A pedagogia baseada em projetos e os desafios educacionais

Preparar os alunos para o mercado de trabalho e para a vida, de modo geral, é um desafio para qualquer profissional da educação, ainda mais nos dias de hoje, em que a tecnologia tem evoluído cada vez mais a cada dia e transformado a forma como trabalhamos e nos comunicamos. Por isso, os professores têm aplicado metodologias inovadoras que visam tornar o aluno o protagonista da aprendizagem.

Neste contexto, podemos destacar a pedagogia de projetos e a aprendizagem baseada em problemas (PBL), dois métodos que estimulam os alunos a aprender fazendo, a colocar a mão na massa de fato e não ficar apenas no campo teórico do aprendizado. A PBL prepara os alunos para resolver problemas do mundo real, com mais engajamento, autonomia e protagonismo.

Na pedagogia de projetos, professores e alunos exploram os conhecimentos abordados nas aulas de maneira mais profunda e prática, por meio de debates, pesquisas, relatórios, protótipos e soluções.

 

OUÇA:

“Por meio dessas metodologias, provocamos nossos alunos a desenvolver as habilidades do século 21, preparando os eles para o mercado de trabalho, para as novas tecnologias e os ensinamos a trabalhar em equipe, desenvolvendo uma comunicação sólida e eficiente para resolver problemas e conflitos com resiliência”, afirma André Gomes, do Time Edu da Safetec.

A educação tem se tornado cada vez mais prática e menos teórica, um exemplo disso é a implementação do novo modelo de ensino médio, que pretende preparar melhor os alunos para o mercado, fazendo com que eles direcionem seu aprendizado de acordo com sua profissão de interesse e desenvolvam mais habilidades práticas.

Para isso, os educadores estão precisando reformular suas didáticas, dando menos ênfase para a parte teórica do aprendizado e mais peso para o conhecimento prático. Mas a mudança tem sido benéfica para ambos os lados da história: os alunos conseguem desenvolver melhor suas habilidades e os professores engajam melhor os estudantes, trabalhando aulas mais dinâmicas e atraentes.

Em nosso Safetalk #027, André Gomes e Saulo Bernardo, do Time Edu da Safetec, conversam sobre o assunto, abordando também seus desafios, e dão dicas sobre como os professores podem aplicar essas metodologias no dia a dia para auxiliar seus alunos a se prepararem melhor para o mercado de trabalho.

 

Sobre a Safetec – A pernambucana Safetec, integrante do Porto Digital, e única parceira premier Google Cloud no Norte e Nordeste e especialista certificada em Transformação de Trabalho nível Enterprise e Educação, têm apenas um propósito: construir experiências incríveis utilizando soluções de colaboração e tecnologia em nuvem. Tanto na área corporativa quanto educacional, uma de suas principais missões é gerar Retorno de Valor para empresas e instituições de ensino, utilizando soluções simples, inovadoras e eficazes que impactem positivamente o ambiente de trabalho e levem a aprendizagem para além da sala de aula. Está presente no Recife, São Paulo, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS