Muitas empresas reconhecem e adotam processos para coletar dados de seus clientes. No entanto, traçar padrões e gerar insights a partir de um grande volume de informações pode ser desafiador. É neste cenário que o uso de um CDP (Customer Data Platform) desponta como uma prática interessante.
A tradução para o português significa Plataforma de Dados do Cliente e se refere a um tipo de tecnologia que unifica e analisa os dados que a organização obtém de seu público. O objetivo é oferecer aos gestores uma imagem abrangente e completa acerca dos consumidores.
Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre o que é CDP e como funciona, as principais funcionalidades e vantagens que o uso deste software pode gerar para o seu negócio.
Curtiu? Então, fique até o final do artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!
O que é CDP? Como funciona?
O CDP é um software que unifica e organiza todos os dados que a empresa registra de suas interações com os clientes. É uma ferramenta especialmente útil para a área de marketing, já que ajuda a compreender o comportamento dos usuários e indicar as estratégias e canais de vendas mais eficientes.
As estatísticas que o programa apresenta contribuem para que as equipes tomem decisões mais embasadas e aderentes às necessidades da audiência. Por meio dessa gestão organizada dos dados, é possível elaborar campanhas mais personalizadas e que tragam melhores resultados. Mas ainda iremos detalhar adiante os benefícios da CDP.
O funcionamento da plataforma consiste em processar e integrar informações vindas de fontes diversas para apresentar segmentações, tendências e conclusões sobre os padrões presentes entre os consumidores.
Desta forma, a CDP oferece insumos que vão ajudar a responder perguntas como: por quais canais os clientes chegam? Quais são suas preferências? E quem são essas pessoas, ou seja, qual a origem, localização ou contexto? Qual é a faixa etária predominante? E mais: o que parecem desejar do produto ou serviço em questão?
Com essas conclusões em mãos, a equipe tem condições de estabelecer argumentos eficientes de vendas com o público.
Quais são os benefícios da CDP (Customer Data Platform)?
A solução vai além de manter um histórico ou registro das atividades do consumidor. Seu foco é construir um perfil claro sobre o cliente e compreender as necessidades individuais dele. Os 3 principais benefícios da CDP para o seu negócio incluem:
- centralização de dados;
- melhoria da personalização;
- apoio para a tomada de decisão.
Entenda melhor cada uma dessas vantagens abaixo.
1. Centralização de Dados
A essa altura, você já percebeu que a CDP é uma ferramenta mais completa e avançada do que os softwares de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente).
Logo, quando falamos em coletar informações do público, existem diversas formas, como formulários de captura de landing pages, e-mails e histórico de navegação no site, por exemplo.
A plataforma reúne e “cruza” todos esses dados em um mesmo espaço, o que permite elaborar relatórios detalhados.
2. Melhoria da Personalização
A ferramenta faz uma segmentação mais precisa dos diferentes públicos da empresa em tempo real.
Assim, é possível ajustar campanhas rapidamente e definir discursos e metodologias distintas conforme as características de cada grupo de consumidores. São práticas que tornam a experiência do usuário mais positiva e impulsionam resultados.
3. Apoio para a tomada de decisão
Ter muitas informações não significa muita coisa se a organização não for hábil para utilizar esses recursos em prol do seu crescimento.
Por isso, o uso de uma Customer Data Platform representa um jeito inteligente de aplicar os dados e tomar decisões coerentes com as expectativas do público e objetivos da organização.
A tecnologia traz caminhos e indica oportunidades de negócio para que a empresa adapte seus produtos ou serviços e, assim, possa crescer mais rápido.
Quais são as principais funcionalidades da CDP?
Como vimos até agora, a Customer Data Platform proporciona muitas vantagens para as empresas no que diz respeito à inteligência do uso de dados. Para que você visualize melhor como funciona a estrutura dessa tecnologia e suas possíveis aplicações, conheça as principais funcionalidades da CDP:
- coleta e consolida informações diversas para formar o perfil do cliente;
- cria clusters ou segmentações detalhadas de acordo com preferências de compra e comportamentos usuais;
- sincroniza e processa os dados continuamente para entregar relatórios atualizados;
- conecta-se aos canais da organização, tais como CRMs, ferramentas de e-mail marketing, entre outros;
- usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para projetar cenários e recomendar ações conforme as atividades do consumidor;
- automatiza e mede a performance das campanhas em tempo real. Assim, é possível implementar melhorias imediatas para potencializar os resultados.
Esses são apenas alguns aspectos da ferramenta. A empresa pode personalizar o uso do software de acordo com seu porte e mercado de atuação. Veja alguns exemplos de CDP:
- e-commerce: para os negócios online, a plataforma pode avaliar histórico de compra, interações com o SAC e histórico de navegação do cliente para recomendar ofertas e antecipar soluções;
- área da saúde: hospitais e clínicas podem centralizar os dados dos pacientes para melhorar a coordenação do cuidado e tornar o atendimento mais humanizado e eficiente;
- marketing digital: a utilização da CDP pode consolidar os dados de campanhas para as agências e auxiliar na distribuição da verba de mídia paga para canais que apresentam maior retorno.
Explorar dados de forma consciente e estratégica já é uma tendência real entre as organizações. Prova disso é que o mercado de Análise de Dados deve movimentar mais de 5,5 milhões de dólares até 2029. As estatísticas são de uma pesquisa da Mordor Intelligence.
E, neste contexto, escolher softwares que automatizam o processamento e a avaliação das informações é essencial. A CDP pode ser a solução que o seu negócio precisa para compreender o perfil do seu consumidor e, consequentemente, alcançá-lo com efetividade.
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