Gerenciamento de dados: como diminuir os custos, sem afetar a segurança e o potencial do seu negócio!

o que é gerenciamento de dados

Gerenciamento de dados na Era da Informação é um dos processos mais delicados de um negócio. E não estamos falando apenas de empresas voltadas para a área de tecnologia. Basta que existam clientes, colaboradores e informações!

Segundo o Instituto Gartner, em informação publicada numa reportagem recente da Exame, em seis minutos o mundo pode gerar mais de 9 mil terabytes de dados. Na prática, isso equivale a dois milhões de stories publicados, 1,2 milhão de pessoas em conferência via Zoom, 400 mil aplicações para vagas de emprego no LinkedIn e 250 milhões de mensagens trocadas no WhatsApp.

Imagine, diariamente, em uma empresa que coleta dados de clientes nos diversos canais de atendimento, realiza vendas off e online e manuseia informações de dezenas de fornecedores? Cada ferramenta de automação e processos de captura e armazenamento geram uma infinidade de dados que podem e precisam ser gerenciados.

Afinal, eles são bases fundamentais para gerar insights poderosos para o seu negócio. Ter, portanto, a possibilidade de analisá-los e compreendê-los e não o fazer pode impactar negativamente no potencial da empresa e, principalmente, na competitividade.

Neste artigo, a ideia principal é analisar a importância do gerenciamento de dados e como a sua empresa pode otimizar recursos para diminuir os custos de operação e manutenção, gerando mais retorno financeiro e estratégico!

Qual a importância do gerenciamento de dados para o sucesso do seu negócio?

Segundo a mesma reportagem da Exame, citada acima, a interpretação correta dos dados capturados sobre a própria empresa, segmento ou mercado no qual ela está inserida, pode gerar mais vantagem competitiva. Além de mais de 30% de redução de custos em manutenção preventiva, 15,5% menos investimento em marketing e 3% menos fraudes.

Ou seja, o gerenciamento adequado e, principalmente, a leitura correta das informações coletadas impacta diretamente no faturamento da empresa, nos seus custos e na autoridade e confiança dela no mercado.

Esse é um combo indispensável para a criação de valor e para o sucesso do seu negócio. Afinal, com a popularização da internet e o surgimento de coisas e ferramentas cada vez mais conectadas, o uso estratégico de dados passa a ser ainda mais valioso.

Com o gerenciamento, conseguimos estabelecer práticas para coleta, manutenção e manipulação de dados mais eficientes e direcionadas aos objetivos da empresa. Confira abaixo algumas das vantagens do gerenciamento e o impacto que elas podem ter no seu negócio.

  • Adequação a LGPD

Sem dúvidas, o patamar de importância do gerenciamento de dados mudou com o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados e da Regulamentação Geral de Proteção de Dados. Há pouco tempo não havia cuidado na manipulação e na transparência de dados.

Isso, claro, afetava a usabilidade de ferramentas e canais digitais, mas também gerava insegurança e resistência no compartilhamento de informações sobre consumo, mercado e tendências.

Com o surgimento de leis mais rígidas sobre proteção de dados, as empresas passaram a implementar práticas de gerenciamento de dados mais eficientes, transparentes e adequadas ao cenário atual. Colaborando, assim, com a adequação à LGPD, queda na vulnerabilidade digital e, consequentemente, minimização de ataques cibernéticos.

  • Tomada de decisões mais assertivas

Quando falamos sobre a criação de valor como consequência do gerenciamento de dados, estamos considerando o potencial que a captura, análise e o armazenamento adequados dessas informações trazem.

Considerando, claro, a adequação à regulamentação, a manipulação correta desses dados podem facilitar a compreensão de mercado, perfil de compra do consumidor e identificar tendências.

Possibilitando, assim, o desenvolvimento de estratégias cada vez mais efetivas e tomada de decisões assertivas. E, claro, maximizando as chances de sucesso e o retorno de todas as ações do seu negócio.

E não estamos falando apenas da área de marketing, ou vendas. O gerenciamento de dados bem sucedido gera resultados para todas as áreas, etapas e processos da sua empresa, desde o operacional até o administrativo, financeiro, etc.

Principais desafios do gerenciamento de dados

  • Dificuldade em acompanhar as transformações e os avanços tecnológicos;
  • Balancear captura de dados valiosos com a adequação à LGPD;
  • Garantir a segurança da informação;
  • Interpretar assertivamente os dados e utilizar adequadamente as informações colhidas;
  • Custos de operação e manutenção de redes, operação, estrutura de armazenamento de dados, etc sem o retorno esperado.

Como mencionado na introdução, hoje, o ritmo de produção de dados é extremamente acelerado. Conseguir capturá-los é, portanto, uma missão complexa. Principalmente quando olhamos para a variedade, o volume, a complexidade das informações e a demanda por segurança, transparência e os custos envolvidos.

Capturar, armazenar e analisar esses dados sem o auxílio da automação é inimaginável. Para ter sucesso no gerenciamento de dados, portanto, é fundamental contar com ferramentas que facilitem esse processo.

Caso contrário, os desafios se tornam ainda maiores!

É possível concluir que um dos maiores desafios do gerenciamento de dados é realizá-lo de maneira assertiva, adequada e aproveitando o máximo potencial de cada processo. Muitas empresas acabam não utilizando essa geração de valor porque acreditam se tratar de uma operação onerosa, difícil e que demanda ferramentas robustas.

Mas, na verdade, com a popularização e democratização da tecnologia, empresas de todos os portes podem otimizar o seu gerenciamento de dados. Sem a necessidade de altos investimentos e, melhor, com o auxílio de profissionais e empresas parceiras que ofereçam o suporte e as ferramentas adequadas!

Como diminuir os custos de operação e manutenção no gerenciamento de dados?

  • Segurança

Muitas empresas enxergam a segurança como um gasto, sem retorno. Mas, na realidade, esse investimento, quando realizado corretamente, diminui inúmeros outros gastos. Como, por exemplo, perdas relacionadas a fraudes e roubos de dados, perda de credibilidade e vantagem competitiva.

Adequar a sua empresa a LGPD e incluir as boas práticas de gerenciamento de dados é fundamental para evitar esses prejuízos. E, portanto, trata-se de um passo importante para diminuir custos relacionados à rede e ao gerenciamento de dados.

Para isso, a empresa precisa implementar ferramentas seguras, backups frequentes e gerenciar os dados na nuvem. Otimizando, assim, o gerenciamento, controle e o monitoramento de todos os processos que manipulam informações e dados.

  • Otimize os recursos

Outra ação importante para a redução de custos em infraestrutura de TI e em gerenciamento de dados é a otimização estratégica dos recursos. Investir em ferramentas e equipamentos robustos para atender demandas sazonais é um exemplo muito comum de falta de otimização.

Além dos custos relacionados a bens de capital (CapEX), esse investimento equivocado também gera gastos com energia, espaço, etc.

Para diminuir esses custos e evitar a superabundância desnecessária de servidores, o ideal é investir em cloud computing, por exemplo. O que, claro, também minimiza as chances de sobrecarregar a rede e os servidores, garantindo mais estabilidade e segurança no gerenciamento de dados.

  • Automatize os processos

Outra dica muito importante para diminuir custos é automatizar os processos relacionados ao gerenciamento de dados. Transferir tarefas repetitivas e burocráticas para ferramentas tecnológicas auxilia na escalabilidade do negócio, economia de capital humano, tempo e gastos com retrabalho.

Além de aumentar a eficiência dos processos, minimizar falhas e perdas que podem ser muito perigosas para a segurança da informação e imagem da empresa no mercado.

  • Invista em Cloud Computing

Por fim, uma das dicas mais importantes e já mencionada algumas vezes nesse artigo: invista em cloud computing, mantenha seu servidor na nuvem, sem quedas, sem falhas e em segurança.

A computação em nuvem possibilita a alocação rápida e simplificada de recursos computacionais (processamento, armazenamento, comunicação em rede, segurança de dados) para atender os mais diversos requisitos de negócios, independente do tamanho da empresa.

Com essa tecnologia, é possível modernizar sua infraestrutura e garantir total disponibilidade do seu ambiente. Com o Cloud Computing do Google, por exemplo, a sua empresa diminui consideravelmente os custos e investimentos em gerenciamento de dados.

Gerando, assim:

  • Agilidade e eficiência – Pois acelera projetos e reduz o time-to-market, oferecendo diferencial competitivo e liberando as equipes de TI para focar na tecnologia aplicada ao negócio.
  • Novos modelos de negócios – Possibilitando a criação de aplicações com capacidade de lidar com grandes volumes de acesso, análises, inteligência artificial e armazenamento.
  • Otimização operacional e produtividade – Reduzindo significativamente os riscos de parada e necessidade de intervenção humana, aumentando a produtividade do time.
  • OpEX em vez de CapEX – Sem o ônus e tempos de espera necessários para investimentos em ativos físicos.
  • Aderência à LGPD – Com proteção física dos datacenters e certificações internacionais de segurança de dados, com múltiplas camadas de proteção.

Ou seja, o cloud computing é a ferramenta perfeita para auxiliar o seu gerenciamento de dados com muito mais segurança, produtividade e economia para o seu negócio!

Falando em economia…

Como a Neurotech conseguiu uma redução de custos de R$70.000 no ano?

A Neurotech é uma empresa brasileira que em 20 anos criou mais de 1000 soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data nos segmentos de crédito, varejo, seguros e mercado financeiro.

Ao buscar entender os principais desafios do cliente, a empresa oferece soluções ágeis, confiáveis e inovadoras que impulsionam resultados.

O principal desafio da Neurotech era migrar, em meio a uma pandemia, todos os seus funcionários para o trabalho remoto, de forma ágil e efetiva, sem que eles tivessem a produtividade afetada. Além disso, era essencial que a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe se mantivessem eficientes.

E com isso, era preciso encontrar soluções que atendessem as demandas abaixo:

  • Necessidade de uma comunicação alinhada no trabalho remoto;
  • Busca por uma melhor gestão de tempo da equipe;
  • Métodos analógicos no armazenamento de arquivos;
  • Falta de mobilidade, com acesso a arquivos e e-mails limitados ao escritório físico;
  • Necessidade de manter a colaboração nos processos internos;
  • Falhas de segurança no armazenamento de dados.

Com o auxílio da Safetec, a empresa encontrou a melhor solução! Segundo Marcelo Bronzatti, Head de Infraestrutura e Segurança da Informação da Neurotech:

“O Google Workspace foi um dos principais facilitadores da transformação digital na Neurotech, principalmente em tempos de pandemia. Conseguimos migrar rapidamente de um modelo tradicional ‘In loco’ para o ‘Home Office’. Com isto, conseguimos ter escalabilidade durante toda a pandemia e após.”

Com a consultoria da Safetec e as ferramentas do Google Workspace, a Neurotech migrou de maneira ágil e eficiente toda sua equipe para o modelo de trabalho remoto, sem perder qualidade de execução, sem afetar a comunicação e ainda conseguiu escalar seus serviços. Os processos internos também foram otimizados e a segurança foi reforçada.

Além disso, a Neurotech também obteve uma redução de custos de R$ 55.000 anuais, com o abandono de servidores locais e cobranças de armazenamento em nuvem, e de R$ 15.000 em equipamentos utilizados para realizar videoconferências.

Implemente o Google Cloud no seu negócio

Agora que você já conhece os benefícios da computação em nuvem para otimizar os recursos em gerenciamento de dados, pode planejar a melhor forma de implementar essa tecnologia na sua empresa.

O cloud computing é uma estratégia atual e que pode ajudar a alcançar suas metas empresariais, permitindo que sua equipe trabalhe melhor e de maneira mais ágil.

Quer ajuda para começar? A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar.

Aproveite para assistir ao nosso Safetalk e confira mais motivos para adotar o Google Cloud:


Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS