Google corre a passadas largas com o objetivo de se consolidar ainda mais no mercado de tecnologia em nuvem

Quando o Google entra num jogo, não é para brincar. E não seria diferente quando a empresa decidiu criar um produto para se estabelecer no mercado de tecnologia em nuvem. Por isso a gigante de buscas não está medindo esforços para subir de posição neste pódio.

Segundo os últimos dados revelados no estudo Synergy Research Group, que rastreia o mercado de infraestrutura em nuvem, a Amazon Web Services (AWS) continua na liderança do mercado com 32% dos gastos globais, o Azure vem logo em seguida com 19% e o Google Cloud vem logo atrás com 7%. No entanto, esse jogo das cadeiras está longe de terminar.

O Google Cloud é um negócio de US$ 18 bilhões por ano (valor que inclui as ferramentas de colaboração do Google, entre outras coisas), e continua investindo fortemente no aumento de sua receita trimestral em cerca de 50% ano após ano. No segundo trimestre de 2021, por exemplo, a empresa obteve US$ 4,63 bilhões em vendas, o que equivale a 54% em relação aos US$ 3 bilhões de 2020.

 

Iniciativas e projeções

De acordo com a CNBC, a empresa anunciou recentemente que irá reduzir em breve a comissão que recebe de vendas da loja de aplicativos do Google Cloud Marketplace de 20% para 3%.

“Nosso objetivo é fornecer aos parceiros a melhor plataforma e os incentivos mais competitivos do setor. Podemos confirmar que uma mudança em nossa estrutura de taxas do Marketplace está em andamento e teremos mais para compartilhar sobre isso em breve”, disse um porta-voz do Google à CNBC.

Ruth Porat, diretora financeira do Google, afirmou também que a gigante de buscas e a Alphabet “continuarão a investir agressivamente” na expansão das vendas do canal, produtos e capacidade de computação.

John Dinsdale, analista-chefe da Synergy Research, avalia a caminhada do Google de maneira positiva e acredita num posicionamento cada vez mais positivo da empresa no mercado de nuvem. “O Google construiu um negócio de bilhões de dólares que está crescendo cerca de 50% ao ano, está operando em um mercado que continuará a crescer fortemente por muitos anos e está aumentando sua participação no mercado. O que há para não gostar dessa imagem?”, afirma.

 

Site Capacita Mais

Visando alcançar desenvolvedores, estudantes e profissionais de TI que desejam aprender mais sobre tecnologia de nuvem, o Google anunciou o lançamento do site Capacita Mais, que funcionará como um hub de aprendizagem da marca. Nele, estarão centralizadas todas suas iniciativas voltadas para educação e formação.

A maior parte do conteúdo poderá ser acessada de maneira gratuita e, para instigar os usuários, o Google desenvolveu uma nova série de desafios do Cloud Hero, um jogo que estimula os usuários a desenvolver e usar serviços por meio do Google Cloud Platform. Dessa forma, os participantes conhecem as principais soluções do GCP e ainda otimizam suas habilidades.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS