AI-driven: o que é e qual a importância da IA nas empresas?

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Uma empresa AI-driven é aquela que usa a inteligência artificial (IA) no seu dia a dia para agilizar a execução de tarefas ou orientar a tomada de decisões. E a verdade é que essa prática tornou-se bastante comum nos últimos anos. 

Um relatório do Statista mostra que o número de usuários de ferramentas de IA mais do que dobrou entre 2020 e 2023. A expectativa é que ultrapasse os 700 milhões de usuários até 2030,  e muitos desses são empresas — ou gestores.

E você, vai deixar seu negócio de fora? Acreditamos que não. Assim, continue a leitura, pois, no artigo a seguir, você entenderá qual a importância de AI-driven e ainda vai conferir dicas práticas de como aplicar essa visão no seu negócio!

O que é AI-driven?

AI-driven significa orientado por inteligência artificial (IA), em português. A prática envolve o uso da tecnologia capaz de processar informações complexas para otimizar a rotina dos negócios. Para tanto, os dados são analisados em tempo real para gerar insights que auxiliam a tomada de decisões e o planejamento estratégico

Posto isso, uma empresa orientada por IA é um empreendimento que traz as inovações tecnológicas para perto e as utiliza como meio para crescer e se destacar da sua concorrência. 

Afinal, as máquinas têm uma capacidade de processamento superior, já que não se distraem nem se cansam. Assim, “compreendem” uma quantidade maior de informações, em menos tempo. 

Essa característica agiliza a compilação das descobertas relevantes, como identificar uma tendência de compra ou entender o comportamento dos consumidores para oferecer um atendimento mais personalizado.

Qual a importância de AI-driven? Principais impactos para os negócios

1. Aumento da produtividade 

As soluções de IA impactam diretamente na produtividade das empresas por agilizar a execução de tarefas manuais.

Além disso, um negócio AI-driven acessa relatórios baseados em dados reais sobre a situação atual do empreendimento ou mercado. Assim, consegue compreender, por exemplo, se seus processos internos são eficientes ou precisam de revisão.

De qualquer forma, o resultado é um aumento da produtividade, já que os colaboradores trabalham de maneira mais estratégica e focada para atingir os objetivos operacionais. 

2. Incentivo à colaboração entre as equipes 

A inteligência artificial também melhora a colaboração entre as equipes. Em especial quando usada em conjunto com as soluções em nuvem.  

Isso porque agiliza a integração dos espaços de trabalho on-line, o que facilita o compartilhamento de informações, inclusive, entre times remotos. Ademais, a capacidade de análise de dados ajuda na criação de textos e planilhas mais seguras, corretas e compartilháveis. 

3. Ajuda na tomada de decisões  

O AI-driven melhora a tomada de decisões, justamente por fornecer informações valiosas para o futuro do empreendimento. Esses insights derivam da análise de dados anteriores para identificar padrões de comportamento.

Por exemplo, uma alta na procura de determinado produto em uma época do ano. Desse modo, você se prepara para atender a essa demanda com antecedência e sai na frente da concorrência. 

4. Atualização constante do negócio

Por fim, ao ter uma empresa orientada por IA, você consegue se manter atualizado com as últimas novidades do mercado de maneira mais fácil. A inteligência artificial ajuda a identificar novas oportunidades de negócios — como produtos e serviços para atender às novas demandas dos clientes.

Adicionalmente, você se torna mais flexível às mudanças, o que facilita a adaptação aos diferentes cenários de negócios. 

Quais os principais desafios de criar uma empresa orientada por IA?

Um dos principais desafios da criação de uma cultura Al-driven é a integração dos sistemas atuais com os alimentados por inteligência artificial. O ideal é que os dois tipos de softwares se conectem rapidamente e com facilidade. 

A boa notícia é que essa conexão já acontece. Plataformas como Google Workspace, Zoho Workplace e Microsoft 365 contam com integração de dados com IA para processar informações e até gerar conteúdos originais. 

Outros desafios comuns que você pode enfrentar ao preparar sua empresa para ser orientada por IA são:

  • falta de preparo dos colaboradores, que precisam de treinamentos para usar as ferramentas no dia a dia; 
  • preocupação com a privacidade, para dados que não podem ser compartilhados com terceiros; e
  • alto custo das ferramentas de IA. 

 

Agora que você já sabe quais os desafios e benefícios da adoção de inteligência artificial nas empresas, que tal descobrir formas de se adaptar a essa novidade? Então, continue a leitura, pois separamos dicas de como estabelecer uma cultura AI-driven no seu negócio. Vamos lá?

Como estabelecer uma cultura AI-driven no seu negócio? Principais usos da tecnologia

1. Automação de tarefas repetitivas

Uma ótima maneira de estabelecer uma cultura AI-driven é adotar ferramentas de automação de processos. Os softwares executam tarefas manuais repetitivas — como verificar o estoque e emitir uma ordem de compra — sem interferência humana.

Assim, sua equipe fica livre para focar em tarefas mais estratégicas e não se sobrecarrega com demandas que podem ser automatizadas.

2. Análise de dados para geração de insights importantes 

Como falamos, o AI-driven foca no uso da inteligência artificial para analisar dados e gerar insights importantes sobre a saúde do negócio, lembra? Pois bem, aproveitar esses relatórios é uma das melhores maneiras de adotar essa cultura no dia a dia da sua empresa.

Isso porque você visualiza diretamente o impacto da tecnologia nas operações, como a potencialização dos resultados das suas ações de marketing e vendas.

3. Segurança de dados 

As plataformas em nuvem já usam a inteligência artificial para identificar ameaças aos seus sistemas e, assim, proteger seus usuários contra golpes e vazamento de dados. Esse processo se dá por meio da identificação de padrões de contas maliciosas.

Na prática, o sistema entende que usuários com determinadas características não são confiáveis e os bloqueia automaticamente. 

4. Assistentes virtuais e chatbots mais precisos

Você também pode adotar uma visão AI-driven para ter assistentes virtuais e chatbots mais precisos e humanos. Inclusive, algumas plataformas em nuvem, como o Google Workspace e o Microsoft 365, já usam a tecnologia.

Graças a isso, seus sistemas interagem com os usuários de forma mais natural e eficaz, bem semelhante a uma conversa com outro ser humano. 

Por fim, conte com a ajuda de um especialista para transformar a cultura do seu negócio em AI-driven. A Safetec, por exemplo, tem profissionais qualificados para analisar a situação atual da sua empresa e indicar as melhores ferramentas em nuvem.

Além disso, nossos consultores estão prontos para acompanhar você durante todo o processo de implementação das soluções e responder a quaisquer dúvidas sobre o projeto. Ficou interessado? 

Então, marque uma conversa com um dos nossos especialistas e descubra como a Safetec ajuda a levar seu negócio para o futuro!

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