Identificar o nível de maturidade do Google Cloud é o primeiro passo para a implementação das melhores soluções remotas no contexto corporativo. Afinal, o mapeamento facilita os processos técnicos de migração, evitando a perda de dados importantes e a abertura de brechas de segurança.
A seguir, elaboramos um conteúdo completo sobre as escalas de maturidade do Google Cloud e, ainda, as principais ferramentas para identificar em qual fase está sua empresa.
O que é maturidade do Google Cloud?
A maturidade do Google Cloud é o estágio em que uma empresa se encontra em relação às soluções digitais de cloud computing oferecidas pela bigtech. Com base no grau de preparo, avaliação e mapeamento dos processos tecnológicos, define-se a etapa da jornada referente à implementação dos serviços remotos.
E não tenha dúvidas: ao identificar as peculiaridades das cargas de trabalho, é possível direcionar a migração total para a Google Cloud de maneira mais segura e sistemática.
Para “destrinchar” o nível de adaptação ao uso das plataformas em nuvem, o Google sugere a categorização de 4 temas em 3 possíveis fases. Continue lendo para saber tudo sobre cada etapa da escala de maturidade!
Quais são as fases de maturidade do Google Cloud?
As instruções oficiais do framework para adoção do Google Cloud informam que o mapeamento inicial deve considerar 4 grandes áreas:
- aprender: referente aos fluxos internos de treinamento e aprendizagem individual e coletiva;
- liderar: envolve a proatividade dos gestores departamentais, em especial das áreas de TI, diante das mudanças necessárias para a implementação da nuvem;
- escalonar: diz respeito ao preparo para ampliar a rede de acesso às ferramentas, de forma coordenada, funcional e eficaz;
- proteger: considera o grau de proteção e defesa contra ataques cibernéticos e vazamento de documentos confidenciais.
Para cada um desses temas, categoriza-se a empresa em um dos 3 possíveis graus de maturidade: fase tática, fase estratégica e fase transformacional.
Confira, a seguir, o que significa cada um desses níveis!
Fase tática
A primeira etapa na escala de maturidade do Google Cloud faz referência ao momento inicial de planejamento, no qual a empresa ainda utiliza os serviços remotos de maneira não coordenada.
Nesse estágio, não há a padronização de adesão às ferramentas digitais. E, como o acesso às soluções digitais é mais restrito, os colaboradores fazem uso pontual dos recursos mais conhecidos, como YouTube e Google Docs.
À medida que a equipe de TI inicia o planejamento e a organização integrada das plataformas da Google, já podemos considerar que a empresa passou para a próxima etapa.
Fase estratégica
Como o nome sugere, na fase estratégica, as companhias definem os melhores planos e pacotes de serviços remotos, com base em objetivos específicos.
As equipes responsáveis começam a treinar os colaboradores com o passo a passo de utilização das ferramentas contratadas, além de orientar a respeito das novas diretrizes e boas práticas de segurança cibernética.
Nesse momento, especialistas e consultores agem para amparar, sustentar e nortear a equipe de TI até que a implementação seja finalizada com sucesso.
Fase transformacional
Por fim, vem a fase de maior maturidade do Google Cloud: o uso fluido e eficaz das ferramentas corretas, incluindo as mais complexas opções de inteligência artificial, machine learning e sistemas de gestão.
Vale mencionar que essa não é uma etapa estática, pois a utilização de serviços remotos exige o aprendizado contínuo das novas tecnologias e as atualizações de sistemas.
Por isso, dizemos que uma empresa “madura” e responsável mantém em dia seus treinamentos e avaliações de adequabilidade das ferramentas contratadas, alterando os planos, conforme as necessidades emergentes.
Atingir essa etapa deve ser o foco da imersão na transformação digital de negócios, independentemente da área de atuação ou do segmento comercial.
Vantagens do Google Cloud
Estamos falando de qualidade padrão Google: segundo dados referentes a 2022, os serviços remotos da bigtech auxiliaram os brasileiros a economizar nada menos do que 264 horas de trabalho!
Ou seja, ao evitar desperdício de tempo com servidores locais e aplicativos que não se interconectam, os trabalhadores otimizaram e tornaram suas jornadas profissionais mais produtivas.
Logo adiante, veja outras grandes vantagens do Google Cloud para empresas:
- praticidade no compartilhamento de informações;
- avançados mecanismos de segurança para dados confidenciais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- personalização de experiências individuais dos usuários, facilitando a organização da rotina dos trabalhadores;
- possibilidade de armazenamento direcionado aos insights comerciais, com o uso do BigQuery;
- estímulo ao trabalho em equipe mais sincronizado e eficaz, tendo em vista as ferramentas de uso simultâneo de plataformas e arquivos da Google;
- maior assertividade na comunicação intra e intersetorial, alinhando as equipes rumo aos mesmos objetivos corporativos.
Leia também o artigo: Google Cloud – a melhor ferramenta em nuvem do mercado!
Como descobrir o nível de maturidade do Google Cloud?
Agora que você conhece a escala de maturidade e as vantagens de usar o Google Cloud, é muito provável que surja a dúvida: afinal, em qual fase a empresa está?
Ao passo que a equipe de TI avança com seus resultados, atinge-se níveis intermediários nos quais o grau de adaptação aos serviços remotos não é exatamente nítido.
Para facilitar, a Safetec coloca à sua disposição a Ferramenta Interativa que mapeia o nível de maturidade da empresa e auxilia a determinar o melhor caminho para o sucesso digital!
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Além de fornecer todos os recursos para o levantamento inicial da maturidade do Google Cloud, nossos especialistas auxiliam em todos os procedimentos para a implementação e manutenção das plataformas remotas.
No tocante aos planos e preços do Google Cloud, tudo depende dos serviços e necessidades específicas na infraestrutura remota, como barreiras mais complexas de segurança cibernética.
Em linhas gerais, os planos personalizados são muito mais eficientes e orientados para a realidade cotidiana de cada empresa.
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