O Balcão Virtual com inteligência artificial (IA), desenvolvido a partir de uma parceria entre a Safetec e o Google, é uma plataforma completa para o setor público e ajuda a agilizar os atendimentos e facilitar o acesso à informação.
A ferramenta tem dois módulos. Um de atendimento, que permite organizar o suporte conforme a prioridade ou complexidade das solicitações e ainda acompanhar indicadores de desempenho, e um de transcrição automática de audiência.
Este último, inclusive, conta com recursos que facilitam a busca por informações específicas das sessões e traz mais transparência para o setor judiciário.
Quer entender como funciona e quais as vantagens de usar o Balcão Virtual? Então, continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber no guia a seguir!
Principais aprendizados neste artigo
- O Balcão Virtual da Safetec é uma ferramenta alimentada com inteligência artificial cujo objetivo é modernizar o setor público, tanto no setor de atendimento quanto no jurídico;
- O sistema oferece dois módulos: de atendimento (com chatbots, chats virtuais e videoconferências) e de transcrição automática de audiências (como resumos e busca inteligentes);
- A ferramenta pode ajudar a reduzir a burocracia no setor público e ainda diminuir as filas de atendimento, permitir a escalabilidade das operações e aumentar a eficiência dos procedimentos;
- O Balcão Virtual também permite analisar o desempenho dos atendimentos de maneira facilitada, pois entrega insights valiosos sobre as operações, como satisfação dos clientes e taxa de resolução dos problemas;
- Na comparação entre Balcão Virtual e ferramentas semelhantes, como o Microsoft Teams e Google Meet, a solução da Safetec sai na frente por oferecer mais funcionalidades úteis para o setor público.
O que é o Balcão Virtual?
O Balcão Virtual é uma ferramenta criada pela Safetec em parceria com o Google que busca eliminar gargalos no atendimento em órgãos públicos e promover a modernização do judiciário por meio da aplicação da inteligência artificial (IA) no setor público.
A plataforma oferece um sistema completo, dividido em dois módulos, que combina automação inteligente com interações humanas para proporcionar uma experiência eficiente e personalizada para os usuários.
Entenda melhor como funciona o Balcão Virtual e quais são as etapas da plataforma.
Como funciona o atendimento digital no setor público com o Balcão Virtual?
O módulo para automação do atendimento público do Balcão Virtual funciona em 5 etapas, que são:
- Pré-atendimento;
- Atendimento via chatbot;
- Interação humana;
- Serviço de videoconferência;
- Dashboard para gestão de atendimentos.
Veja mais detalhes a seguir!
1. Pré-atendimento
O atendimento digital no setor público com o Balcão Virtual começa no pré-atendimento. Neste ponto, o sistema organiza as filas de suporte com informações estratégicas a fim de priorizar as solicitações mais urgentes ou complexas.
2. Atendimento via chatbot
A segunda etapa do Balcão Virtual com inteligência artificial para atendimento é oferecer um suporte virtual inteligente, o famoso chatbot.
Essa inteligência artificial é capaz de lidar com mais de 70% dos processos recorrentes e se integra completamente aos sistemas legados da empresa para fornecer respostas mais rápidas e precisas e promover a redução de filas de atendimento.
3. Interação humana
Quando necessário, o usuário pode interagir diretamente com um atendente humano via chat. Dessa maneira, tem a possibilidade de anexar arquivos e fotos para uma comunicação mais eficaz.
4. Serviço de videoconferência
Adicionalmente, o serviço permite realizar videoconferências. Para isso, usa a inteligência e os recursos do Google Meet, como gravação de chamadas, eliminação de ruídos e auditoria, para uma comunicação mais produtiva.
Inclusive, você sabia que o Google Meet é uma solução muito versátil e que pode ser utilizada por organizações dos mais diversos segmentos? Assista ao webinar disponível em nosso canal no YouTube, no qual falamos sobre as melhores formas de utilizá-lo:
5. Dashboard para gestão de atendimentos
Para gestores e supervisores, o balcão online oferece dashboards completos, com indicadores de suporte personalizados, avaliações, tempo e número de atendimentos e gravações.
Esses recursos permitem uma análise detalhada do desempenho do suporte, o que permite realizar ajustes e implementar melhorias contínuas no serviço.
Quais são os principais recursos do módulo de atendimento?
O Balcão Virtual da Safetec é uma ferramenta avançada projetada para otimizar o atendimento ao cliente. Para chegar a esse resultado, oferece uma série de recursos essenciais para garantir eficiência, flexibilidade e qualidade no serviço prestado, como:
- fila de atendimento;
- indicações e insights;
- auditoria;
- integração com GOV.BR;
- histórico de atendimento.
Veja mais detalhes a seguir!
1. Fila de atendimento
Um dos principais recursos do Balcão Virtual da Safetec é a fila de suporte, que organiza as demandas com informações estratégicas prévias e permite a priorização adequada das solicitações.
A funcionalidade garante que as questões mais urgentes ou complexas sejam atendidas primeiro, o que aumenta a satisfação do cliente.
2. Indicações e insights
O balcão online também oferece indicações de insights. Dessa maneira, permite que os gestores gerem estratégias com base nos dados e números fornecidos pelos indicadores de atendimento dentro do sistema.
Inclusive, essa análise detalhada ajuda a identificar tendências, pontos de melhoria e oportunidades de inovação no serviço.
3. Auditoria
A auditoria é outro recurso importante do Balcão Virtual, pois proporciona um processo avançado de registro de dados para coletar informações personalizadas segundo as necessidades específicas da organização.
Assim, garante transparência, precisão e conformidade aos processos de atendimento.
4. Integração com GOV.BR
A integração com o GOV.BR e sistemas legados dos órgãos públicos é fundamental para garantir controle, gerenciamento e agilidade no suporte. Assim, facilita a comunicação e a colaboração entre diferentes setores e instituições.
Segundo o próprio GOV.BR, temos cerca de 155 milhões de pessoas cadastradas no sistema governamental. Atualmente, essa é uma importante ponte entre os cidadãos e diversos serviços públicos, além de ser uma forma de centralizar dados importantes dessas pessoas.
5. Histórico de atendimento
Por fim, o Balcão Virtual conta com um histórico de atendimentos completo. Assim, permite a administração eficiente de todas as interações com os clientes, o que inclui históricos, soluções e registros detalhados.
O recurso possibilita uma análise retrospectiva, a identificação de padrões e a tomada de decisões informadas para melhorar continuamente o serviço prestado.
Como funciona a transcrição automática de audiências no Balcão Virtual?
O módulo de transcrição inteligente de audiências do Balcão Virtual funciona a partir do uso da IA para identificar as falas em áudio e convertê-las em texto automaticamente. Para captar esses dados, a plataforma se conecta com os sistemas jurídicos e começa a transcrever imediatamente.
Aliás, a tecnologia da Safetec é tão precisa que consegue identificar o contexto das falas, além de reconhecer que há diferentes pessoas e quem pronunciou cada frase. Veja alguns dos recursos úteis dessa ferramenta no próximo tópico!
Quais os recursos do módulo de transcrição de audiências?
Os principais recursos do módulo de transcrição de audiências do Balcão Virtual são:
- busca inteligente;
- resumos automatizados;
- sugestões inteligentes.
Veja mais detalhes a respeito deste uso da IA no setor público logo abaixo!
1. Busca inteligente
Essa funcionalidade permite localizar palavras ou trechos específicos das audiências de forma facilitada. Basta informar o que deseja ouvir e deixar que a tecnologia faça uma varredura no vídeo para encontrar exatamente o que você precisa.
2. Resumos automatizados
Outra funcionalidade imperdível são os resumos automatizados. Na prática, permite que você sintetize as informações de uma audiência para conferir os destaques e observações mais importantes da sessão.
3. Sugestões inteligentes
O recurso de sugestões inteligentes usa a inteligência artificial generativa para identificar sentenças de audiências antigas. Dessa maneira, agiliza o trabalho dos juízes e o andamento dos processos.
Agora que você já sabe como funciona e quais são os recursos dos dois módulos do Balcão Virtual, que tal conferir as vantagens de usar a plataforma no setor público? Basta continuar a leitura!
Quais as vantagens do Balcão Virtual com IA para o setor público?
Usar o Balcão Virtual com inteligência artificial é vantajoso, pois promove:
- conveniência;
- redução de filas de atendimento;
- escalabilidade das operações;
- análise de desempenho;
- redução da burocracia;
- mais eficiência no acompanhamento de processos e atendimentos;
- acesso facilitado a informações públicas.
Confira mais detalhes!
1. Conveniência
Com um balcão virtual, os clientes podem acessar serviços e suporte a qualquer momento, de qualquer lugar, o que elimina a necessidade de deslocamento físico até uma sede ou filial.
Desse modo, proporciona mais comodidade, flexibilidade e ajuda a atender às demandas de um mundo cada vez mais conectado e digital.
2. Redução de filas de atendimento
O atendimento digital no setor público permite entregar uma resposta rápida e consistente às solicitações dos clientes.
Isso porque chatbots e sistemas de inteligência artificial estão disponíveis para fornecer informações instantâneas e resolver problemas comuns de forma eficaz. Assim, libera os recursos humanos para lidar com questões mais complexas e estratégicas.
3. Escalabilidade das operações
Outro benefício interessante é a escalabilidade. Com um balcão online, as organizações podem lidar com um volume maior de solicitações de maneira eficiente, sem comprometer a qualidade do serviço.
Esse ponto é especialmente importante em momentos de pico de demanda ou durante períodos de crescimento rápido.
4. Análise de desempenho
Os balcões virtuais também permitem uma análise detalhada do desempenho do suporte ao fornecer insights valiosos para aprimorar os processos e aumentar a satisfação do cliente.
Métricas como tempo médio de resposta, taxas de resolução e feedback do cliente podem ser facilmente monitoradas e utilizadas para implementar melhorias contínuas.
5. Redução da burocracia
Mais uma vantagem é que a ferramenta ajuda a eliminar gargalos no atendimento em órgãos públicos, principalmente por promover a redução da burocracia. E esse efeito vale tanto para os atendimentos quanto para o acesso a audiências, já que ambos podem ser usados pela internet.
6. Mais eficiência no acompanhamento de processos e atendimentos
Vale destacar que o Balcão Virtual aumenta a eficiência no acompanhamento dos processos, pois tudo pode ser feito online. Ademais, os recursos de busca e resumo inteligentes deixam o processo ainda mais fácil.
Nos atendimentos, você consegue acompanhar a evolução das solicitações e os feedbacks a fim de encontrar pontos de melhoria.
7. Acesso facilitado a informações públicas
Por fim, o Balcão Virtual facilita o acesso a informações públicas por ser fácil de usar e ter recursos que simplificam o atendimento e a pesquisa pelos registros de audiências.
Balcão Virtual da Safetec x outras empresas do mercado: afinal, quem se sai melhor?
É verdade que é possível encontrar no mercado outras plataformas de gestão de atendimento. Porém, o Balcão Virtual da Safetec se destaca pela sua riqueza de funcionalidades que visam atender às necessidades dos clientes.
Veja abaixo um comparativo da solução da Safetec com a de outras organizações.
Balcão Virtual x Microsoft Teams
O balcão online da Safetec tem serviços exclusivos que não estão disponíveis no Microsoft Teams.
Enquanto o Teams oferta comunicação e colaboração, o Balcão Virtual vai além e fornece um dashboard com métricas de uso, automação na governança das gravações, assistente de suporte interno e insights de performance.
As funcionalidades extras agregam valor ao gerenciamento e à análise do atendimento ao cliente. Em destaque, estão a abrangência e a eficácia do Balcão Virtual da Safetec em comparação com o Microsoft Teams.
Balcão Virtual x Zoom
Enquanto o Zoom oferece apenas comunicações por vídeo, o Balcão Virtual proporciona:
- dashboard com métricas de uso;
- automação na governança das gravações;
- assistente de suporte interno;
- insights e indicadores de performance;
- agendamento de atendimento;
- flexibilidade de multicanais.
Ou seja, com a Safetec você garante uma administração eficiente e abrangente do suporte ao cliente.
Balcão Virtual x Google Meet
Com o Google Meet é o mesmo: o sistema apresenta chamadas de áudio e vídeo, porém peca por não oferecer ferramentas que, de fato, auxiliem na gestão de atendimento.
Por esse motivo, o uso do balcão online da Safetec é uma maneira de unir os recursos tecnológicos da plataforma do Google com outras funcionalidades mais direcionadas.
Essas ferramentas extras aprimoram significativamente a eficiência e a qualidade do suporte ao cliente, trazem mais agilidade e economia para a sua organização e, ao mesmo tempo, dão aos clientes as respostas que eles procuram.
Experimente o Balcão Virtual da Safetec e otimize o setor público!
Como você viu neste guia, o Balcão Virtual da Safetec é uma ferramenta completa, já que oferece os recursos essenciais para uma boa gestão de atendimento e acesso à informação pelo público.
E sabia que você pode conferir como os dois módulos funcionam sem sair de casa? Solicite uma demonstração gratuita do Balcão Virtual e veja como a ferramenta pode modernizar (e desburocratizar) o setor público!
FAQ:
O que é o Balcão Virtual da Safetec?
O Balcão Virtual da Safetec é uma plataforma criada em parceria com o Google que funciona em dois módulos: o de gestão de atendimentos e o de transcrição de audiências. Ambos são impulsionados por inteligência artificial (IA) para trazer mais agilidade e precisão para as tarefas do dia a dia.
Como funciona a transcrição de audiências com IA?
A transcrição de audiências com IA funciona a partir do reconhecimento das falas e do contexto. Em seguida, a plataforma converte o conteúdo para o formato de texto e também pode elaborar resumos que sintetizam os principais pontos das sessões para facilitar a leitura.
Quais as vantagens do Balcão Virtual para o setor público?
As principais vantagens do Balcão Virtual para o setor público são:
- conveniência;
- escalabilidade;
- aumento da transparência;
- redução das filas de atendimento;
- facilidade de acesso à informação;
- redução da burocracia;
- aumento da eficiência.
Como o Balcão Virtual garante mais transparência nos processos públicos?
O Balcão Virtual garante mais transparência nos processos públicos por promover a acessibilidade. Assim, os cidadãos podem acessar e conferir as informações públicas das sessões com mais segurança e praticidade.
Como posso testar o Balcão Virtual da Safetec?
Você pode testar as funcionalidades do Balcão Virtual da Safetec gratuitamente com uma demonstração. Durante a demo, você pode ver, na prática, como os recursos funcionam e conferir todo o potencial da ferramenta de transformar as rotinas de trabalho no setor público.