso é necessário contar com uma empresa experiente, que trabalhe bem esses pontos e traga benefícios e otimização do trabalho para a corporação.

Existem várias ferramentas que podem tornar mais fácil a administração desses ambientes virtuais, oferecidas pela Safetec, que permite a implantação e administração da nuvem em uma empresa, independentemente do tipo de cloud computing para empresa escolhida. A empresa também oferece produtos customizados, porém, integrando as ferramentas do Google, uso de uma metodologia de entrega de valor, análise de processos e satisfação do cliente.

Quer saber mais? Entra em contato com a gente!