Você sabia que o Brasil sofreu mais de 370 mil ataques cibernéticos contra pessoas e empresas somente no primeiro semestre de 2024? São dados como esse que levam as empresas a investir em mecanismos de proteção, como a implementação de estratégias de DLP (Data Loss Prevention).
Em português, o termo significa “Prevenção contra a Perda de Dados”. Trata-se de um assunto que ganhou ainda mais força nos últimos anos com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A regulamentação trouxe maior rigor para as organizações com relação à manipulação, tratamento, compartilhamento e segurança de dados.
Se você ainda tem dúvidas sobre como estruturar o processo de DLP na sua empresa, fique até o final deste artigo.
O que é DLP e qual seu papel para a proteção de dados?
DLP (Data Loss Prevention) é um conjunto de técnicas e ferramentas que a empresa adota para evitar a exposição, o vazamento e a perda de informações confidenciais. É essencial para monitorar o caminho dos dados no ambiente corporativo, seja em rede, na nuvem ou mesmo nas estações de trabalho.
O objetivo é coibir o uso indevido das informações, proteger o negócio de ameaças internas e externas e, ainda, evitar a transmissão de dados de forma inadequada.
Contar com um plano robusto de DLP reforça a cibersegurança e torna a empresa mais preparada contra imprevistos e atividades maliciosas na web, além de blindar contra prejuízos.
Afinal, ter sistemas invadidos pode custar muito caro: em 2023, 83% das organizações que sofreram ataques hacker pagaram pelo resgate dos dados. E desembolsaram um valor médio de R$ 6,2 milhões.
Quais os benefícios de implementar DLP (Data Loss Prevention)?
Evitar o vazamento de dados sensíveis, informações confidenciais e que podem prejudicar a sua empresa é o principal ganho relacionado à estratégia de prevenção de perda de dados.
Mas os benefícios não param por aí. Podemos dizer que essa implementação também contribui para os quesitos abaixo.
- Cumprimento regulatório: em um ambiente de legislação cada vez mais robusta acerca do compartilhamento de dados, é interessante garantir que suas políticas de DLP se adequem às normas do mercado, como a LGPD, citada anteriormente;
- Reputação corporativa: contar com garantias de segurança para as informações que circulam na empresa fortalece a confiança entre clientes e parceiros;
- Mitigação de riscos internos: a partir de uma estratégia robusta de DLP, é possível mapear e mitigar comportamentos arriscados de colaboradores que podem tornar a empresa mais exposta a ataques cibernéticos.
Quais os tipos de DLP?
As aplicações de DLP (Data Loss Prevention) variam de acordo com as necessidades da organização e do escopo da proteção de dados.
Em geral, existem soluções no mercado que atuam para proteger a organização contra o vazamento de dados nos seguintes ambientes: rede, endpoints e nuvem.
DLP de rede
Neste caso, a proteção de dados engloba todas as informações armazenadas pela organização. Podem ser dados em uso, em movimento ou somente em repouso dentro da rede da empresa, inclusive na nuvem.
DLP de Endpoint
Inclui servidores, computadores, notebooks, celulares e outros dispositivos por onde os dados podem passar, seja por transferência ou armazenamento.
DLP na nuvem
A ferramenta se aplica especificamente para a proteção de dados das organizações que usam repositórios em nuvem. O intuito é escanear automaticamente os dados guardados, detectar informações sensíveis e criptografá-las.
Desafios e boas práticas para implementação da DLP
Como você já sabe, ter políticas de segurança bem estruturadas e rigorosas afasta o risco de ataques cibernéticos contra a sua organização, preserva a imagem da empresa e minimiza possíveis prejuízos financeiros.
E o caminho da implementação de uma estratégia de DLP (Data Loss Prevention) pode ser desafiador. Mas, com planejamento e suporte adequados, é possível superar entraves e ser bem-sucedido nesta operação. Entenda melhor sobre os três pontos mais sensíveis deste projeto.
Identificação e classificação de dados
Categorizar e mapear o trajeto e local de armazenamento de dados é a primeira etapa fundamental para executar um projeto de DLP. Este pode ser um passo complexo, caso a empresa ainda não tenha critérios claros.
Uma boa prática para contornar o problema é adotar ferramentas de análise de dados e promover o alinhamento entre as equipes de TI e Compliance, a fim de criar a estratégia de classificação de dados.
Integração entre sistemas
Garantir que todas as tecnologias já existentes na organização conversem com a solução de DLP é essencial. Podem ocorrer questões de compatibilidade que dificultem a implementação neste sentido. Por isso, escolher uma ferramenta flexível e de fácil adaptação à infraestrutura prévia é muito relevante.
Custos
O orçamento pode ser a principal dificuldade, especialmente entre pequenas e médias empresas.
O recomendável é optar por soluções de DLP (Data Loss Prevention) que sejam escaláveis e se adequem à realidade da organização. Capacitar o time para aproveitar as funcionalidades disponíveis também contribui para minimizar os gastos.
Como a Safetec pode te ajudar?
Construir um projeto de DLP (Data Loss Prevention) integra a estratégia de qualquer empresa que deseja avançar em suas políticas de segurança.
E, embora o caminho apresente desafios, um parceiro com ampla experiência no assunto para te guiar pode tornar tudo mais simples, ágil e produtivo.
A Safetec oferece serviços personalizados, que acompanham o seu negócio da idealização à concretização do projeto.
Com uma equipe de especialistas altamente certificados, a Safetec usa soluções inovadoras que se adaptam rapidamente às mudanças nos ambientes tecnológico e regulatório.
São ferramentas que incluem a gestão de incidentes e segurança avançada. Assim, você garante que as estratégias de prevenção contra o vazamento de dados cumpram todos os requisitos de mercado.
Além disso, pode aproveitar o suporte técnico e conhecimento da Safetec para executar as mudanças de forma fluida para garantir o engajamento de toda a equipe.
A Safetec desenvolve abordagens específicas para cada cliente, para dar toda a tranquilidade e consultoria que você precisa para a implementação eficaz da DLP na sua organização.
Está pronto para dar um passo adiante na preservação de dados? Entre em contato e agende uma demonstração gratuita da Wecolab, uma de nossas ferramentas.
Com a plataforma, é possível monitorar os principais indicadores de segurança por departamento e usuário da empresa. Desta forma, você consegue fazer um mapeamento efetivo sobre os riscos de vazamentos de informações dentro do seu negócio.