Entenda como o Google Workspace pode aprimorar o relacionamento com fornecedores

Durante a rotina de trabalho, encontrar soluções que tornem os processos mais práticos e ágeis pode ser um grande diferencial. Com elas, os colaboradores podem ser mais produtivos e aprimorar os relacionamentos com fornecedores, acionistas, consumidores e a comunidade em que a empresa está inserida.

Uma ótima ferramenta para alcançar objetivos como esse é o Google Workspace. Antigamente conhecida como G Suite, essa plataforma oferece uma série de ferramentas que podem transformar a rotina organizacional. Não sabe como? Continue a leitura para descobrir!

O que é o Google Workspace?

O Google Suite, que em outubro de 2020 ganhou uma atualização para Google Workspace, é um serviço que oferece uma série de recursos que podem ser 100% personalizadas pelo contratante. Com ele, as empresas ganham um ambiente digital com um armazenamento seguro de informações.

Essa opção é interessante para companhias  que querem estruturar uma gestão integrada e aprimorar a produtividade e os relacionamentos com fornecedores e outros stakeholders.

Afinal, o Google Workspace possibilita que as organizações  trabalhem em conjunto com mais rapidez e com uma troca constante de feedbacks positivos, sem precisar aprender um aplicativo diferente que cada colega utiliza.

Como as ferramentas do Google Workspace podem ajudar o relacionamento com fornecedores e stakeholders?

Quer entender, em detalhes, como essa solução pode impactar positivamente  o relacionamento com fornecedores e outros parceiros? Para ajudá-lo, reunimos 8 ferramentas disponíveis na plataforma.

Gmail e Agenda

Uma das principais maneiras de garantir um relacionamento com fornecedores de sucesso é por meio de um atendimento de sucesso. E com a implementação do Gmail e da Agenda, a comunicação organizacional pode se torna mais fácil e simples.

Além de oferecer espaços onde todos se sintam ouvidos e consigam se organizar com facilidade, ter um registro de todas as comunicações por e-mail pode ajudar a esclarecer dúvidas sobre prazos e acordos.

Google Meet

Além das difundidas ligações de telefone e e-mails estão as plataformas de comunicação de vídeo, que conquistaram seu espaço durante a pandemia. Essa plataforma, que era parte dos pacotes corporativos, foi aberta ao público em 2020 com a chegada da Covid-19 e possibilitou o encontro virtual de pessoas ao redor do mundo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google com 1,5 mil pessoas de todo o Brasil, foi registrado um crescimento de 20 vezes no tempo dedicado ao Google Meet durante 2021. Só no primeiro quadrimestre, o crescimento foi de 275%.

Ou seja, essa tendência se tornou imprescindível nas comunicações organizacionais. E com a adoção de plataformas especializadas, como o Google Workspace, se torna uma opção incrível para quem busca aprimorar o relacionamento com fornecedores. 

Com ela, há uma redução em custos como combustível, salas de reunião e gastos com comidas e bebidas em todas as reuniões. Ademais, o agendamento das reuniões pode ser feito com mais facilidade.

 

Google Drive

Que atire a primeira pedra quem nunca teve problemas de armazenamento no computador ou celular. 

Com grande parte da “papelada” sendo registrada e salva online, é essencial garantir um sistema de armazenamento que possa ser expandido conforme o crescimento do negócio. Sem contar que unificar o armazenamento facilita a busca de documentos importantes.

Além disso, com o Google Drive o compartilhamento de documentos e arquivos é simples, o que também  facilita o relacionamento com fornecedores.

Documentos, Planilhas e Apresentações

Ligado com os benefícios do Google Drive estão os dos Documentos, Planilhas e Apresentações. Com eles, a criação de arquivos se torna mais prática e segura, já que as alterações são salvas em tempo real no Google Drive. Isso evita a perda de informações importantes e a necessidade de retrabalho por arquivos perdidos.

Imagine, por exemplo, uma sessão de brainstorming com os fornecedores sobre produtos que sua empresa deseja lançar. Com um arquivo criado no Documentos, todos podem ter acesso e fazer anotações ou comentários, tornando o relacionamento com fornecedores mais participativo.

Formulários

O que seu fornecedor está sentindo falta no relacionamento? Quais pontos funcionam bem? Quais precisam mudar? Com os Formulários, a resposta é muito mais fácil de ser obtida.

Com a criação de uma pesquisa nessa ferramenta, sua corporação tem  feedbacks em tempo real dos parceiros. Desse modo, ela consegue realizar os ajustes necessários de forma ágil e, assim, aprimorar essa relação.

Quais as vantagens do Google Workspace?

Ao longo do texto já foi possível identificar uma série de benefícios que o Google Workspace oferece aos seus usuários. Mas, além de todos os pontos que já trouxemos, também vale destacar que com essa solução:

  • O acesso aos documentos se torna mais fácil, já que é possível fazer login de qualquer lugar que possui uma conexão com a internet;
  • Personalizar o domínio do e-mail para transmitir  uma imagem  mais profissional aos stakeholders;
  • Gerenciar contas simples com o Admin Console, que funciona como administrador de todas as permissões que todos os colaboradores;
  • Proteger dados com o Google Vault, que armazena dados de todas as contas, incluindo as que já foram desativadas.

Não deixe de investir no relacionamento com fornecedores

Como você pôde notar, o Google Workspace é um ótimo investimento para melhorar a rotina organizacional e aprimorar o relacionamento com fornecedores. 

Mas não se esqueça que essa é apenas uma de uma série de opções que pode reforçar essa relação e tornar  essa parceria um com terceiros seja sucesso. Outro ótimo exemplo é uma plataforma de homologação e monitoramento de fornecedores.

Com ela, sua empresa pode controlar todos os dados do parceiro, por meio de  um software de gestão de fornecedores que simplifica seus processos. Assim você elimina o  trabalho burocrático e foca no que causa mais impacto o seu negócio.

Mas não se esqueça que, independentemente do que sua empresa busca, investir no relacionamento com fornecedores é uma alternativa que só trará benefícios. 

Artigo escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa do processo de homologação de fornecedores.