A transformação do trabalho já começou e esse processo é inevitável.
Mais liberdade e tempo livre para se fazer o que gosta, sem barreiras geográficas, e mais produtividade são as promessas que a transformação digital vem trazendo.
A conectividade, a automação de tarefas repetitivas e a colaboração são as bases da transformação do trabalho. Isso ocorre por meio de soluções simples, mas capazes de trazer muita inovação para seu negócio e liberdade para seus colaboradores.
Essa realidade já existe e muitas empresas de visão já estão vivendo essas transformação.
Nesse contexto, fomos procurar algumas pesquisas e dados na internet e encontramos 15 revelações empolgantes sobre o futuro do trabalho. Confira!
Confira também: O futuro das vendas está mudando. Como acompanhar?
15 fatos sobre a transformação do trabalho que vão surpreender você
- As mudanças no mercado de trabalho entre 2015 e 2020 gerarão 1,4 milhões de empregos (World Economic Forum) .
- 65% das crianças de hoje vão trabalhar em empregos que ainda nem existem (World Economic Forum).
- A automação e a digitalização não são capazes de destruir uma quantidade significativa de empregos (OECD).
- Apenas 9% dos empregos atuais serão automatizáveis (OECD).
- Por outro lado, cerca de 60% das empregos atuais têm pelo menos 30% de atividades que podem ser automatizadas, dando mais tempo livre para as pessoas fazerem outras coisas (IPPR Commission on Economic Justice).
- Como as máquinas cuidarão cada vez mais dos processos repetitivos e chatos que hoje tomam muito do nosso tempo, se criará uma demanda por mais relações interpessoais (Ian Pearson, autor do livro “You Tomorrow”).
- O trabalho ficará mais humanizado, direcionado exatamente para o que as máquinas ainda não podem fazer, atividades que requerem empatia e sociabilidade (Ian Pearson).
- As vagas de trabalho estão migrando rapidamente. Há menos emprego para funcionários que executam tarefas repetitivas (Richard Freeman, professor da Universidade de Harvard) .
- Em 2012 o mundo criou diariamente 2,5 quintilhões de bytes de dados (o suficiente para preencher 1 bilhão de livros com 10 milhões de páginas cada). Saber achar o que é importante em meio a tudo isso é fundamental. A transformação no trabalho exigirá habilidade de cientistas de dados dos profissionais (IBM).
- Em 2020 ou 2030 o trabalho será mais humanizado. As pessoas vão lidar com massas de dados e será mais valorizada a sua rede de contatos e a sua empatia (Massachusets Institute of Technology – MIT e Institute for the Future).
- 85% das novas vagas de emprego nos Estados Unidos exigem que o candidato saiba resolver problemas complexos, isto é: é necessário dominar mais de uma área de conhecimento (Mckinsey).
- No século 20 os trabalhadores especializados eram valorizados, no futuro, a transformação do trabalho vai valorizar mais a interação com outras áreas e os conhecimentos multidisciplinares (Institute for the Future).
- No mercado de trabalho do futuro, saber se relacionar com as máquinas vais ser fundamental. Os assistentes de inteligência artificial vão te proporcionar conveniência e eficiência, mas você terá de saber como lidar com eles para que façam cada vez mais, melhor e realizem coisas que você não poderia fazer (Institute For The Future – IFTF).
- A transformação do trabalho vai facilitar a comunicação global e teremos que aprender a conviver com diferentes mercados. Por isso, ter uma rede de contatos pessoais será uma atividade importante para a carreira (Institute For The Future – IFTF).
- A vida profissional do século 21 vai ser melhor, favorecerá a inteligência, a criatividade e a iniciativa (Edward E. Gordon, autor do livro “Future Jobs”).
Fontes: Futuro Exponencial, Galileu, Negócios.
Veja também: O futuro do trabalho: mais produtividade, menos estresse
Como será o trabalho do futuro?
Menos tarefas repetitivas, mais interação humana e conhecimentos multidisciplinares são as palavras que resumem tudo que foi dito acima sobre a transformação do trabalho.
Isso quer dizer que muitos profissionais que tem tarefas chatas ou repetitivas entre as sua atividades diárias vão poder deixar de fazê-las e ter mais tempo para se dedicar a funções que as as máquinas ainda não sabem fazer. Isto é: se relacionar com pessoas, resolver problemas complexos, ensinar e entender os sentimentos dos outros.
Além disso, fatores como o trabalho remoto e a automatização permitirão que as pessoas tenham mais tempo para estudar, por exemplo, atendendo às necessidades de uma formação multidisciplinar que a enorme quantidade de dados disponíveis e a complexidade das tarefas vai exigir.
Conectividade, comunicação interna eficiente e colaboração: a transformação do trabalho chegou para ficar!
A Safetec é uma empresa que acredita na importância de usar as novas tecnologias e a transformação digital para ajudar as organizações a se libertarem da velha forma de trabalhar. Isso dá mais liberdade a seus colaboradores e elas alcançam mais produtividade em suas operações.
Veja o case de sucesso em que a Safetec ajudou a Travis Perkins a usar o Google Planilhas para agilizar a resposta das cotações de clientes por meio da colaboração em tempo real.
Acesse o case e saiba mais detalhes: Empresa automatiza solicitação de orçamento