Como liderar uma equipe de trabalho: o que evitar e o que implementar

Antigas teorias sobre gestão de times estão indo por água abaixo com a chegada de novas tecnologias e a mudança radical na maneira como as pessoas trabalham e se relacionam. Hoje, não há como liderar uma equipe de trabalho baseado nessas velhas tradições.

Neste artigo de nosso blog, você vai entender o que está mudando no mundo corporativo com o advento do uso da computação em nuvem em larga escala e do trabalho colaborativo, além de 2 erros fundamentais que você deve evitar.

Vamos apresentar também 4 propostas de como pôr em prática esta nova maneira de encarar a liderança e a motivação, para que você saiba definitivamente como liderar uma equipe de trabalho de forma atual e baseada nos novos comportamentos dos trabalhadores.

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Saiba mais: Como motivar uma equipe de trabalho: 5 dicas fundamentais

Como liderar uma equipe de trabalho: 2 erros a evitar, 4 dicas para utilizar

Um fato que devemos ter em mente é que líderes não são um aglomerado de habilidades e competências mágicas que fazem com que as pessoas os sigam e obedeçam.

Em um artigo publicado na MITSloan Management Review, Eric J. McNulty, professor de Harvard, deixa bem claro que este tipo de abordagem deve ser deixada de lado, porque a maneira de liderar está mudando radicalmente, devido à alta complexidade na tomada de decisão.

E, para isso aponta 2 erros “épicos” a evitar.

O que evitar ao liderar equipes:

1- Hierarquias rígidas:

Este estilo de liderança não tem mais lugar nas organizações modernas, onde o dinamismo da nova maneira de se trabalhar, baseada na colaboração em tempo real e na transformação digital força os líderes a se adaptarem a um ambiente onde “parece que todos sabem de praticamente tudo, quase que no mesmo instante em que as coisas acontecem”.

2- Tentar “mudar” as pessoas

Antigamente, o foco na mudança de comportamento com o objetivo de padronizar procedimentos era um reflexo de uma era focada na produção, e não nas necessidades dos clientes.

Essa velha mentalidade deve ser esquecida e uma nova definição de liderança, sugerida por, Linda E. Ginzel, Professora de Psicologia Gerencial da Universidade de Boston, deve ser empregada:

Liderança:

“Escolhas comportamentais que fazemos para criar um futuro diferente”

E ela ainda ressalta:

“Muita disso [a liderança] é apenas relevante no contexto da sua história, seus objetivos e suas aspirações”

Isto é: não há como liderar uma equipe de trabalho impondo comportamentos, é preciso alinhar os objetivos da empresa com as aspirações dos colaboradores.

Mas como chegar a isso de uma forma prática?

É o que vamos ver no próximo tópico.

Veja também em nosso blog: Curso de liderança de equipe, qual fazer?

4 dicas de como liderar equipes de trabalho

Segundo Deborah Ancona, Professora de Estudos Organizacionais do MIT, existem 4 pontos fundamentais para que um gestor saiba como liderar uma equipe de trabalho levando em conta a nova realidade de nas organizações, o que ela chama de elementos da boa liderança:

1- A liderança é pessoal

Não existe fórmula mágica para a liderança de uma equipe. Cada líder deve se perguntar: Qual é o melhor caminho para EU liderar?

Isto é: analise suas forças e fraquezas pessoais, como líder, e desenvolva seu próprio estilo de liderança, evite fórmulas prontas.

2- Os 4 passos para a liderança

É preciso, inicialmente, entender o ambiente em que sua organização opera; visualizar seus objetivos; relacioná-los com as aspirações da equipe e, por fim; “inventar” uma nova maneira de fazer as coisas acontecerem e que, ao mesmo tempo, atenda os objetivos organizacionais e engaje a equipe a alcançar estes objetivos comuns.

3- Leve em conta ambientes complexos

Abandone os velhos modelos de liderança e use toda complexidade das novas formas das pessoas se relacionarem a seu favor: o trabalho colaborativo, as plataformas e ferramentas baseadas na nuvem, enfim: busque recursos e informações onde estiverem e integre as equipes por meio deles.

4- Não seja um líder solitário

A antiga máxima de que a liderança é solitária ficou para trás. Não há como liderar uma equipe de trabalho se “encastelando” no topo de uma hierarquia.

Distribua a liderança, saiba delegar os projetos certos para diversos níveis de líderes e coordene sua atuação, baseado nestes 4 elementos da liderança citados acima.

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