Qual a melhor plataforma de reuniões online: Google Meet ou Zoom?

google meet ou zoom

Escolher o Google Meet ou Zoom é uma dúvida que permeia muitas organizações. Porque não se trata apenas de preferências, essa é uma decisão estratégica que deve considerar valores, eficiência, praticidade, integração e outras funcionalidades.

A opção errada pode limitar empresas que buscam atualizar seus processos, que incluíram o modelo híbrido ou remoto. Essa é, inclusive, uma tendência impulsionada pelo período pandêmico e deve se manter nos próximos anos.

Conferências, conversas e reuniões online já faziam parte do cotidiano de muitas organizações. Mas, com o isolamento social, o canal digital tornou-se a única opção e houve um boom na quantidade de acessos e trocas por ferramentas de comunicação online.

Segundo informações da CNN, o uso do Google Meet, por exemplo, teve um crescimento surpreendente, e ultrapassou 60% por dia logo nos primeiros meses de 2020.

Uma ferramenta que era mais comumente utilizada por líderes, gestores e CEO ‘s, ocupou o dia a dia de todos os trabalhadores. Essa migração de inúmeros processos para o ambiente digital é um bom sinal, correto?

Afinal, reflete a transformação digital e a busca por inovações, mesmo após o fim do isolamento social.

Bom, sim, não à toa que aproximadamente 60% dos executivos de alta liderança aprovaram as reuniões online, mas existem obstáculos e inúmeros desafios. Como instabilidade dos sistemas de comunicação, indisponibilidade, baixa mobilidade etc.

Esses desafios impactam negativamente a comunicação interna e podem gerar uma série de gargalos dentro do time. Para evitá-los é preciso contar com as melhores ferramentas e a escolha pode não ser tão simples assim.

Para facilitar este processo, fizemos um comparativo de preços e funcionalidades, de dois dos mais importantes sistemas de comunicação online. Descubra neste artigo quem vence a batalha: Google Meet ou Zoom!

Qual a melhor plataforma para reuniões online?

Vamos começar com uma resposta controversa: depende! Sempre falamos por aqui que a melhor ferramenta é aquela que atende as necessidades, expectativas e possibilidades do seu negócio.

Uma plataforma de reuniões online que funciona muito bem para uma empresa majoritariamente presencial, pode se sobrecarregar com modelos de negócios híbridos ou remotos.

Da mesma forma que não faz sentido apostar em uma estrutura super robusta, se a migração digital/remota não faz parte do planejamento atual.

A pergunta mais adequada, portanto, é: o que a sua empresa precisa fazer para escolher a ferramenta ideal? No tópico a seguir, vamos falar os principais pontos que devem ser analisados, e um comparativo do Google Meet e Zoom. Confira!

Como escolher: Google Meet ou Zoom?

google meet ou zoom como escolher

O primeiro passo para definir qual a melhor ferramenta para a sua empresa é: levantar informações sobre as principais e mais utilizadas no mercado. São elas:

Hoje, como adiantamos, vamos analisar duas delas para que você escolha entre o Google Meet ou Zoom. Para isso, listamos as diferenças de funcionalidades, preços, planos, entre outros.

Diferenças entre Google Meet e Zoom

O Google Meet é uma ferramenta desenvolvida pelo Google, lançada oficialmente em março de 2017. O nome inicial era Hangouts Meet e fazia parte do antigo G Suíte, hoje Google Workspace. Em 2020, passou a ser chamado de Google Meet.

Trata-se de uma solução de comunicação interna corporativa, que inclui ferramentas de videoconferências, áudio, texto e integração com a plataforma do Google Workspace. Com ela, o usuário pode criar e participar de chamadas pelo celular, notebook ou computador.

Assim como compartilhar tela, acessos e, de um desktop, gravar reuniões de até 8 horas. Também é possível incluir outros membros nas videoconferências. Basta acessar o site, no próprio navegador, baixar o app ou entrar pelo Workspace. Criar uma sala de reuniões ou entrar em uma pré-existente e pronto.

O Zoom Meetings é um programa de chamadas virtuais, fundado por Eric Yuan, em 2011. Assim como a ferramenta acima, ela também pode ser acessada no desktop, dispositivos móveis, notebooks etc. Só um alerta, o nome para cada um dos canais pode se alterar.

O app, por exemplo, se chama Zoom Mobile App, no computador Zoom Meetings e no Mac Zoom.us.

Ele também permite compartilhamento de tela e gravação das reuniões. E, assim, como o Google Meet, ele é disponibilizado na nuvem, garantindo a mobilidade necessária para o trabalho híbrido ou remoto.

Apesar do funcionamento ser bastante semelhante, afinal, ambos são ferramentas de videochamadas, podem ser acessados remotamente pela nuvem e possuem algumas soluções gratuitas, eles diferem em alguns pontos. Veja abaixo.

  • Preços e planos

O primeiro ponto muito importante no momento de escolher o Google Meet ou  Zoom é o orçamento necessário. E as diferenças entre eles já começam no plano gratuito. No Meet, os usuários podem realizar reuniões de até 1 hora sem custo algum.

Já no Zoom esse limite é de 40 minutos. Resumidamente, no plano básico, sem custo, o usuário tem acesso a:

  • Reuniões de até minutos;
  • 100 participantes por meeting;
  • Quadro de compartilhamento – 3 incluídos;
  • Mensagem;
  • Na versão BETA – E-mail e Calendário

Para demandas maiores ou mais específicas, existem outros planos disponíveis, são eles:

Vale citar que, para acessar o plano mais robusto, a empresa deve entrar em contato diretamente com o suporte.

Diferente do Zoom, os planos disponíveis do Google Meet são precificados por mês, por isso, atenção no momento de fazer a sua análise. Veja abaixo:

Saiba mais: Quanto custa o Google Workspace?

  • Funcionalidades

Vamos começar pelas funcionalidades do Zoom:

  •  Reuniões com até 500 participantes, ou 1.000 no Zoom One Enterprise Plus Feature;
  • Até 30 horas por reunião;
  • Gravação de armazenamento em nuvem com espaço condicionado ao plano contratado;
  • Legendas automáticas;
  • Quadro de compartilhamento;
  • Mensagem e compartilhamento de arquivos;
  • E-mail e Calendário;
  • Conexão única (Single Sign-On)
  • Domínios gerenciados
  • Entre outros.

Se a sua empresa optar pelo Google Meet, ela terá acesso a:

  • Gmail E-mail comercial;
  • E-mail personalizado para sua empresa;
  • Proteção contra phishing e spam que bloqueia mais de 99,9% dos ataques;
  • Experiência de e-mails sem anúncios;
  • Meet Videoconferência e chamada de voz com até 500 participantes;
  • Duração máxima de 24 horas por reunião;
  • número de acesso por telefone;
  • Quadro branco digital;
  • Cancelamento de ruído;
  • Gravações de reuniões salvas no Google Drive;
  • Drive de Armazenamento em nuvem com barreiras de segurança Google, pode ir de 30GB a 5 TB, ou no plano mais robusto, quanto o usuário precisar;
  • Chat Mensagens de equipe;
  • Agendas compartilhadas;
  • Integração com Documentos, Planilhas, Apresentações, possibilitando a criação de conteúdo colaborativa;
  • Criador de sites do Google Sites;
  • Interoperabilidade com arquivos do Office;
  • Análises com o Smart Fill, o Smart Cleanup e o Answers;
  • AppSheet para criação de apps sem código e
  • Cloud Search Pesquisa inteligente

Vale ressaltar que o acesso às funcionalidades do Google Meet e do Zoom dependem do pacote escolhido pela empresa. Planos mais básicos limitam o número de usuários, o espaço de armazenamento e o acesso a algumas soluções.

É fundamental, portanto, analisar a demanda da empresa e determinar quais pacotes são realmente mais indicados para o porte do negócio, número de colaboradores, tempo médio de reuniões. E, claro, a utilização de outras ferramentas integráveis.

Então, qual o melhor: Google Meet ou Zoom

A estabilidade, praticidade e a facilidade de uso do Google Meet acabam colocando a ferramenta como uma das mais adequadas do mercado. Uma das maiores vantagens do Google Meet está na integração total com outras ferramentas de produtividade e gerenciamento.

Como, por exemplo, Docs, Agenda, Gmail, Planilhas e Apresentações!

Ou seja, o seu time pode continuar utilizando as soluções do dia a dia, com o bônus da integração com uma ferramenta extremamente eficiente de videoconferências. Facilitando, assim, o fluxo de trabalho.

Isso, naturalmente, aumenta a produtividade, melhora o bem-estar da equipe e o relacionamento. Além de gerar ganhos de eficiência no gerenciamento de pessoal, de projetos e possibilitar o trabalho colaborativo, sem indisponibilidade e interrupções.

Quer dar início à transformação digital e incluir o Google Meet como ferramenta de videoconferências?

Então, fale com um dos especialistas da Safetec, empresa Google Partner, e descubra as melhores soluções e ferramentas personalizadas para o seu negócio!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS