Integração das equipes, 05 dicas para aumentar a sua

A eficiência de uma empresa está diretamente relacionada à integração das equipes que a compõem. De acordo com um estudo publicado pela revista especializada Deskmag, 62% dos entrevistados afirmaram que aumentaram a capacidade de trabalho em um ambiente mais integrado e colaborativo. O mesmo levantamento chegou à conclusão de que 90% dos entrevistados se sentem mais confiantes em ambiente integrado e 71% passam a ser mais criativos. Interessante, não concorda?

Isso mostra que, mais do que uma simples atividade de rotina, garantir a aproximação adequada, a colaboração e sintonia entre todos os funcionários significa eliminar ruídos e permitir operações mais produtivas.

Com a correria do dia a dia, é fácil para qualquer um se perder em suas próprias demandas e começar a ver outros setores e funcionários, no máximo, como uma espécie de “fornecedores internos”. Mas, na verdade, a empresa toda é uma grande cadeia, e a sinergia é essencial para o bom fluxo dos processos.

Mas, como garantir a integração das equipes da empresa? Veja 5 dicas que separamos para você conseguir chegar lá!

Mais integração, mais produtividade

Como já foi citado, uma equipe mais integrada significa uma equipe que gera melhores resultados. E para promover essa integração, é importante que todos os integrantes se sintam livres para expor problemas e dar sugestões às lideranças.

Espaços periódicos de compartilhamento evitam que assuntos inacabados e rancores fiquem por resolver. Essas questões precisam ser enfrentadas o mais rápido possível, minimizando os impactos de problemas pessoais no resultado profissional dos funcionários.

Uma ideia, nesse sentido, é o uso de formulários anônimos online (como o Google Forms) para realizar pesquisas junto aos colaboradores, permitindo que eles digam o que, na sua opinião, deve mudar nos processos da empresa, bem como o que há de positivo no ambiente de trabalho.

Eureca!

Outra técnica de integração de funcionários é a elaboração de programas de inovação interna ou competições leves entre equipes. Esse tipo de ação estimula o pensamento em conjunto e a criação de projetos de forma colaborativa.

O ideal é que as equipes sejam formadas por integrantes de departamentos internos, justamente para criar o ambiente propício para uma interação entre pessoas que normalmente não trabalham juntas.

Esse trabalho colaborativo também elimina o retrabalho excessivo. Afinal, mais cabeças pensam melhor do que uma. Estima-se que, em média, 38% dos empregados percam tempo fazendo retrabalhos e até 58% gastam mais de uma hora por dia só para encontrar informações necessárias. Com uma equipe mais unida e trabalhando com ferramentas integradas, esses desperdícios são sanados.

Quem não se comunica….

Nenhuma ferramenta é tão poderosa na integração quanto a comunicação interna. De acordo com um estudo feito pela Econsultancy, 96% dos executivos estão certos de que falhas na comunicação são as grandes responsáveis por outros resultados indesejáveis na empresa.

Portanto, é imprescindível contar com tecnologias que facilitam a comunicação, como os sistemas de chat interno e e-mails corporativos modernos e eficientes. O Gmail e o Google Hangouts são boas opções. Segundo a empresa de consultoria McKinsey, a produtividade de uma empresa pode aumentar em até 25% com uso de tecnologias como ferramentas sociais, ou seja, não espere para inovar com isso!

Veja mais: Gmail Corporativo, as vantagens para o seu negócio

Cloud Computing: tudo acessível de qualquer lugar

Além de ferramentas físicas, há possibilidades virtuais que ajudam na integração entre os funcionários de uma empresa.

O compartilhamento de arquivos na nuvem é um dos métodos mais eficientes para eliminar ruídos e demoras nesse quesito. Serviços como o Google Drive permitem fazer o upload, edição e troca de arquivos sem gastar memória rígida. Assim, tudo fica disponível de qualquer lugar com internet, basta ter permissão de acesso.

Conheça mais: Cloud Computing, como essa tecnologia muda o seu negócio

Hora de festa

Algumas lideranças podem pensar que confraternizações entre funcionários são apenas um gasto supérfluo e que só pode ser realizado em momentos de bonança. Mas incentivar um grau adequado de coleguismo entre os funcionários melhora o clima da empresa, ameniza disputas internas e pode, inclusive, ajudar na motivação em momentos de crise.

As confraternizações precisam acontecer de forma contextualizada e de acordo com o momento da empresa, mas são uma ação que traz resultados positivos na maioria dos casos. Além disso, um ambiente mais informal pode ser propício a dinâmicas em grupo entre os funcionários ou de compartilhamento de experiências.

Use aplicativos de agenda online para marcar o compromisso e confirmar a participação de todos!

Quais são as estratégias de integração das equipes da sua empresa? Por que experiências você passou e passa nesse sentido? Saiba com um de nossos especialistas como sua empresa pode conquistar mais resultados a partir do trabalho em equipe!

 

Conheça os 07 benefícios do trabalho colaborativo