Amazon AWS vs Google Cloud é um embate que comumente surge ao pesquisarmos sobre computação em nuvem. Afinal, estamos falando de líderes em um mercado extremamente tecnológico e inovador, que ainda pode evoluir e gerar inúmeras transformações.
Principalmente porque a crescente relevância da tecnologia no cotidiano pessoal e empresarial trouxe inúmeras vantagens, como agilidade, efetividade e praticidade. Hoje é praticamente impossível imaginarmos uma rotina sem inúmeros equipamentos conectados.
Dessa forma é natural imaginar que a produção de dados também cresceu exponencialmente. E as empresas atualizadas, que querem se manter competitivas, precisaram se adequar para capturar, armazenar e analisar esse volume de informações. Tais como Netflix, Google, Spotify, Amazon e tantas outras.
Essa adaptação deve ocorrer tanto no quesito conhecimento, ou seja, no preparo dos colaboradores para operar as novas ferramentas. Quanto na implantação de uma estrutura adequada para garantir a máxima eficiência, com segurança, personalização e escalabilidade.
Como você deve imaginar, com a Era dos Dados surgiu a demanda por tecnologias específicas para trabalhar esse volume de informações. Nesse contexto nasceu o cloud computing e plataformas de computação em nuvem.
Com o tempo, claro, muitas empresas surgiram no mercado, mas qual a diferença entre elas? E, principalmente, como escolher a melhor para a sua empresa? Conhecimento é sempre o primeiro passo.
Neste artigo falaremos um pouco sobre Amazon AWS vs Google Cloud: diferenças, vantagens, limitadores, etc. Vamos lá?
Amazon AWS vs Google Cloud: Qual o melhor?
O embate Amazon AWS vs Google Cloud ocupa espaço muito relevante nas discussões sobre qual serviço de computação em nuvem é o melhor do mercado. Isso porque, segundo o Gartner Magic Quadrant para serviços de plataforma e infraestrutura em nuvem, as duas estão entre os três principais líderes do mercado.
E essa disputa deve se manter nos próximos anos, afinal, estamos falando de empresas que investem fortemente em tecnologia, desenvolvimento e inovação. Não à toa entraram rapidamente no mercado de cloud computing.
Hoje atendem empresas de todos os portes e nichos, tais como PayPal, Natura, Hotel Urbano, Magazine Luiza, Mercado Livre, Spotify, Ifood, Netflix, etc.
Mas, claro, apresentam algumas diferenças que precisam ser consideradas ao escolher qual plataforma implantar no seu negócio. Para facilitar este processo, vamos conhecer um pouco mais sobre o Amazon AWS e Google Cloud?
O que é e como funciona o Amazon AWS?
A AWS (Amazon Web Services) surgiu em 2006, criada pela Amazon, com o intuito de disponibilizar serviços de infraestrutura de TI, utilizando a tecnologia da computação em nuvem.
Assim como os principais líderes do setor, os valores estão diretamente ligados ao consumo da empresa ou dos usuários. Alguns dos serviços disponíveis são:
- Amazon EC2 – Web Service;
- Amazon S3 – Amazon Simple Storage Service possibilita o armazenamento de objetos;
- Amazon RDS – Relational Database Service;
- AWS Lambda – Computação “serverless”;
- Entre outros.
Podemos dizer que, dentre os produtos oferecidos, a empresa foca em:
- Computação;
- Gerenciamento e governança;
- Machine learning;
- Armazenamento e banco de dados;
- Data Lakers;
- IoT;
- Etc.
O que é e como funciona o Google Cloud?
A plataforma Google oferece inúmeras funcionalidades, para as mais diversas finalidades, dentre elas está o Google Cloud. Uma ótima infraestrutura de cloud computing, para alocação de produtos digitais e armazenamento de dados na nuvem.
Alguns exemplos de produtos no Google Cloud são:
- Compute Engine: máquinas virtuais em execução nos data centers do Google;
- Cloud Storage: armazenamento de objetos seguro, durável e escalonável;
- BigQuery: armazenamento de dados para agilidade e insights comerciais;
- Anthos: plataforma para modernizar os aplicativos atuais e criar novos.
Veja mais: Google Cloud vale a pena? Conheça os recursos, diferenciais e preços.
Assim como o Amazon AWS, o Google Cloud também possui outras funcionalidades que abordam tecnologias inovadores, como:
- Inteligência artificial;
- Machine Learning;
- Automação;
- Armazenamento e banco de dados;
- IoT;
- Etc.
Entenda, em vídeo, as funcionalidades do Google Cloud:
E não poderíamos falar sobre um dos maiores atrativos do Google Cloud: personalização! As funcionalidades, valores e ferramentas são extremamente adaptáveis a sua empresa. Isso quer dizer que o Google Cloud é indicado para empresas de diversos portes, nichos e orçamentos.
Afinal, o usuário paga apenas pelo que utiliza, sem surpresas!
E mais, você sabia que pode começar a usar o Google Cloud gratuitamente? Sim, a plataforma disponibiliza US$300 em créditos para executar, testar e implantar soluções utilizando os mais de 20 produtos oferecidos.
Para facilitar a sua escolha no embate Amazon AWS vs Google Cloud, a plataforma também oferece uma lista com todos os produtos e valores. Assim você pode ver, em tempo real, qual o orçamento necessário para implantar as funcionalidades disponíveis.
Além das soluções próprias e personalizadas, os usuários podem contar com a hospedagem, caso já possuam uma solução planejada.
Vale citar também que a empresa oferece suporte para hospedagem e funções mais complexas. Sem contar, é claro, as soluções robustas de segurança.
Saiba mais sobre o sistema de segurança e privacidade do Google Cloud (vídeo em inglês):
Então, qual escolher no embate Amazon AWS vs Google Cloud?
Agora que você conhece um pouco mais sobre o embate Amazon AWS vs Google Cloud, como tomar a melhor decisão?
Bom, depende. Afinal, é preciso considerar os objetivos do seu negócio, capital disponível para investimento, estrutura e conhecimento tecnológico.
Hoje, a Amazon AWS ainda é considerada líder do mercado, pelo tempo de atuação e crescimento. Mas o Google Cloud demonstra, há algum tempo, vantagens muito importantes para escolher o melhor sistema em nuvem: inovação, maleabilidade e, principalmente, grande poder de adaptação.
Durante a pandemia, os maiores provedores e plataformas de cloud computing passaram por quedas significativas. O Google, no entanto, conseguiu desenvolver soluções rápidas, efetivas e inovadoras para garantir que clientes e usuários tivessem acesso às funcionalidades que necessitavam nesse período, como o Google Meet, por exemplo.
Portanto, em muitos cenários, optar por empresas que conseguem se adaptar mais rapidamente e acompanham as alterações com eficiência e inovação, pode ser muito mais importante.
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