É possível que você já tenha ouvido falar em cloud computing ou, simplesmente, computação em nuvem. A palavra define o armazenamento de dados de forma remota. O Google é uma empresa que é referência nesse tipo de serviço, mas será que o Google Cloud vale a pena?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante destacar que, segundo a Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, a computação em nuvem já representa, em média, 42% do processamento nas empresas do Brasil, um percentual inédito nos últimos 34 anos.
Com a transformação digital, as empresas passaram a utilizar a tecnologia para implementar mudanças operacionais e estratégicas visando ganhar vantagem competitiva no mercado. Hoje, o cloud computing representa um diferencial no crescimento de uma empresa.
Os softwares, programas e aplicativos agilizam tarefas, além de analisar dados para gerar insights de melhorias para os negócios. Mas e o Google Cloud, vale a pena para sua realidade? Para isso, abordaremos as vantagens da solução, seus planos, preços e, ainda, como migrar para a nuvem.
O que é o Google Cloud Platform?
O Google Cloud Platform (GCP) é uma plataforma completa de infraestrutura na nuvem, que permite criar diversas soluções e hospedá-las em um sistema seguro, ágil e fácil de administrar. As empresas podem desenvolver as próprias soluções ou estruturar o armazenamento de informações dentro do Google Cloud para otimizar suas operações.
Com o CGP, é possível reduzir custos com hardware, aumentar a escalabilidade e gerenciar informações para aumentar a segurança de armazenamento.
Para te ajudar a conhecer a plataforma, reunimos os pontos principais para você analisar se o Google Cloud vale a pena.
Principais recursos do Google Cloud
O primeiro ponto para avaliar se o Google Cloud vale a pena é conhecer seus principais recursos.
Na página oficial do Google Cloud Platform, você pode ver em detalhes todas as opções (são mais de 100). Aqui, reunimos os principais produtos em destaque para apresentar possibilidades de uso.
- Compute Engine: são máquinas virtuais executadas nos data centers do Google.
- Cloud Storage: é a solução de armazenamento de objetos com estrutura segura, durável e escalonável.
- Cloud SDK: oferece ferramentas de linha de comando e bibliotecas para o Google Cloud.
- Cloud SQL: serviço de banco de dados relacional para MySQL, PostgreSQL e SQL Server.
- Google Kubernetes Engine: é um ambiente gerenciado para executar apps em contêineres.
- BigQuery: solução de armazenamento de dados para agilidade e insights comerciais.
- Cloud CDN: rede de fornecimento de conteúdo para oferecer web e vídeo.
- Dataflow: facilita a análise para processamento em lote e de stream.
- Operações: pacote de monitoramento, geração de registros e desempenho de aplicativos.
- Cloud Run: produto que cria um ambiente totalmente gerenciado para executar apps em contêineres.
- Anthos: é a plataforma usada para modernizar os aplicativos atuais e criar novos.
As soluções são bastante abrangentes e atendem diversos perfis de negócios. De inteligência artificial e machine learning, passando pela migração até as soluções de armazenamento, toda a estrutura é protegida com camadas de segurança avançadas.
Saiba mais: Como usar o Google Cloud Platform? Conheça as soluções para diferentes setores.
Qual é o diferencial do Google Cloud Platform?
Se não faltam recursos para inovar e colocar seu negócio entre as empresas que apostam no cloud computing, não podemos deixar de citar os diferenciais que reforçam que o Google Cloud vale a pena. Confira!
Padrão de segurança Google
Já imaginou ter o mesmo padrão de segurança que os serviços da bigtech, como Gmail, Youtube e outros? Ao contratar o Google Cloud, todas as soluções criadas para seu negócio recebem o mesmo modelo de segurança que protege o Google de ataques virtuais, além de criptografar os dados.
Pagamento por segundo
Outro diferencial que faz o Google Cloud valer a pena é o sistema de faturamento. As instâncias (como são chamados os servidores) do Compute Engine são cobradas literalmente por segundo. O objetivo é evitar que sua empresa pague por minutos que não foram utilizados.
Big data
O big data é um recurso de tecnologia que faz a análise de dados em massa, facilitando as avaliações e criações de estratégias de negócio. Com a volatilidade do mercado nos dias de hoje, ser assertivo é fundamental.
Com o Google Cloud, as empresas podem criar as próprias soluções de big data para analisar os dados que já estão dentro da plataforma. Alguns exemplos de produtos são BigQuery, AI Platform, Google Data Studio e outros.
Rede mundial
O sistema de rede dos servidores do Google possui um formato altamente avançado definido por software. Em paralelo, o armazenamento em cache facilita que o usuário tenha respostas ágeis dos seus servidores na nuvem.
Funcionamento sustentável
Para preservar o meio ambiente e minimizar os impactos das operações, os data centers do Google são mantidos com energia 100% renovável em todos os locais onde essas fontes estão disponíveis.
Aplicativos de gestão e produtividade
O armazenamento em nuvem também contribui para a gestão e a produtividade, uma vez que automatiza e simplifica as tarefas, permitindo que a equipe possa focar em tarefas mais relevantes.
A boa notícia é que o Google Cloud oferece ferramentas adicionais, sendo contratadas separadamente, a exemplo do Active Assist.
Teste gratuito
Outro diferencial que ajuda a tirar a dúvida se o Google Cloud vale a pena é o teste gratuito oferecido pela plataforma. Clientes novos recebem US$ 300 de crédito para executar, testar e implantar cargas de trabalho em situações reais. Assim, conseguem avaliar melhor o desempenho dos serviços.
Quais as vantagens do Google Cloud?
Agora que já abordamos os diferenciais do serviço, chegou a hora de nos aprofundarmos nas vantagens do Google Cloud. Abaixo, explicaremos sobre segurança, velocidade e outros benefícios de uma das maiores plataformas de nuvem do mundo.
Segurança
Com o mercado cada vez mais digital, muitas empresas correram para implementar as soluções em nuvem. Contudo, essa é uma decisão que precisa ser tomada com cautela, principalmente na escolha de um bom provedor, afinal, a segurança dos dados precisa vir em primeiro lugar. E essa é uma das principais vantagens do Google Cloud.
Isso porque possui altíssimo nível de segurança graças ao Padrão Google, que aposta na redundância de servidores. Ou seja, mesmo que haja uma falha no data center, há mais de um backup capaz de operar normalmente, o que os torna seguros e supervisionados.
E mais: todo o serviço de nuvem é executado na mesma estrutura que a empresa utiliza para os próprios produtos.
Recuperação de desastres
Já ouviu falar em disaster recovery? Trata-se de uma série de processos capazes de recuperar ou de dar continuidade às operações necessárias caso aconteça algo que comprometa os sistemas de TI.
O Google Cloud oferece essa recuperação de desastres. Com a facilidade da nuvem, não é necessário gerar um data center de recuperação separado, bastando fazer uma cópia segura dos dados essenciais para um ou mais locais secundários.
Backup de dados
E, já que estamos falando de backup de dados, essa também é uma das vantagens do Google Cloud. Sabemos da importância de ter um backup garantido dos dados para o caso de qualquer imprevisto. E o Cloud Storage permite copiar qualquer quantidade de dados.
A propósito, vale destacar o baixo custo do Cloud Storage, especialmente se comparado ao uso de HDs ou servidores externos, que, além de mais caros, possuem limitação de espaço e riscos de serem corrompidos.
Sincronização de dados
O Google Cloud pode ser sincronizado com qualquer dispositivo. Com isso, é possível acessá-lo a qualquer momento, em qualquer lugar, sem a necessidade de copiar dados, bastando logar no serviço.
Escalabilidade
Outra vantagem do Google Cloud é sua escalabilidade, um diferencial competitivo na hora de se adaptar às demandas do cliente.
No Google Cloud, pode-se aumentar ou diminuir a capacidade dos recursos de acordo com a necessidade do usuário. O espaço extra é adicionado no armazenamento, sem demandar a transferência de dados.
Essa facilidade otimiza a rotina das equipes de TI, que podem focar em outras demandas sem precisar se preocupar em atualizar a rede.
Google Cloud x AWS
Além do Google Cloud, temos no mercado outras ferramentas de nuvem, como a AWS, Amazon Web Services. Estamos falando de uma plataforma de cloud que também oferece uma grande variedade de serviços.
Em um comparativo entre Google Cloud x AWS, quem oferece o melhor serviço? Listamos aqui os pontos fortes de cada um deles.
Amazon Web Services (AWS)
- O processo de implantação é simples, portanto, é o ideal para quem não tem muita disponibilidade de tempo para implementação.
- Favorece a produtividade da equipe.
- Grande variedade de funcionalidades automatizadas.
- Tem um excelente custo-benefício, pois você paga apenas pelo que utiliza.
- Acesso rápido à nuvem com capacidade ilimitada.
Google Cloud
- Infraestrutura focada em inovação.
- Permite que o acesso seja feito em qualquer lugar do mundo, oferecendo liberdade aos funcionários.
- Análise de dados poderosa.
- Produtos com big data e machine learning.
- Segurança de dados eficiente com a qualidade Google.
- Grande possibilidade de personalização.
- O ambiente sem servidor permite conectar serviços na nuvem com grande foco, principalmente na arquitetura de microsserviços.
- Oferece análise de dados poderosa.
- Eficiência de custos devido aos descontos de longo prazo.
- Oferece configuração de instância e pagamento.
Quando falamos de Google Cloud x AWS, é importante que se diga que ambas são ótimas plataformas. Porém, é necessário pensar no que sua organização precisa e quais são os objetivos que se pretende atingir com os serviços de nuvem.
Vale a pena usar o Google Cloud?
Com tantos recursos disponíveis e diferenciais relevantes, podemos afirmar que, sim, o Google Cloud vale a pena. Resumindo, as principais vantagens que seu negócio pode obter são:
- ter mais agilidade e eficiência no trabalho;
- criar novos modelos de negócios;
- otimizar o trabalho operacional;
- ganhar mais produtividade nas equipes;
- ter mais flexibilidade;
- aderir aos protocolos de LGPD.
Planos e preços do Google Cloud
Nesse ponto, você pode estar se perguntando sobre os planos e preços do Google Cloud, certo? Eles variam de acordo com os serviços de cloud, lembrando que há opções para diferentes necessidades.
- Gratuito: nesta categoria os serviços, que são pré-determinados, podem ser utilizados até o limite estabelecido.
- Personalizado: aqui, é possível personalizar os serviços que o usuário deseja utilizar e o preço será estabelecido a partir daí.
Aliás, a bigtech disponibiliza outras duas ferramentas para te ajudar a saber quanto custa o Google Cloud:
- calculadora de preços: estima a cobrança mensal de acordo com o tipo de produto que você vai utilizar;
- página de preço do produto: tenha uma visão geral com os detalhes de custos dos produtos, as opções gratuitas e, ainda, faça pedidos de orçamentos.
Como migrar para a nuvem do Google?
Migrar para a nuvem do Google é uma tarefa que precisa ser planejada com cuidado para garantir que todos os dados da empresa sejam transferidos de forma segura e adequada.
A Safetec é uma empresa de consultoria pioneira em soluções corporativas em nuvem, que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Há mais de 17 anos, trabalhamos para trazer soluções de nuvem simples, inovadoras e eficazes.
Nós analisamos seu negócio para entender as necessidades e elaboramos uma estratégia sólida que garanta a migração protegida dos seus dados.
Quer conhecer mais do nosso trabalho? Fale com um especialista!