Como a segurança na nuvem pode melhorar sua imagem

Segurança na área de TI e dados, atualmente, é uma necessidade, muitos dizem. Há o risco da perda de informações vitais para sua empresa, a confidencialidade de documentos e da comunicação, a disponibilidade das informações para a pessoa certa, na hora certa… tudo isso é considerado quando falamos em segurança da informação e, atualmente, segurança na nuvem.

Contudo, há um fator que poucos enxergam quando falamos sobre o assunto:o retorno ou as perdas em termos de imagem. Sim, a segurança na nuvem ou em sistemas, nos dias de hoje, refletem diretamente na forma com que as pessoas e o mercado percebem sua empresa ou seu negócio.
É difícil perceber isso quando atuamos em uma área distinta da tecnologia, mas tente imaginar o seguinte: que banco você utilizaria, um que emprega sistemas informatizados retrógrados e produz sucessivas falhas junto a clientes ou aquele que possui dados seguros na nuvem, que podem ser acessados de qualquer lugar?
Pois é, sem você perceber, seu público e sua clientela começaram, já há algum tempo, a avaliar também sua empresa conforme esses critérios, e talvez seja hora de você se dar conta disso. O mesmo ocorre em todo tipo de setor. Outro exemplo é uma simples administradora de condomínios. Esse tipo de empresa geralmente sequer é percebida entre sua “clientela” de condôminos e moradores. Contudo, algumas delas já permitem a moradores e locatários acessar e modificar dados digitalmente, acompanhar relatórios de gastos condominiais e enviar e receber documentos online, tudo de forma segura e rápida.
A nuvem está mudando a forma com que as empresas fazem negócios e atendem seus clientes, e também está modificando o modo com que percebemos as marcas. Muitos dos atributos de imagem de uma empresa ou marca, hoje em dia, passaram a ser mensurados publicamente pela presença digital – e segurança na nuvem é um desses termômetros.

Segurança na nuvem e reputação

Uma empresa na atualidade precisa zelar por sua imagem mais do que nunca. Em um mundo conectado, a reputação de uma companhia pode gerar milhares de novos clientes e prospects em minutos, mas também destruir mercados inteiros em um espaço ainda menor de tempo.
A segurança na nuvem é um dos fatores que influi nessa reputação e imagem. As pessoas se preocupam com seus dados, sua privacidade e com o tipo de relacionamento que podem ou não possuir com seu negócio, a depender da forma com que você encara seus dados e informações.
A cloud computing, apesar de algo relativamente novo, é hoje visto pelas pessoas como algo que permite uma maior acessibilidade, maior rapidez e, claro, mais segurança. A utilização de tecnologias na nuvem cria determinados valores e modificam o modo com que o cliente vê sua empresa. Em termos de imagem, alguns ganhos positivos geralmente surgem com o emprego de qualquer nova tecnologia:
  • Investimento. Empresas que empregam tecnologia e modernizam sua estrutura e serviços são vistas por clientes e pelo mercado como empresas que investem mais.
  • Atendimento. Nos dias de hoje, nos quais a maioria acessa a internet via celular, sistemas na nuvem são imediatamente percebidos como uma melhoria em termos de atendimento e prestação de serviços.
  • Agilidade. Empresas que já possuem serviços e plataformas na nuvem são vistas pelo mercado como mais ágeis, dinâmicas e donas de processos mais rápidos e produtivos.
  • Segurança. Claro que as ameaças existentes online são grandes, mas até por isso, o público geralmente vê empresas que manejam dados online como mais preocupadas com a segurança de suas informações, o que gera também atributos de confiança e credibilidade.
Empresas sujeitas a normas mais rigorosas de compliance, como empresas de capital aberto, por exemplo, ainda têm a ganhar financeiramente com a segurança na nuvem.
Conclusão
Investir na nuvem é algo atualmente necessário para a própria geração de novas oportunidades de negócio. Em um mundo conectado 24 horas por dia, o público simplesmente começa a ignorar aquelas empresas que não oferecem canais e possibilidade de acesso, comunicação e uso de seus serviços de forma digital.
Com essa tendência, o mercado passou a medir a imagem de uma empresa a partir do modo com que ela se comporta e se posiciona na nuvem, e novos atributos e métricas de desempenho surgiram e passaram a ser cobradas por um público cada vez mais conectado e exigente. A segurança, face às ameaças existentes no mundo online, é talvez um dos atributos mais presentes na construção da imagem de uma marca na internet.

E, em razão disso, sistemas na nuvem vêm se tornando cada vez mais populares, por sua maior conformidade em relação a normas e certificações na área de segurança da informação, e também maior acessibilidade para clientes e público em geral.