Quanto tempo seu departamento de Tecnologia da Informação (TI) gasta procurando, comprando e instalando equipamentos? E quanto é investido para fazer manutenção, atualização, reparos ou trocas deles? Isso pode ser resolvido com o Desktop as a Service (DaaS).
Aliás, esse é um problema que não é exclusivamente da sua empresa. De acordo com a pesquisa da Gartner, as equipes de TI gastam, em média, 10 horas por cotação.
É justamente para resolver esse problema que pode-se lançar mão do Desktop as a Service, uma vez que ele oferece toda essa estrutura em nuvem.
Neste artigo, vamos mostrar o que é o DaaS, incluindo como ele ajuda a reduzir os custos de TI e, ainda, como aumenta a eficiência e produtividade do seu time.
Boa leitura!
O que é Desktop as a Service (DaaS)?
DaaS, ou Desktop as a Service, refere-se à provisão de desktops virtuais hospedados em nuvem, o que é oferecido por uma empresa terceirizada mediante ao pagamento da mensalidade. Em vez de manter sistemas físicos, os usuários acessam desktops e aplicações pela internet, diretamente de servidores remotos.
A empresa prestadora de serviços é responsável por fornecer hardwares, notebooks e até dispositivos para o gerenciamento de todos esses equipamentos.
Em outras palavras, é esse fornecedor quem vai gerenciar os backups, armazenar dados, fazer a manutenção e atualização em softwares e, em alguns casos, até mesmo cuidar da segurança de dados.
Veja também: As vantagens dos serviços de cloud IaaS e a internet das coisas
Como funciona o Desktop as a Service?
O DaaS funciona como um serviço em nuvem ao propiciar desktops virtuais, sendo que o acesso é fácil e normalmente só requer a conexão com a internet por meio de um aplicativo, laptop, tablet ou computador. Toda a infraestrutura é hospedada em um provedor em nuvem de terceiros.
Essa empresa terceirizada transmite os desktops virtuais para o dispositivo do contratante e, dependendo do caso, há a possibilidade de fazer migrações de assinatura, o que permite a escalabilidade, sem o aumento de custos.
De modo geral, existem dois tipos de DaaS: desktop persistente e não persistente.
O desktop persistente é voltado para quem deseja personalização e, com ele, sempre que fizer login, a aparência permanece a mesma. Esse tipo de serviço é mais caro, visto que exige um armazenamento de dados maior.
Já o desktop não persistente é mais simples e pensado para o acesso de funcionários temporários, visitantes ou prestadores de serviços. Nesse modelo, toda vez que o usuário faz logoff, o desktop é apagado.
Por que usar o DaaS?
Ao adotar um DaaS, você pode controlar todos os dispositivos em um único console unificado, o que possibilita uma diminuição dos investimentos necessários, além de fornecer uma solução robusta para o gerenciamento de redes, simples e fácil de configurar, além de poder acessar de qualquer lugar.
Um bom exemplo de DaaS é o ChromeBox, que propicia uma boa experiência para os usuários do Google Workspace.
Para quem já usa essa plataforma, trata-se de uma grande oportunidade de reduzir custos de TI, contar com equipamentos de primeira e, ainda, aumentar a produtividade do seu negócio, aprimorando a experiência dos usuários.
Isso sem contar que você passa a ter mais velocidade e desempenho, pois os sistemas são otimizados para os hardwares empregados. Além disso, tem mais segurança, sem a necessidade de instalar antivírus.
Também é possível fazer o compartilhamento de dados e informações, assim como desativar equipamentos remotamente. E os softwares são sempre atualizados de forma automática.
E o melhor: ao usar um Desktop as a Service, você pode dosar os investimentos, conforme suas necessidades. Isso é possível porque o uso dos equipamentos é pago como um serviço, sem gastos de aquisição imediatos. E, no caso de algum defeito, bug ou pane, a reposição é imediata.
Veja mais: A estratégia de redução de custos que vai dobrar seus lucros
Quais as vantagens do DaaS?
As principais vantagens ao adotar um DaaS são:
- redução de custos;
- flexibilidade e escalabilidade;
- acesso remoto;
- segurança aprimorada;
- gerenciamento simplificado.
Confira mais detalhes!
1. Redução de custos
Com o DaaS, você elimina a necessidade de investimento em hardware e atualizações frequentes. Em paralelo, os custos tornam-se previsíveis, geralmente com um modelo de pagamento com base no uso.
2. Flexibilidade e escalabilidade
Esse é um modelo que traz mais flexibilidade e escalabilidade, dado que as empresas podem aumentar ou diminuir rapidamente o número de desktops virtuais conforme a necessidade, sem comprometer recursos.
3. Acesso remoto
Os usuários podem acessar seus desktops e aplicativos de qualquer lugar, bastando ter uma conexão à internet, o que favorece o modelo de trabalho remoto ou híbrido.
4. Segurança aprimorada
Os provedores de DaaS investem em segurança, incluindo medidas como backups regulares, recuperação em caso de desastres e proteção contra malwares.
Se um dispositivo for perdido ou roubado, os dados permanecem seguros, evitando problemas em relação à segurança dos usuários e a conformidade com a LGPD, por exemplo.
5. Gerenciamento simplificado
Com a centralização dos desktops, o gerenciamento e a manutenção tornam-se mais fáceis. Atualizações e patches podem ser aplicados de modo uniforme, sem a necessidade de interagir com cada dispositivo individualmente.
6. Continuidade de negócios
Se houver desastres ou interrupções, o DaaS possibilita que as operações continuem, posto que os dados e aplicativos estão salvos na nuvem e não em um local físico vulnerável.
Como implementar o Desktop as a Service no seu negócio?
Como você pode ver ao longo deste artigo, não há dúvida de que utilizar equipamentos adequados em seu trabalho traz diversos benefícios para sua empresa.
E o Desktop as a Service é uma excelente opção para aumentar a escalabilidade, ter mais flexibilidade, poder implantar uma cultura de trabalho home office e, com isso, ter mais possibilidade de fazer seu negócio crescer.
Dessa forma, além de promover a redução de custos e direcionar o tempo da equipe de TI aos projetos estratégicos, você aumenta a produtividade de todos os colaboradores da organização.
Quer saber como implementar o DaaS no seu negócio? Então, visite o site da Safetec e entre em contato com um dos nossos especialistas.
Nós realizamos um diagnóstico preciso da situação e ajudamos a encontrar a melhor solução para sua empresa.