Qual é o valor que a cooperação aporta para a empresa?

Nos últimos anos, a redução de custos com a solução de e-mail foi a causa mais recorrente para que muitas empresas passassem a utilizar os sistemas legados instalados na própria empresa em vez de utilizarem o Google Apps. Porém, nossos clientes não utilizam o Google Apps apenas em razão do e-mail: também passaram a adotar ferramentas inovadoras de cooperação, como, por exemplo, documentos, planilhas, apresentações e sites para projetos que podem ser compartilhados on-line. Atualmente, podemos afirmar que, em decorrência da adoção do Google, o valor representado por uma melhora na produtividade vai além de uma redução significativa de custos.

Para quantificar o verdadeiro valor do Google Apps, inclusive a cooperação e os benefícios na produtividade, foi encomendado à Forrester Consulting um estudo para mensurar o “Impacto Econômico Total” esperado para uma empresa típica após três anos de migração dos sistemas legados – implementados em suas instalações – para as soluções do Google com base na nuvem. Após diversas e longas entrevistas com os clientes e com o público-alvo, além de centenas de pesquisas dirigidas a gerentes de TI e usuários finais, a Forrester elaborou um relatório cujos resultados podem ser vistos e compartilhados a partir daqui.

As informações obtidas a partir da análise realizada pela Forrester evidenciam os principais benefícios oferecidos pelo Google Apps. Um grande e típica empresa, com aproximadamente 18.000 funcionários e vários escritórios pelo mundo, pode chegar aos seguintes resultados ao migrar para as soluções do Google com base na nuvem:

Maior retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento é de 391% (307% se for ajustado de acordo com os riscos). Isso significa que, para cada dólar investido no Google Apps, o sistema retorna o investimento inicial e agrega três dólares em valor adicional para a empresa.

Importantes melhorias na produtividade

O valor de uma melhoria de produtividade decorrente da utilização do Google Apps ainda é mais alto do que a redução de custos alcançada com a migração. De fato, diferentes funcionalidades contribuem para as melhorias na produtividade quantificadas pela Forrester, inclusive a pesquisa rápida no interior do e-mail, os serviços integrados de mensagens instantâneas, a possibilidade de agrupar as mensagens de e-mail (conversas em grupos), os sites cooperativos e a cooperação em tempo real entre várias pessoas em documentos, planilhas e apresentações.

Recuperação do investimento em menos de sete meses

O período necessário para recuperar o investimento depois da migração para o Google Apps é bem curto: menos de sete meses. Depois da amortização do investimento, as melhorias na produtividade aumentam ano após ano. 

Valor Líquido (NPV) de mais de U$S 10 milhões

Uma grande empresa que migre para o Google Apps pode alcançar, em média, após o ajuste de riscos, um Valor Líquido de mais de U$S 10 milhões de dólares. As melhorias obtidas na produtividade contribuem para essa soma em mais de U$S 7 milhões de dólares.

Sem dúvida, tanto a Google como a Forrester recomendam que cada empresa realize a sua própria análise de efeito para avaliar os benefícios trazidos pelo Google Apps para sua empresa. Entretanto, este estudo da Forrester confirma o que dizem os clientes do Google Apps sobre as vantagens e sobre o valor que esta solução aporta para a empresa. Veja aqui alguns casos de empresas na América Latina.