Google Meu Negócio: solução para aumentar a visibilidade da sua marca

google meu negócio

Você já deve ter escutado a frase: quem não está na rede, não existe! Mas, mais especificamente, a empresa que não está no Google Meu Negócio não será vista pelos bilhões de usuários que utilizam a ferramenta como ponto de partida da jornada de compra.

Que tal conferir este conteúdo por áudio? É só clicar no player abaixo!

São mais de 8 milhões de pesquisas diárias ao redor do mundo, um total de 80 mil consultas por segundo. Imagine que, com as estratégias corretas, a sua empresa pode aparecer como sugestão ideal para todo o seu público-alvo.

E o melhor, eles conseguirão acessar informações e dados de forma autônoma! O que, no cenário de marketing e mais especificamente de SEO, é um start orgânico extremamente positivo para empresa. Afinal, o cliente em potencial poderá pular algumas etapas da jornada, que incluem conquistar a atenção, apresentar a marca e os produtos.

Não à toa, inúmeras empresas já identificaram que saber o que é o Google Meu Negócio e ativá-lo gera incontáveis vantagens, como economia, otimização de investimentos, aumento do potencial de crescimento, escalabilidade e muito mais.

Inclusive, de acordo com a terceira edição do State of Search Brasil, as pesquisas no Google fazem parte da primeira etapa para a decisão de compra, para a maioria dos produtos e serviços. Confira a distribuição delas entre os principais canais de busca:

google meu negócio

Aproveitar essas informações é fundamental para o potencial competitivo de toda empresa. E existem algumas maneiras para que o cliente em potencial encontre a sua solução como uma das primeiras opções. Uma delas é digitar o endereço do site e a outra é sua empresa estar cadastrada corretamente no Google Meu Negócio. 

Você conhece essa ferramenta? Não? Então, continue a leitura e saiba como funciona o Google Meu Negócio, quais as vantagens para a sua empresa e ainda o passo a passo prático de como começar a utilizá-la!

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite a localização mais rápida e correta do seu negócio, assim como a consulta de informações básicas como:

  • localização, 
  • horário de funcionamento, 
  • principais dúvidas,
  • avaliações de outros usuários e clientes, 
  • fotos, 
  • site
  • telefone de contato;
  • se o local faz entrega, apenas retirada, ou os dois,
  • horários de pico e movimento durante o dia;
  • está presente em algum aplicativo de entrega;
  • resultados do local no buscador;
  • tempo de permanência no estabelecimento
  • possibilidade de salvar em listas de favoritos, “quero ir”, planos de viagem ou outros marcadores.

Assim como em outras ferramentas e soluções Google, o Meu Negócio conta com inteligência artificial e integração direta com uma das principais ferramentas de geolocalização. Desta forma, é possível identificar o ponto no próprio app do Google Maps e ainda traçar rotas para chegar até ele, partindo da localização atual ou de qualquer outro endereço. 

Como você deve imaginar, a ferramenta soma funcionalidades e benefícios de mais de uma aplicação do Google. Confira abaixo quais são elas e como podem auxiliar no dia a dia das empresas e dos usuários.

Como funciona o Google Meu Negócio?

É muito comum que os usuários identifiquem apenas um lado do Google Meu Negócio, que é acessar informações valiosas com apenas alguns cliques, ou localizar soluções para suas demandas locais.

Mas o fato é que as funcionalidades do Google Meu Negócio englobam a experiência do usuário/cliente em potencial, mas também a empresa e concorrentes. Afinal, a ferramenta permite adicionar o negócio ao Google Search e ao Maps.

E isso não significa apenas colocar o nome no mapa, mas personalizar as informações que considera mais relevantes, algumas delas já citadas acima. Como nicho da empresa, fotos, serviços prestados, site, etc.

Mas não para por aí, outra funcionalidade muito útil é o gerenciamento da informação. Para manter os usuários atualizados, a empresa pode modificar os horários de funcionamento, em tempo real. Evitando, assim, que situações fora do comum não afetem a experiência do cliente de se deslocar até o ponto físico e encontrar as portas fechadas.

Não poderíamos deixar de citar uma funcionalidade que é de extrema importância no cenário atual: as avaliações. Ao pesquisar a empresa pelo nome, soluções, nicho ou serviço, o usuário pode verificar qual a nota dela de 0 a 5, dada por outros clientes e usuários.

Além da nota, todos podem carregar fotos e escrever feedbacks, elogios e críticas à empresa, seu atendimento, colaboradores e produtos. Hoje, com o avanço tecnológico e a democratização do acesso à internet, a opinião é difundida rapidamente e atua como um balizador para a decisão de compra de outros usuários.

Podemos concluir que esta é uma funcionalidade que pode e deve ser utilizada em diversas áreas da empresa, como marketing, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente, customer success e tantas outras!

Simultaneamente, ela também traz vantagens para os usuários. E por falar nisso, vamos analisar quais benefícios empresas e clientes podem ter com o Google Meu Negócio?

Vantagens de utilizar o Google Meu Negócio

Como mencionado, as vantagens do Google Meu Negócio impactam todos os agentes do mercado, clientes, usuários, concorrentes e, claro, a própria empresa. Afinal, trata-se de uma ferramenta simples, intuitiva, gratuita e tecnológica, capaz de manter todos informados sobre dados básicos, mas também valiosos sobre o desempenho da organização.

Com a coleta de feedbacks, por exemplo, os gestores conseguem identificar qual o nível de aceitação, satisfação e pontos de melhoria que merecem realmente a sua atenção. Outro item muito vantajoso é aparecer para o usuário no momento que ele mais precisa daquela solução.

Ou seja, pulamos etapas complexas e delicadas da jornada de compra apenas por aparecer na hora correta. Isso agiliza o processo de decisão e ainda gera economias substanciais para a empresa, que pode realocar os recursos para outras áreas e soluções.

Resumidamente, com o Google Meu negócio, os benefícios para as empresas são:

  • a empresa aumenta a sua relevância online;
  • melhora o potencial de alcance da marca;
  • garante a dispersão de informações corretas e atualizadas;
  • tem acesso a insights para garantir uma cultura de melhoria contínua;
  • consegue se apresentar e conquistar novos clientes por meio de feedbacks e avaliações positivas;
  • potencializa as estratégias de marketing orgânico;
  • melhora a comunicação e interação com os clientes;
  • e muito mais!

E as vantagens para o cliente?

  • encontra mais rapidamente a solução para a sua demanda;
  • consegue se informar sobre horários e períodos de pico, para não correr o risco de ter uma visita frustrada ao ponto físico;
  • pode verificar se a empresa é realmente a melhor opção;
  • ganha um canal para externalizar suas experiências, diminuindo, assim, o “desinteresse” de algumas empresas em oferecer vivências mais positivas.

Ou seja, estamos falando de uma ferramenta win-win, com a qual todos saem ganhando!

Vale citar que o app Google Meu Negócio não está mais disponível para dispositivos móveis. Mas se mantém no Google Maps e no Search para garantir a melhor experiência para usuários e empresas. 

Agora que você já conhece as inúmeras funcionalidades do Google Meu Negócio e as vantagens para a sua empresa, talvez tenha surgido uma dúvida: quanto vou precisar investir para ter acesso a isso tudo? Siga a leitura para solucionar esta questão!

Qual o valor do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e pode ser utilizado por qualquer usuário que tenha uma conta Google. Essa é, inclusive, uma preocupação muito comum no planejamento de novas empresas, mas, como mencionamos algumas vezes neste artigo, não há qualquer custo ao cadastrar o seu negócio na ferramenta.

Vale citar, no entanto, que existem opções pagas para trazer mais destaque à empresa, como acontece com os resultados patrocinados, que aparecem no topo da lista. Neste caso, é preciso criar um planejamento de marketing utilizando a ferramenta Adsense do Google.

Mas não é uma ação obrigatória, inclusive existem dicas simples, fáceis e gratuitas para aparecer entre as principais opções para o seu usuário. Como, por exemplo, preencher o máximo de informações, manter todos os dados sempre atualizados, incentivar a avaliação de clientes e o compartilhamento de fotos e experiências.

Assim, a sua marca pode ganhar mais autoridade e os bots do Google considerarem ela como a principal opção dentro do seu nicho. Tudo isso gratuitamente!

Como ativar o Google Meu Negócio e começar a utilizá-lo

Ativar o Google Meu Negócio é extremamente simples, basta ter uma conta no Google, cadastrar a empresa, preencher as informações e pronto! Mas calma, para facilitar o processo, vamos elencar o passo a passo de como começar a utilizar o Google Meu Negócio. Confira:

1. Acesse a página do Google Meu Negócio pesquisando no próprio buscador ou clicando aqui;

google meu negócio

2. Selecione a opção “vamos começar”, em azul na parte inferior da página;

3. Preencha as lacunas com o nome da empresa e a categoria na qual ela se enquadra;

google meu negócio

4. Adicione um ponto físico de interesse, pode ser um ponto de venda, escritório ou outro. Essa não é uma etapa obrigatória, mas pode auxiliar para que o seu negócio ganhe mais autoridade. Mesmo que a empresa seja totalmente online, vale acrescentar um ponto físico;

5. Preencha o endereço corretamente, com todas as informações (país, estado, cidade, rua, bairros, cep etc.);

6. Responda às perguntas a seguir com a rotina do seu negócio;

7. Faça a verificação por meio do contato registrado nos itens anteriores e de alguns processos para comprovar que você é, de fato, o gerente da empresa;

8. Continue a preencher as informações solicitadas.

Aguarde e pronto! A organização e todas as informações já estarão disponíveis para todos os usuários do Google Search e Maps!

Como pudemos notar no decorrer deste artigo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta extremamente valiosa, de fácil acesso, gratuita e intuitiva, que pode ser utilizada por empresas de todos os nichos e portes.

Se você quer trazer ainda mais resultados para a sua organização, aproveitando o máximo das soluções Google Workspace, então, o Meu Negócio vai ser apenas o primeiro passo dessa jornada. 

Fale com a equipe Safetec, faça um diagnóstico dos seus processos e conheça outras soluções perfeitas para a sua demanda!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS