Estamos vivendo na era da cultura Data Driven, na qual as informações coletadas, sejam dos clientes ou do mercado, são um bem extremamente valioso. Porém, com um enorme volume de dados processados a todo momento, é necessário investir em tecnologias que asseguram a qualidade e o aproveitamento do que é compilado.
Uma pesquisa da Totvs, feita com mais de 170 empresas brasileiras de e-commerce, apontou que:
- 98% das organizações coletam dados de clientes;
- 73% afirmam que usam essas informações para otimizar suas estratégias;
- 68% processam os dados para identificar o que é mais relevante;
- 46% usam recursos para unificar a base de dados.
Esses números deixam claro que há uma defasagem muito grande entre a coleta e o processamento. Assim, boa parte do valor obtido através da ciência de dados é desperdiçado, diante da falta de investimento e capacitação.
É nesse contexto que surge a integração de dados, uma solução indispensável para lidar com os desafios do ramo de TI e do mundo corporativo moderno. O principal objetivo é facilitar o acesso e a análise das informações com a maior agilidade possível.
Contudo, essa tarefa é bastante desafiadora, porque exige investimento, inteligência e o uso das ferramentas certas para o trabalho. Nesse post, explicaremos o que é integração de dados e quais as vantagens de desenvolver esses processos na sua empresa.
Aproveite a leitura!
O que é integração de dados?
A integração de dados é a visão unificada de informações coletadas de diferentes fontes. Geralmente, o conceito abrange plataformas e processos que combinam essas matrizes e permitem um acesso fácil, prático e seguro. Simultaneamente, a prática visa consolidar os tipos de dados, para organizar e analisar as informações relevantes da maneira mais eficaz possível.
Na sua rotina, as empresas trabalham com vários “silos” de informações, cada um com um modelo próprio de organização, formatação e exibição das bases armazenadas. Se eles fossem alimentados nos Data Lakes da companhia sem um processo de adaptação, seria praticamente impossível analisá-los com sucesso.
Nesse contexto, a integração permite acomodar os dados e unificar as metodologias de acesso e análise de informações. Assim, há a possibilidade de agilizar e dar mais abrangência para essas observações, melhorando o aproveitamento da base na totalidade.
O lado negativo de ter um enorme volume de dados é que eles podem se tornar defasados com mais rapidez. Nesse caso, a prática da integração evita o desperdício de recursos e informações, pois o monitoramento é amplamente otimizado.
Principais funções da integração de dados
- Retirar dados de fontes distintas e colocá-los em um banco unificado;
- converter os dados conforme o formato ideal para armazenamento na base da empresa;
- subir os dados transformados para formar os data lakes e elevar o valor obtido com eles;
- facilitar o acesso e análise das informações coletadas;
- aumentar as medidas de segurança;
- promover a governança de dados;
- utilizar o armazenamento em nuvem para facilitar a unificação e réplica dos bancos de dados integrados.
O que são ferramentas de integração de dados?
As ferramentas de integração de dados são softwares, processos e modelos que combinam as informações obtidas de diferentes origens e as colocam em um ambiente centralizado. Assim, facilitam a visualização e análise do material coletado, para consolidar decisões estratégicas mais assertivas.
Com esse objetivo de otimizar a gestão de dados, as ferramentas de integração desempenham as seguintes funções:
- business intelligence;
- coleta, importação e armazenagem de dados;
- ferramentas ETL (extrair, transformar e carregar);
- catálogo de dados;
- recursos de governança;
- limpeza de dados;
- migração de dados;
- gestão de dados;
- sincronizadores;
- conectores de dados.
Desafios da integração de dados para empresas
Os maiores desafios da integração de dados em empresas envolvem a complexidade, o volume, a vida útil e limitações de infraestrutura. Não só há uma abundância de informações, como existem diferentes formatos, fontes e linguagens. Para você entender o significado dos dados precisará saber como organizá-los e interpretá-los.
Na mesma medida, é preciso desenvolver a estrutura dos data lakes para armazenar, proteger e analisar o material obtido, combatendo os riscos de defasagem, falhas na transformação e vazamentos, entre outros problemas.
A verdade é que, à medida que ficam mais e mais importantes, os dados se tornam mais exigentes e intrincados.
Leia também: Integração de ferramentas: conecte as soluções tecnológicas!
Quais as vantagens da integração de dados em nuvem?
- Acesso à infraestrutura otimizada com menor custo;
- melhor gestão e aproveitamento de dados;
- aumento da colaboratividade;
- visão otimizada do mercado e do seu negócio;
- otimização da experiência de clientes, fornecedores e parceiros;
- aumento da segurança dos dados;
- redução de custos e aumento de ROI.
Acesso à infraestrutura otimizada com menor custo
Um dos principais benefícios de usar ferramentas de integração em nuvem é o acesso imediato a uma infraestrutura consolidada e preparada para armazenagem, formatação e análise de informações.
Nesse caso, há um custo mais baixo para implementar e manter a plataforma, fatores altamente relevantes para planejar ações mais eficientes.
Melhor gestão e aproveitamento de dados
O gerenciamento e aproveitamento dos dados coletados diariamente se torna mais funcional. Os recursos da nuvem superam limitações de hardware e exigem apenas uma conexão estável.
Aumento da colaboratividade
Colocando todas as informações relevantes para a operação em um único ambiente, com acesso facilitado para todas as equipes envolvidas, permite melhorar a colaboração entre as áreas internas.
Dessa forma, o enriquecimento das bases e a unificação das ações podem se estender por vários times simultaneamente. Ou seja, de uma só vez é possível captar, acessar e receber informações obtidas por outros setores, que passam a atuar com mais uniformidade.
Visão otimizada do mercado e do seu negócio
A integração de dados em nuvem fornece uma visão mais clara do segmento de mercado em que atua. Além disso, é possível usar o mapeamento de informações para posicionar a organização e possibilitar planejamentos mais confiáveis e embasados.
Otimização da experiência de clientes, fornecedores e parceiros
A integração melhora a compreensão sobre as expectativas e necessidades dos stakeholders. Dessa forma, o processo fortalece o relacionamento e otimiza a experiência de clientes, fornecedores e demais parceiros comerciais.
Segurança de dados
Os dados coletados e armazenados costumam ser sensíveis e precisam de proteção adequada, conforme as leis e normas vigentes, como a LGPD, no Brasil, e o GDPR, aplicado pela União Europeia.
Geralmente, ferramentas de integração de dados em nuvem prezam bastante pela segurança das informações. Elas protegem os bancos de dados com protocolos específicos, sem prejudicar a facilidade de acesso para pessoas autorizadas. Isso aumenta a confiabilidade do sistema.
Redução de custos e aumento de ROI
Com menos falhas, maior colaboração, produtividade elevada e otimização da experiência de compra, o resultado é a redução de custos e, consequentemente, aumento do ROI.
O investimento em plataformas de Big Data pode, por exemplo, levar a soluções escaláveis para consolidar todas as operações empresariais.
Conectar para superar os desafios da integração de dados
Os desafios da integração de dados são grandes e toda ajuda é útil e pode complementar as habilidades da sua equipe de TI. Assim, recomendamos buscar o suporte especializado e a consultoria da Safetec para encontrar soluções personalizadas para suas demandas.
Com experiência e um esforço constante para se manter à frente das tendências, a Safetec segue uma metodologia de diagnóstico, arquitetura, implantação, sustentação e integração contínua. O objetivo é criar um modelo customizado, eficaz e de ótimo custo-benefício.
Entre em contato e saiba mais!