Eliminando ruídos na comunicação empresarial

A comunicação empresarial é um processo complexo que envolve tanto a comunicação interna, entre colaboradores com o objetivo de produzir e realizar as atividades da empresa; quanto a externa, que pode ser com o público-alvo da organização, com objetivos mercadológicos; ou com a sociedade em geral, para fortalecimento da marca.

Nessas 3 modalidades, pode haver ruídos na comunicação empresarial, mas vamos concentrar nossa abordagem nesta postagem nos ruídos na comunicação empresarial interna e, mais especificamente, em como evitá-los.

Para isso, é preciso, inicialmente, definir alguns conceitos.

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Saiba mais: Entenda como a nuvem está revolucionando a comunicação nas empresas modernas

Os 4 elementos do processo de comunicação: 

O processo de comunicação é uma das mais antigas atividades humanas e uma das características que nos torna uma espécie extremamente social e bem-sucedida.

Não é verdade que os animais não se comuniquem, em algum nível, por meio de cantos, uivos, sinais, danças e muitas outras formas.

Mas nós, humanos, fazemos isso deforma muito mais efetiva e assertiva, conseguindo inclusive transformar comunicação em informação e informação em conhecimento.

O processo de comunicação como nós o praticamos envolve 4 elementos:
  • O emissor: aquele que passa a mensagem, também chamado de fonte.
  • A mensagem: a ideia que o emissor quer transmitir.
  • O canal: o meio ou veículo que leva a ideia do emissor para o receptor.
  • O receptor: aquele que recebe a mensagem.

Nesse contexto:

Ruído na comunicação é qualquer perturbação nesse processo que leva a perda de informação durante a transmissão da mensagem.

Ruídos na comunicação empresarial podem ser ainda mais complexos de ser analisados, pois exitem outros fatores envolvidos.

Relações de hierarquia, conflitos entre líder e liderados, conflitos entre grupos internos, estresse, ambiente de trabalho inadequado, cultura organizacional, clima organizacional, objetivos pessoais conflitantes com os objetivos da empresa e muitos outros podem afetar a eficiência da comunicação nas empresas.

Por outro ângulo, olhando pelo lado positivo, empresas com uma cultura de inovação e criatividade, estímulo a troca de informações, feedback, transparência e colaboração, podem ter uma relação entre as pessoas bastante eficiente e, praticamente, nenhum ruído na comunicação empresarial.

Portanto, um primeiro passo para evitar ruídos na comunicação das empresas é preservar um ambiente interno adequado, com um acultura e clima organizacionais positivos. 

Mas, mesmo com esse fatores sendo positivos, muitas vezes a comunicação interna nas empresas apresenta ruídos, e é exatamente sobre como evitá-los que vamos tratar no tópico seguinte.

Veja também: Plano de comunicação interna de uma empresa passo a passo

Como evitar ruídos na comunicação empresarial

Usualmente, os ruídos na comunicação empresarial, ou em qualquer outro ambiente, são classificados me 4 tipos:

  1. Ambiente inadequado e problemático
  2. Momento ruim para passar a mensagem
  3. Linguagem que não se encaixa com o receptor ou com o conteúdo da mensagem
  4. Falta de planejamento ao elaborar a mensagem

Para todos esses tipos de ruídos, existem alguns cuidados que podem ser tomados, confira:

1- Escolha do canal

Atualmente a variedade de canais de comunicação na empresa é enorme.

O e-mail, tão usado até pouco tempo, está perdendo espaço para ferramentas de chat ao vivo, como o Hangouts, e até para mídias sociais corporativas internas, como o G+ para empresas, um canal ágil de comunicação que é um ambiente onde os colaboradores mais novos se sentem à vontade.

2- Ferramentas colaborativas de trabalho

O uso de drives compartilhados e documentos que podem ser editados de forma colaborativa em tempo real têm diminuído dramaticamente as interferências comunicacionais, mostrando que o uso da tecnologia é um dos fatores mais assertivos para se excluir os ruídos da comunicação empresarial.

Confira os dados deste gráfico: ruídos na comunicação empresarial

3- Segmentação do público receptor

Se é preciso adequar sua linguagem ao público certo, para diminuir os ruídos na comunicação empresarial, nada mais adequado do que segmentar quem receberá cada tipo de mensagem.

Ferramentas de e-mail marketing  podem ser usadas na comunicação interna par enviar a mensagem certa para o público certo.

DICA: Como enviar mala direta com Word, Excel, Outlook e Gmail

4- Pesquisas internas online

O Google Forms é uma ferramenta gratuita que permite modelar formulários de pesquisa e enviá-los por e-mail.

Dessa forma, é possível não apenas fazer pesquisas de clima organizacional, como pedir feedback de várias iniciativas da organização e até criar campanhas de envio de ideias e sugestões inovadoras para a empresa, seus produto e serviços.

Ao se sentirem valorizados e consultados, o clima interno melhora e os colaboradores ficam motivados, facilitando o espírito de equipe e diminuindo os ruídos na comunicação empresarial.

5- Acesso remoto

Ao poder se comunicar por meio de dispositivos móveis, de onde estiver, e ter acesso às informações que precisa na empresa, os colaboradores ganham produtividade e perdem menos tempo para resolver seus problemas e entregar suas tarefas.

Confira também: Melhore o fluxo de comunicação nas empresas com 7 práticas que funcionam

Usar a tecnologia para diminuir os ruídos na comunicação empresarial é uma das especialidades da Safetec.

Confira o caso da Ampla, uma agência de comunicação que se tornou ainda mais integrada e colaborativa, com ajuda do G Suite, implantado pela Safetec.

Veja mais desta história de sucesso: CASE Ampla

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