A automação no varejo engloba tecnologias que já estão bem presentes no dia a dia dos empresários e clientes, como sistemas para autoatendimento e gestão de estoque. E a verdade é que os investimentos no setor só tendem a crescer nos próximos anos.
A expectativa é que o mercado movimente mais de 33 bilhões de dólares até 2030. O dado representa um crescimento de mais de 11% ao ano, segundo o relatório do Next Move Strategy Consulting.
Assim, tenha em mente que, para se destacar em meio a uma concorrência cada vez mais assídua, é necessário se atualizar para atender melhor seus clientes. Para tanto, você precisa investir em inovação no varejo.
Não sabe como começar? Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos:
- o que é automação no varejo;
- principais vantagens; e
- dicas de como adotar a automação no varejo.
Vamos conferir?
O que é automação no varejo?
Automação no varejo diz respeito ao conjunto de tecnologias que automatiza — total ou parcialmente — as operações do comércio. Assim, sua equipe executa as tarefas diárias repetitivas com o mínimo de interferência humana, o que resulta em mais tempo disponível para se dedicar a ações mais estratégicas.
Destacamos que a automatização de tarefas não está restrita aos grandes empreendimentos. Na verdade, pequenos e médios negócios podem adotar esse tipo de solução no seu dia a dia, já que muitas ferramentas atuais têm um bom custo-benefício.
Ressaltamos também que a prática acelera a transformação digital no varejo. Isso porque, ao adotá-la, você acessa as principais inovações para o mercado. Desse modo, mantém seu negócio mais competitivo.
Quer saber os motivos para esse resultado? Então, confira a lista de vantagens da automação no varejo a seguir!
Quais as vantagens da automação no varejo?
1. Mais eficiência operacional
Uma das principais vantagens da automação no varejo é a melhora da eficiência operacional do seu negócio.
As ferramentas otimizam o fluxo de trabalho, tornando-os mais fluidos e com menos erros, já que não são distraídas por estímulos externos. Na realidade, seguem sua configuração à risca, o que aumenta a eficácia do seu comércio.
Além disso, os sistemas de automação no varejo têm uma capacidade maior de processamento. Isso significa que executam mais tarefas simultâneas — como atender mais de um cliente ao mesmo tempo.
2. Redução dos custos operacionais
Outra vantagem da automação no varejo é a redução dos custos operacionais, visto que reduz a necessidade de interferência humana em processos repetitivos. Por exemplo, conferir o estoque para identificar itens em falta ou enviar a nota fiscal para um consumidor.
Assim, você gasta menos com os trabalhos manuais, até porque pode manter uma equipe reduzida, focada no que realmente importa: vender mais!
A diminuição dos erros também influencia na diminuição dos gastos. Afinal, você tem menos retrabalho, que toma tempo e dinheiro, e perda de mercadorias, seja por conta de uma falha na organização do estoque ou no processamento da venda.
3. Melhora da experiência dos clientes
Seu público-alvo ganha mais agilidade e precisão na hora da compra e atendimento, o qual, inclusive, pode ficar disponível 24 horas por dia por meio dos chatbots.
A tecnologia também permite personalizar as recomendações de compra. Assim, você indica produtos alinhados com o perfil de cada consumidor e aumenta suas chances de conquistá-los.
4. Ajuda na tomada de decisões
Por fim, a automação comercial ajuda você a tomar decisões mais seguras. Isso porque os sistemas — como os que citamos mais adiante — coletam dados de maneira constante e os compilam em relatórios fáceis de entender.
Desse modo, você acessa insights sobre a saúde e o funcionamento do seu negócio, como tempo de atendimento ao cliente e situação do estoque. O resultado é o planejamento de suas ações futuras com mais clareza, já que se baseia em dados reais.
Quais os principais desafios da adoção da automação no varejo?
Um dos principais desafios da adoção da automação no varejo é a resistência dos colaboradores às mudanças. Afinal, a equipe precisa aprender a trabalhar em colaboração com as máquinas. Além disso, destacam-se questões como:
- integração dos novos sistemas com aqueles que o empreendimento já usa;
- alto custo inicial para implementar as novas soluções, o que inclui não apenas o valor das ferramentas, mas também o treinamento dos funcionários; e
- segurança dos dados, uma vez que o varejo lida diariamente com informações confidenciais sobre clientes e fornecedores.
Mesmo com esses desafios, a automação de processos no varejo é uma boa oportunidade de crescer e se manter no mercado. Porém, para obter esse resultado, você precisa adotar as tecnologias certas. Veja quais são as melhores no próximo tópico!
Como adotar a automação no varejo? Principais tecnologias para o seu negócio!
1. Sistemas de gestão de estoque
Um sistema de gestão de estoque é um software que controla as demandas do setor de maneira centralizada. Assim, você gerencia seu inventário com mais praticidade e agilidade.
A solução de automação no varejo, por exemplo, permite prever tendências com base nas mercadorias mais vendidas, monitorar os níveis de estoque para indicar quando repor os itens e até mesmo avisar quando os produtos passam muito tempo guardados.
2. Caixas automáticos e self-checkout
Os caixas automáticos e os sistemas de self-checkout são outros exemplos de tecnologias de automação no varejo que facilitam o dia a dia das empresas. As duas ferramentas permitem que os clientes finalizem suas compras por conta própria.
Na prática, os consumidores escolhem os produtos, vão até um caixa automático — sem atendente —, escaneiam os códigos de barras e fazem o pagamento sozinhos.
3. Chatbots e assistentes virtuais
Os chatbots e assistentes virtuais são outros exemplos de tecnologias de automação no varejo. Os bots são máquinas programadas para responder aos usuários de maneira semelhante aos humanos.
Já os assistentes virtuais ajudam os clientes a ter uma melhor experiência de compra. De qualquer forma, os dois sistemas ficam disponíveis continuamente e interagem com centenas de pessoas simultaneamente, o que aumenta a capacidade de atendimento do seu negócio.
Os assistentes virtuais e assistentes virtuais mais avançados usam a tecnologia conversacional AI. Confira no nosso blog os principais benefícios de usar a inteligência artificial na conversação!
4. Inteligência artificial e Machine Learning
O Machine Learning — aprendizado da máquina, em português — e a inteligência artificial (IA) facilitam a coleta e a análise de dados pelo comércio varejistas para encontrar padrões.
Essas informações são úteis para identificar tendências de compra, mudanças no comportamento dos clientes e personalizar o atendimento.
Após conferir nossa lista, tenha em mente que sua empresa não precisa implementar todas as soluções de automação no varejo disponíveis.
O ideal é escolher ferramentas que façam sentido para seu modelo de negócios. Não sabe como decidir quais adotar? Então, conte com o apoio de um dos especialistas da Safetec!
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