No cenário digital, capturar e manter a atenção do usuário é uma tarefa complexa. Por isso, cresce a preocupação das empresas com o desempenho de seus sites e aplicativos, assim como a demanda por soluções de APMs. Mas você sabe o que é APM (Application Performance Management)?
A tradução da sigla é Gestão da Performance de Aplicação. Ou seja, trata-se de um software que monitora o desempenho de outros softwares, como sites ou aplicativos de celular. O intuito é analisar se as plataformas atendem às expectativas de navegação e disponibilidade.
Os principais recursos e ferramentas do APM se concentram em oferecer uma visão clara para a organização acerca da usabilidade da plataforma para o usuário final. Assim, é possível ter uma postura preventiva e efetuar melhorias antes que os problemas gerem perdas de clientes.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o APM e de que forma este serviço pode beneficiar o seu negócio.
Boa leitura!
O que é APM (Application Performance Management)?
APM é um programa capaz de identificar e apontar falhas na estrutura de uma aplicação antes que essas inconsistências afetem a jornada do usuário. Nesse contexto, os sistemas de APM surgiram para auxiliar as empresas na administração das aplicações em larga escala.
Por isso, o APM se tornou um grande aliado no dia a dia da equipe de TI, já que responde perguntas importantes, tais como:
- qual é o tempo médio de resposta das aplicações?
- quais são os erros presentes na navegação?
- como andam as transações e o índice de disponibilidade?
Em outras palavras, a ferramenta verifica se o serviço está em pleno funcionamento e indica se ocorrem períodos de instabilidade.
Agora que você já sabe o que é APM, é interessante compreender seu funcionamento e de que forma este recurso se integra às plataformas do seu negócio.
Como funciona o APM?
O APM utiliza um agente tecnológico intermediário e funciona por meio da integração com as aplicações da empresa. Essa conexão permite colocar e monitorar diversas métricas importantes, como tempo médio de processamento de requisições, consumo de CPU e memória, taxa de erro, duração de consultas, entre outros indicadores de desempenho.
Ao reunir todos esses dados, a solução consegue visualizar o estado geral da aplicação e detectar se o programa responde bem ou não. Caso negativo, o APM encontra essas anomalias e gera alertas para que a equipe de TI possa intervir imediatamente.
Essa função contribui para a redução do tempo de inatividade e melhoria na estabilidade do sistema.
Quais são os benefícios do APM para o negócio?
Ter um controle contínuo e automatizado sobre a performance das aplicações impacta positivamente a rotina da organização. Veja quais são os principais benefícios do APM para o seu negócio:
- melhoria da experiência do usuário, afinal, estabilidade e agilidade são características valorizadas pelos clientes no momento da interação;
- otimização dos recursos, pois, ao sinalizar questões de desempenho rapidamente, permite melhor aproveitamento da infraestrutura;
- aumento na produtividade do time de TI, que pode se concentrar em outras questões e focar na inovação dos produtos e serviços;
- segurança nas decisões, visto que seus insights detalhados ajudam a definir caminhos e desenhar novos processos.
Você já sabe o que é o APM e como funcionam esses serviços de monitoramento de desempenho de aplicações. Agora, é hora de descobrir os recursos mais comuns deste tipo de plataforma para perceber como esses aspectos se conectam à experiência do usuário.
Quais são os principais recursos e ferramentas do APM?
As funcionalidades do APM podem variar de acordo com a solução, por isso é importante que cada organização avalie suas necessidades antes de implementar a ferramenta. A seguir, reunimos os usos mais comuns do APM — alguns deles já foram mencionados ao longo deste artigo.
- Monitoramento de performance em tempo real: as métricas rastreadas pelo APM analisam a navegação do aplicativo de forma contínua.
- Análise de logs e registro das transações: o intuito é diagnosticar se o usuário enfrenta problemas para finalizar suas requisições. Assim, a equipe de TI pode traçar necessidades de otimização nos processos.
- Gerenciamento de erros e falhas: mapeia e classifica problemas que podem prejudicar a experiência do cliente na aplicação e fazer com que ele desista de finalizar a operação.
- Envio de alertas: a equipe de TI recebe informações atualizadas sempre que o APM encontra uma falha. Desta forma, a empresa pode agir rápido para consertar o problema antes que o usuário perceba.
Para escolher a ferramenta ideal, o primeiro passo é realizar um diagnóstico amplo das necessidades da empresa e definir quais são os indicadores-chave de sucesso. Com essas informações em mãos, fica mais fácil identificar a plataforma mais adequada.
As opções mais populares do mercado incluem: New Relic, AppDynamics, Datadog APM, Dynatrace e Splunk APM.
Embora compartilhem funções semelhantes, algumas se destacam pela análise de dados e rastreamento distribuído, enquanto outras usam a inteligência artificial para correção automática de problemas de desempenho.
Portanto, a escolha deve considerar o que melhor se alinha à estratégia da organização.
Afinal, vale a pena investir em um APM?
Oferecer uma boa experiência para o cliente é uma preocupação que deve estar presente em todas as interações da marca com o público, inclusive no ambiente digital. Pesquisar sobre o que é o APM e estar atualizado sobre as vantagens que esse software agrega para seus usuários pode ser o impulso que falta para o seu negócio escalar.
Portanto, se você ainda se questiona se vale a pena investir neste sistema, a resposta é: sim. Empresas que buscam eficiência e estabilidade em suas aplicações certamente já aplicam a ferramenta ou consideram a implementação.
E aí? Ficou claro o que é o APM, mas ainda não sabe como iniciar esse tipo de projeto? Fique tranquilo: a Safetec pode te ajudar. Somos uma consultoria especializada em soluções e serviços em nuvem e auxiliamos nossos clientes na jornada de transformação digital.
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