Quando se fala em inovação organizacional, muitas pessoas pensam logo naqueles escritórios amplos, sem divisórias, com paredes coloridas e mesas de pepolim (ou totó) à disposição dos funcionários.
Mas não é apenas o ambiente físico da empresa que deve proporcionar a inovação corporativa.
A colaboração online em tempo real, com ajuda de ferramentas de integração de equipes e comunicação ágil e confiável, é outro fator fundamental, mesmo porque, o chamado teletrabalho, ou home office, é uma realidade que não pode ser deixada de lado em processos criativos.
Com as ferramentas adequadas e os softwares certos, pode-se replicar um ambiente físico criativo na esfera virtual, com diversas vantagens, tais como:
Vantagens da integração online para a inovação organizacional:
- Uso da computação em rede
- Acesso remoto, de onde o colaborador estiver
- Compatibilidade com dispositivos móveis, como tablets e smartphones
- Poder trazer a experiências do local em que está para o contexto da inovação desejada e compartilhar com todo o grupo
- Atualização das informações em tempo real
- Poder fazer edição conjunta e colaborativa de arquivos e documentos
- Histórico de todas as ideias e projetos arquivos e acessíveis por todos
- Segurança: todos os dados estão guardados em servidores remotos de confiança total
- Possibilidade de integrar diversos perfis de indivíduos, pontos de vista e estilos de personalidade
E estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar na inovação corporativa. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia, sozinha, não trará inovação.
Por isso, separamos para você uma série de ideias e exemplos de inovação organizacional e como elas trouxeram excelentes resultados para as empresas, confira.
Saiba mais: Ferramentas de colaboração: tendência que turbina empresas
Inovação organizacional: exemplos e ideias a seguir
Veja estas 5 sugestões de como gerar inovação empresarial e inspire-se para utilizar ideias como estas em sua empresa.
1- Programa Ninho de Inovação, da Bibi calçados
Produzindo mais de dois milhões e meio de pares de calçados por ano, com mais de 80 lojas e presente em 60 países, a empresa fundada em 1949 e sediada no Rio Grande do Sul quer crescer ainda mais.
Para isso, aposta na inovação, tendo criado um site especialmente nesse sentido, o Ninho da Inovação, que estimula os funcionários, parceiros e colaboradores, tanto da indústria como do varejo, a enviarem suas ideias para discussão e implementação na empresa.
Pelas diretrizes desta iniciativa de inovação na organização, as sugestões inovadoras se dividem em Varejo, com ideias sobre estoque, Vendas e Atendimento, Marketing e Comunicação, Pessoas, Processos e Produtos; e Indústria, com projetos voltados para Produto, Processo, Pessoas, Serviços e Sustentabilidade.
Até o momento, já foram aprovadas 21 ideias, sendo que uma delas já foi implementada com sucesso.
As 3 sugestões seguintes de como gerar inovação organizacional foram publicadas em artigo da Harvard Business Review, confira:
2- Desafie seus funcionários a inovar
Não fique parado esperando as ideias mais inovadoras e disruptivas surgirem na cabeça de todo mundo.
Muitas vezes, é preciso provocar sua equipe a sair da zona de conforto e pôr a cabeça para funcionar, em busca de algo novo e inusitado, que faça a diferença em seu negócio.
Se algum de seus colaboradores se destacar em um projeto, provoque-o a fazer aquilo ainda melhor e de maneira mais inovadora.
3- Surgiu um importante projeto novo? Quem escolher como líder?
Antes de decidir, pegunte-se: quem, de minha equipe atual, é curioso, intuitivo e se sentiria desafiado a liderar este projeto?
Não basta escolher alguém qualificado e capaz, é preciso escolher alguém que tope o desafio e se sinta estimulado em entregar o melhor resultado possível, inovando ao máximo.
4- Exija apenas 70% de sucesso
Parece estranho? Esta ideia tem raízes na metodologia OKR e se baseia no raciocínio de que excesso de pressão pode travar as pessoas, mesmo as mais criativas e inovadoras.
Sabendo que seu projeto tem um colchão de segurança de 30%, o líder se sentirá confortável para arriscar, errar, refazer, tentar de novo, pois tem uma margem de variação para trabalhar.
E, como você deve saber, o segredo da criatividade e da inovação organizacional está em arriscar e não ter medo de errar.
5- A inovação não é apenas organizacional, ela depende do ambiente externo também
Liberdade de expressar sua ideais, uma cultura criativa e, principalmente, um ambiente onde haja desenvolvimento tecnológico e universidades de ponta são fundamentais para que as iniciativas de inovação organizacional possam florescer com mais facilidade.
Este foi o resultado de um estudo publicado pela revista do MIT, conduzido pelo professores Michael Porter e Scott Stern.
Isso só torna ainda mais importante incentivar os funcionários de uma organização a serem criativos, pois se o ambiente externo for favorável, excelentes ideias surgirão, e se ele não for, de alguma forma sua empresa, ainda assim, será mais inovadora que a concorrência.
Veja também: A importância da inovação para as empresas de sucesso
A Safetec é uma empresa especializada em implementar as mais inovadoras tecnologias de computação em nuvem para proporcionar ambientes extremamente colaborativos em sua organização, facilitando a troca de informações e ideias em busca de criatividade e inovação.
Confira este case de sucesso e veja com a Safetec ajudou a agência de publicidade Ampla a aumentar ainda mais sua capacidade de fazer comunicação extremamente criativa.
Veja todos os detalhes: CASE Ampla