O Google Cloud’s Operations Suite, antigo GCloud Stackdriver, é uma ferramenta de gerenciamento de aplicações fundamental para analisar o desempenho da estrutura tecnológica.
Falamos sempre por aqui que o monitoramento é uma das etapas mais importantes para qualquer tipo de planejamento. Seja ele de implantação, expansão ou até mesmo adequação e manutenção.
Quando acompanhamos os resultados em tempo real, a resposta a possíveis gargalos é muito mais rápida. Gerando, assim, economia, otimização de tempo e contenção das consequências de uma decisão equivocada.
Ajustar as velas para que as estratégias sigam no caminho desejado é indispensável para atingir as metas esperadas. O Google Cloud’s Operations Suite atua exatamente neste sentido.
Vamos entender melhor o que é essa ferramenta, como ela funciona e quais as vantagens do Gcloud Stackdriver para a área de TI e para o sucesso do seu negócio?
Boa leitura!
O que é Google Cloud’s Operations Suite
Como já adiantamos acima, o Google Cloud’s Operations Suite é o novo nome para o Gcloud Stackdriver, com algumas melhorias e adaptações. A empresa Stackdriver foi fundada em 2012 por Dan Belcher e Izzy Azeri e adquirida pelo Google em 2014.
O Google Stackdriver era basicamente uma solução de monitoramento de TI. Para isso, a ferramenta contava com soluções que forneciam dados de performance de aplicativos e máquinas virtuais estabelecidas na nuvem do Google Cloud Platform e também da Amazon Web Services.
Com o tempo, algumas mudanças foram realizadas e, em 2020, o Stackdriver passou a fazer parte das ferramentas de operações do Google Cloud, ganhando o nome de Google Cloud’s Operations Suite.
O objetivo ainda se mantém, auxiliar no monitoramento de aplicações e VMs, automatizando funções importante como:
- o gerenciamento e análise de registros;
- a observabilidade de métricas integradas em escala;
- o monitoramento e a melhoria do desempenho do aplicativos
Como funciona Google Cloud’s Operations Suite
Na prática, o Google Cloud’s Operations Suite insere recursos avançados na gestão e monitoramento da infraestrutura de TI em nuvem. A ideia é identificar aplicações que estão sublocadas, funcionando abaixo da sua capacidade ou completamente ociosas. Além de identificar quais estão sobrecarregando a estrutura.
Para isso, ela fornece registros, métricas e um diagnóstico da performance das ferramentas em nuvem por meio de painéis, dashboards, gráficos e relatórios personalizados.
Como o Google Cloud’s Operations Suite, ou Pacote de Operações do Google Cloud, é nativamente integrado à Plataforma do Google Cloud, todo o processo de monitoramento se torna muito mais eficiente e automatizado.
Vale citar que as soluções também podem ser utilizadas em aplicativos e máquinas virtuais executadas no Amazon Elastic Compute Cloud e em sistemas de código aberto para extrair dados de desempenho.
Principais recursos do Gcloud Stackdriver
Os processos envolvidos no monitoramento das aplicações são relativamente complexos. Para desempenhá-los, o Google Cloud’s Operations Suite reúne um conjunto de soluções robusto, incluindo recursos como:
- Cloud Monitoring é uma ferramenta que emite alertas personalizáveis. Desta forma, ele faz o acompanhamento e a verificação de recursos e aplicativos em nuvem para monitorar a memória, tráfego de rede, tempo de atividade e outros. Quando identifica ineficiências ou problemas de desempenho, envia um alerta para a equipe;
- Cloud Logging, que “processa entradas de registro e descreve os principais componentes de roteamento e armazenamento do Logging”. Na prática, ele atua no gerenciamento e análise de logs, o armazenamento dos dados coletados pode ser realizado no Google Cloud Storage e analisados por meio do recurso Log Analytics;
- Cloud Debugger, solução extremamente importante na inspeção de aplicações no Google App Engine, sem interromper ou desacelerá-las.
Além do Cloud Trace e do Profiler, relacionados à coleta de dados e rastreamento da latência de rede das aplicações e funções individuais.
Vantagens do Google Cloud’s Operations Suite
A lista de vantagens do Google Cloud’s Operations Suite é extensa, afinal, ele atua diretamente em um dos pontos mais importantes para a empresa: o monitoramento da performance de recursos tecnológicos.
É muito comum mantermos aplicações legadas, que, apesar de estarem tecnicamente ultrapassadas, funcionam para a nossa rotina operacional, gerencial ou estratégica. Mas a usabilidade não significa eficiência e, principalmente, não quer dizer que aquele aplicativo está sendo aproveitado da maneira correta.
Com o Gcloud Stackdriver é possível identificar recursos tecnológicos na nuvem que estão subaproveitados, com desempenho abaixo do esperado ou com problemas, mesmo que, aparentemente, o setor e a empresa estejam funcionando.
Sabemos que funcionamento e máxima eficiência não são sinônimos. Por isso, contar com uma ferramenta que esteja constantemente avaliando e monitorando as aplicações em nuvem é interessante mesmo para organizações que não identificaram grandes problemas na sua estrutura.
Acredite, gargalos e baixo desempenho vão afetar o seu resultado e a performance de toda a empresa. Quanto antes eles forem identificados, mais rapidamente atualizações, estratégias de modernização, upgrades e reparos poderão ser realizados.
E o melhor, como é uma solução integrável, este processo ocorre de maneira fluida, sem atrapalhar as demais atividades e operações. Evitando, portanto, lentidão, indisponibilidade ou interrupções.
Resumidamente, o Google Stackdriver é fundamental para o sucesso da empresa
Afinal, ele auxilia em diversos processos fundamentais de análise, gerenciamento e identificação de problemas de aplicações em nuvem.
Gerando ganhos como:
- melhora na visibilidade da estrutura tecnológica em nuvem,
- automação do gerenciamento de recursos digitais,
- tomada de decisões mais assertivas no quesito modernização, atualização e reparos;
- aumento da eficiência de todos os processos que demandam recursos em nuvem;
- melhora na experiência de clientes e usuários;
- diminuição de custos com a manutenção de aplicações legadas e ineficientes.
Além, claro, de otimizar os investimentos em nuvem. Afinal, a empresa poderá utilizar mais estrategicamente os seus recursos. O pagamento é realizado, normalmente, conforme o uso, desta forma, a empresa pode investir menos e conquistar resultados melhores.
Como usar GCloud Stackdriver?
Como vimos nos tópicos anteriores, a usabilidade do pacote de operações do Google Cloud é voltada para o monitoramento da infraestrutura em nuvem e na identificação e solução de problemas em aplicações.
Por isso, gestores, desenvolvedores e administradores utilizam a ferramenta para ganhar eficiência por meio do monitoramento de performance das aplicações. E tudo isso é possível por meio dos recursos do Google Cloud’s Operations Suite.
Ou seja, esse pacote de soluções é muito interessante para todos os portes e nichos de empresas que possuam uma infraestrutura em nuvem. Assim como muitos outros recursos do Google Cloud.
Precisa de ajuda para aumentar a eficiência dos seus recursos e acessar vantagens como as citadas acima com o Google Cloud’s Operations Suite e outras soluções Google? Então, fale agora mesmo com um especialista Safetec e conheça as melhores soluções para o seu negócio!