Segundo um levantamento recente da Mordor Intelligence, o mercado de gestão de ativos de TI crescerá de US$1,97 bilhão em 2024 para US$2,68 bilhões até 2029. O número representa uma taxa média de expansão de 6,32% ao ano.
Estatísticas como essa comprovam a relevância desta prática que, em inglês, é chamada de ITAM (IT Asset Management). Trata-se do processo de acompanhamento, manutenção e otimização dos recursos tecnológicos de uma organização.
A administração considera hardwares e o gerenciamento de configuração de softwares, computadores, sistemas operacionais, armazenamento em nuvem, cabos e outros itens que façam parte da infraestrutura do negócio.
Mas por que as empresas direcionam seus esforços nessa gestão? Quais são os benefícios de ter mais controle dos ativos e como este recurso pode gerar otimização de custos para a empresa?
Acompanhe o texto até o fim para saber as respostas dessas perguntas.
O que significa gestão de ativos de TI?
A gestão de ativos de TI é uma função crítica para qualquer equipe de infraestrutura. Por meio deste processo, é possível ter uma visão clara sobre quais são os ativos de tecnologia da empresa e a utilização de cada um ao longo do ciclo de vida.
O objetivo é garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e em conformidade com os requisitos legais. Além disso, é importante rastrear a necessidade de atualização, substituição ou descarte.
Quer saber quais são as vantagens do ITAM? Confira abaixo.
Quais são os benefícios da gestão de ativos de TI?
A prática da gestão de ativos de TI acarreta em diversos benefícios para a organização. Entenda melhor cada uma das principais vantagens nos próximos parágrafos.
Evita desperdícios
Pense bem: não adianta adquirir a licença de um programa, por exemplo, e não saber como aplicar em seus setores, não é mesmo? Ter um mapeamento maduro sobre os ativos disponíveis na empresa ajuda a maximizar as possibilidades e minimizar gastos desnecessários.
Reduz custos
A manutenção corretiva de equipamentos drena recursos da empresa. Ao ter mais clareza do ciclo de vida dos ativos de TI, é possível estabelecer indicadores de desempenho. A partir daí, fica mais fácil detectar falhas com antecedência e planejar manutenções previamente.
Aumenta a produtividade
Uma administração adequada destes ativos garante que os recursos certos estejam disponíveis no momento adequado para melhorar a produtividade do time.
Garante conformidade
A falta de visibilidade sobre os recursos tecnológicos pode ser um grande problema ao responder questionamentos de auditorias internas e externas.
Você saberia encontrar comprovações rápidas de que os programas usados pela equipe atendem aos requisitos regulatórios e de segurança da informação obrigatórios?
A gestão de ativos de TI poupa sua empresa de receber multas por irregularidades.
Fortalece a proteção
Um gerenciamento efetivo também representa ganhos para a segurança de informações. Afinal, permitesaber quem são os usuários que têm acesso aos dados confidenciais e ter mais suporte na gestão das permissões de acesso.
Qual é a importância de gerenciar o ciclo de vida dos ativos de TI?
O acompanhamento assertivo do ciclo de vida dos ativos de TI é essencial para uma gestão de sucesso dos recursos da empresa. Este monitoramento fornece dados que embasam decisões como: substituição de ativos obsoletos, ações para mitigar falhas de segurança e controle de despesas.
Entender e gerenciar as etapas deste ciclo auxilia na otimização de recursos, prolonga a vida útil dos ativos e evita gastos desnecessários.
Veja quais são essas etapas:
- aquisição;
- implementação;
- uso;
- manutenção;
- desativação ou descarte.
Quais são os passos principais para fazer a gestão de ativos de TI?
No cenário atual, em que a tecnologia desempenha papel relevante para a operação das empresas, o controle de ativos de TI se torna cada vez mais relevante. Informações consistentes e atualizadas acerca dos recursos favorecem um ambiente mais seguro e eficiente.
Em linhas gerais, este gerenciamento passa por 5 fases principais:
- identificação;
- classificação;
- monitoramento;
- avaliação;
- manutenção.
Entenda cada uma a seguir.
1. Identificação
A primeira tarefa é fazer um inventário de TI. Ou seja, levantar todas as informações acerca de cada ativo, tais como: a quantidade de itens disponíveis, modelo e utilidade.
O inventário de TI proporciona uma visão ampla dos recursos que a empresa dispõe, de que forma estão distribuídos e quem são os departamentos ou usuários responsáveis.
Esse mapeamento promove mais agilidade nas demandas de suporte, além de melhorias como um planejamento de compra e atualização mais adequado às necessidades do negócio.
2. Classificação
Já nessa etapa, o objetivo é estabelecer uma metodologia de classificação e fazer a identificação individual dos ativos, por meio de código próprio.
3. Monitoramento
Verificar periodicamente os status dos contratos e das licenças dos ativos de TI é fundamental para evitar irregularidades ou manter programas que não se adequam à realidade do negócio.
4. Avaliação
Na avaliação, a empresa analisa se a gestão dos ativos de TI está satisfatória e traça possíveis ajustes.
5. Manutenção
Por fim, a manutenção do gerenciamento significa ter atenção ao aprimoramento contínuo e efetuar melhorias, caso necessário.
Como contornar os desafios da gestão de ativos de TI?
Gerenciar os ativos de TI traz inúmeros diferenciais para as empresas, como segurança, eficiência operacional e mais rapidez no atendimento aos chamados e suporte para o time.
E para conduzir essa tarefa, é necessário superar alguns desafios na governança de TI. Manter o inventário atualizado, por exemplo, pode ser complexo. Afinal, envolve lidar com muitos dispositivos e softwares e certificar-se de que todos são devidamente acompanhados.
A gestão de licenças de software também é outro ponto crítico. Fazer essa administração é crucial para evitar problemas jurídicos, garantir o uso eficiente dos recursos e controlar os custos operacionais.
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