Usar slides para apresentar resultados de projetos e relatórios mensais é uma maneira prática e fácil de analisar dados e informações em equipe. Para fazer isso com agilidade, você pode aprender como usar o Google Apresentações.
O Apresentações é uma ferramenta online do Google que permite montar e editar apresentações sozinho ou com mais de uma pessoa.
O aplicativo está disponível para todos os usuários de contas gratuitas e também para empresas que usam o Google Workspace como sistema de gestão.
A integração com todos os produtos Google é um diferencial e o programa funciona 100% na nuvem, facilitando a criação e edição onde o usuário estiver.
Então, independentemente de estar trabalhando do computador, tablet ou smartphone, o Google Apresentações vai estar sempre disponível.
Quer entender melhor os recursos da ferramenta e como usar o Google Apresentações? Continue lendo e entenda tudo sobre o aplicativo.
Passo a passo: como usar o Google Apresentações
Se você já está familiarizado com outras ferramentas para criar slides, vai tirar de letra o passo a passo de como usar o Google Apresentações.
A estrutura de criação é a mesma e é bastante prática. Veja como começar:
1. Iniciando uma apresentação
Para começar a aprender como usar o Google Apresentações, primeiro acesse o site https://slides.google.com/ e faça o login com a sua conta Google.
No topo da página aparecem as opções para “Iniciar uma nova apresentação” e existem duas formas:
- começar uma apresentação em branco;
- escolher uma opção da ‘Galeria de modelos’ que vem pré-formatada.
Os modelos são separados por categorias e é possível escolher opções para repassar coisas pessoais, de trabalho e educacionais.
2. Adicionando slides e textos
Depois de escolher o tipo de apresentação, o próximo passo de como usar o Google Apresentações é montar o primeiro slide e adicionar outros conforme a estrutura que você deseja criar.
Nas apresentações em branco, aparece uma janela na lateral direita da tela com opções de tema para o slide de abertura.
Escolhida uma opção, basta clicar na caixa de texto para incluir o título da apresentação.
No canto esquerdo da tela, ao clicar no símbolo ‘+’ são adicionados novos slides que seguem o padrão visual do tema escolhido.
Para incluir o subtítulo e os textos basta clicar nas caixas de diálogo e ir montando a apresentação.
DICA: faça um esboço em tópicos da estrutura da apresentação, escrevendo o que deve ter em cada slide e o que vai ilustrar cada parte. Assim, fica mais fácil criar uma linha de raciocínio do que você quer apresentar.
3. Incluindo multimídias, gráficos e animações
Outros recursos que você precisa conhecer ao aprender como usar o Google Apresentações, são as opções de multimídia, gráficos e animações existentes.
Além de texto, os slides podem ter imagens, áudios e vídeos para ilustrar os comentários e completar o conteúdo.
Clicando no menu ‘Inserir’, é possível escolher o tipo de conteúdo que será incluído. Os vídeos, por exemplo, podem vir direto do Youtube inserindo apenas o link.
Os gráficos, diagramas e tabelas são importantes em apresentações de trabalhos para mostrar a evolução dos resultados e explicar análises. Também são incluídos a partir do menu ‘Inserir’.
Os slides ainda podem ser reordenados no menu ‘Organizar’ e pelo menu ‘Slides’, dá para incluir novos slides, excluir, duplicar e mover slides.
4. Fazendo anotações de rodapé
Na hora de fazer as apresentações, ter algumas notas facilmente disponíveis na tela é uma mão na roda para auxiliar na fala.
Na tela de edição do Apresentações, existe uma caixa de diálogo com a frase: ‘Clique para adicionar as anotações do apresentador’.
Neste espaço, em cada slide, é possível incluir algum lembrete ou palavras-chave para guiar a apresentação.
5. Compartilhando o arquivo da apresentação
Por fim, outro detalhe importante de como usar o Google Apresentações é a possibilidade de criar slides sozinho ou colaborando com outras pessoas.
No canto superior direito da tela, existe o botão ‘Compartilhar’ onde ao clicar, o usuário pode escolher compartilhar com uma ou mais pessoas.
Quando uma equipe está finalizando um projeto, todos podem abrir o mesmo arquivo e editar em conjunto a apresentação na hora da reunião, seja presencial ou virtual.
Depois de finalizado, a apresentação fica salva automaticamente no Drive do criador do arquivo.
Veja um exemplo em vídeo do uso do Apresentações:
Esse é um passo a passo básico de como usar o Google Apresentações e criar slides de diversos modelos e para diferentes ocasiões.
À medida que você aprimorar o uso da ferramenta, suas apresentações vão ficar mais ricas e personalizadas. Pratique!
Vantagens de usar o Google Apresentações
1. É seguro
Usar o Google Apresentações é seguro, pois a medida que a apresentação é montada, as alterações são salvas automaticamente.
Caso você esteja trabalhando em uma apresentação secreta, ninguém terá acesso ao arquivo, pois ele estará dentro do Drive da sua conta Google e só ficará disponível se você compartilhá-lo.
2. Facilita a colaboração entre equipes
Nas ferramentas tradicionais de slides não é possível editar em grupo e acompanhar as alterações da apresentação.
No aplicativo Apresentações, não só é possível editar em grupo o mesmo arquivo como todos os usuários visualizam as alterações em tempo real, facilitando a colaboração em equipe.
3. Funciona offline
É possível configurar o Drive para conseguir usar o Google Apresentações em modo offline.
Dessa forma, as alterações feitas são sincronizadas assim que o dispositivo recuperar o acesso a internet, facilitando o adiantamento de trabalhos quando não se tem acesso a internet.
Leia também: Como usar o Google Drive offline e outras dicas de organização.
Curtiu aprender como usar o Google Apresentações?
O Google Apresentações é um aplicativo muito útil, pois funciona online de vários dispositivos e de qualquer lugar.
Sua empresa precisa de um sistema de gestão completo e que promova a integração da equipe e das informações da empresa de maneira segura?
A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!