Existem duas formas de diminuir seus custos na empresa com emprego de TI:
Em primeiro lugar, a TI é responsável por diversas melhorias em processos, ganhos de produtividade, redução de custos, colaboração e trabalho em equipe que revertem em resultados.
Em segundo lugar, reduzir os custos de TI na empresa.
Em uma pesquisa realizada pela BSA, uma associação mundial de empresas de software, pudemos constatar alguns dados bastante relevantes:
- 19% dos softwares instalados têm problemas de performance
- 38% das empresas têm menos softwares instalados do que necessitam
- Enquanto 56% tem mais do que precisam
- 11% dos programas instalados infectam as máquinas
- 57% dos empregados confessam já terem instalado softwares sem informar a TI
Como se percebe por esses números, o uso adequado da TI nas organizações pode ajudar muito na redução de custos nas empresas.
Veja também: O que significa cloud computing: menos custo, mais resultado
Promovendo a redução de custos na empresa com auxílio da TI
Equipamentos de qualidade
A primeira providência a ser tomada para a redução de custos empresariais com TI é um levantamento dos hardwares utilizados pela empresa, seguido de um diagnóstico de suas necessidades operacionais.
Com isso, será possível determinar o que é necessário renovar para que a performance das máquinas seja adequada. E é importante notar um detalhe: a compra de “PCs genéricos” já não faz mais nenhum sentido. O ideal é comprar equipamentos de qualidade, de marcas reconhecidas, performance adequada, garantia e até suporte incluso, em alguns casos.
Mesmo que o custo inicial pareça mais elevado, em médio prazo ele compensará.
Comprar ou alugar os equipamentos
Muitas empresas preferem alugar suas máquinas e equipamentos, passando todo custo de manutenção para os locadores e, assim que um computador dá problema, ele simplesmente é trocado por um novo e o back-up é instalado nele.
Para se saber o que é mais vantajoso, é preciso do auxílio do departamento financeiro para fazer uma série de cálculos.
Na opinião de André Dourado, do Blog TI na prática, seus cálculos indicam que o aluguel promove a redução de custos nas empresas, no caso de servidores. Confira aqui.
Manutenção constante e preventiva
Não só para que se evitar perder algum equipamento por falta de manutenção, mas para prevenir paradas repentinas na produção ou nos serviços, devido a uma queda do servidor ou mesmo por falta de máquinas em condições de se trabalhar.
Diminuir o uso inadequado da internet
Desenvolver manuais de boas práticas e código de conduta ao usar a internet podem diminuir tanto o tempo que alguns colaboradores passam “surfando” em mídias sociais, quanto o risco de infectar-se uma máquina com vírus e malwares.
Usar a nuvem
O uso do Cloud Computing no gerenciamento de TI vem mostrando não apenas ser menos custoso para a empresa, em termos de equipamentos que deixam de ser adquiridos, escalabilidade, menos tempo gasto com providências operacionais como back-up e manutenção e outras, mas principalmente pelos ganhos de produtividade, comunicação interna, segurança da informação, gerenciamento de equipes, tomada de decisão e trabalho colaborativo.
Sem dúvida, soluções com o emprego da nuvem são as mais efetivas providências que se pode tomar em busca da redução de custos nas empresas, no que tange à área de TI.
Veja mais artigos de nosso blog que mostram isso:
- Ganhos de produtividade na nuvem: 7 dicas práticas
- Como melhorar a comunicação na empresa usando a nuvem
- Para que serve o cloud computing? Turbinar sua empresa!
- O que é cloud computing: o futuro das PMEs, entenda a relação
Opinião de especialista
Wallace Oliveira, CEO da Venki e da Heflo, dá sua opinião sobre a redução de custos empresariais, tanto em empresa de TI, como em outras áreas de atuação.
Para Wallace, muitas organizações estão se precipitando ao tentar fazer a redução de custos nas empresas, cortando na qualidade oferecida aos clientes, em vez de usar as vantagens da TI para melhorar processos e entregar mais valor.
Nestes tempos de crise, tenho observado uma queda significativa na qualidade da prestação de serviços. Aquela parada de estrada que tinha um banheiro limpinho, hoje já não é mais frequentável. Mesas sujas, filas, atraso nas entregas etc.
Com a escassez de recursos, as empresas estão reduzindo custos sem muito critério. Muitas vezes fazem isto no desespero, e a falta de planejamento dos tempos de fartura é repetida no gerenciamento da crise.
A questão não pode ser tratada apenas como “redução” mas sim como “racionalização”. É claro que existem custos que devem ser eliminados, porém deve ser feito um trabalho para manutenção de uma qualidade mínima. Estou convencido de que isto só pode ser alcançado com tecnologias de escala elevada e custo reduzido.
Confira: Ferramentas de colaboração: tendência que turbina empresas
A Safetec presta um serviço de Cloud Computing sempre com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade nas empresas. Confira nossos CASES de sucesso.