Google Workspace x Microsoft 365 x Zoho Workplace: manual!

A “disputa” Google Workspace x Microsoft 365 x Zoho Workplace é acirrada, já que as três ferramentas apresentam recursos e funcionalidades semelhantes, ainda que cada uma apresente alguns diferenciais. Logo, é comum ficar na dúvida sobre qual escolher. 

E, sim, esses diferenciais fazem bastante diferença no dia a dia. Em especial quando você precisa de um recurso disponível apenas em uma das plataformas. Para ajudar nesse processo tão importante, preparamos o artigo a seguir.

Nas próximas linhas, você encontra uma comparação completa entre os principais softwares de produtividade do mercado para decidir, por conta própria, qual é melhor: Microsoft 365, Google Workspace ou Zoho Workplace!

O que são o Google Workspace, o Microsoft 365 e o Zoho Workplace? 

Tanto o Google Workspace quanto o Microsoft 365 e o Zoho Workplace são ferramentas de produtividade em nuvem. Ou seja, plataformas que criam espaços virtuais colaborativos — que compilam diversos softwares — com o objetivo de facilitar a comunicação e agilizar o dia a dia das empresas. 

Por serem baseados em uma infraestrutura em nuvem, você acessa os três sistemas pela internet, de qualquer lugar do mundo. Precisa apenas ter um dispositivo compatível — como celular ou tablet — e uma conexão estável com a rede.

A adoção da nuvem é uma prática que ajuda a reduzir os custos operacionais e traz mais velocidade e flexibilidade para o dia a dia de trabalho das organizações. Aprenda quais são os desafios e por que o engajamento dos colaboradores é tão importante nesse processo de implementação!

Quais as vantagens de adotar uma solução em nuvem?

1. Aumento da produtividade

Uma das principais vantagens das ferramentas de colaboração em nuvem é o aumento da produtividade das equipes. Isso porque os softwares do gênero criam um espaço de trabalho virtual compartilhado.

Na prática, os times criam, editam e compartilham seus projetos com mais facilidade — inclusive com colegas remotos — para agilizar a execução das tarefas no dia a dia.

Além disso, as plataformas já contam com assistentes virtuais alimentados por inteligência artificial (IA). Assim, também automatizam tarefas repetitivas e geram conteúdos originais, como e-mails e planilhas baseadas nos dados reais da empresa. 

2. Mais segurança no dia a dia 

Outro ponto é que as ferramentas como Google Workspace, Microsoft 365 e Zoho Workplace são bastante seguras. Todas usam autenticação de dois fatores — você precisa confirmar sua identidade duas vezes antes de acessar o ecossistema — e criptografia.

Desse modo, suas mensagens ficam seguras, e você evita que terceiros invadam suas contas e vazem dados sensíveis de seus projetos. 

3. Melhora da comunicação e colaboração

O ambiente de trabalho virtual compartilhado entrega mais uma vantagem: a melhora da comunicação, já que suas equipes interagem em tempo real, de qualquer lugar do mundo, de maneira facilitada.

Devido a essa característica, também há o aumento da colaboração entre os times. 

Assim, todos atuam mais em conjunto durante a execução das tarefas, uma vez que você visualiza quaisquer alterações nos documentos à medida que acontecem e agenda videoconferências com poucos cliques.

4. Mais escalabilidade nas suas operações

Mesmo com diferentes recursos, na comparação entre Google Workspace, Microsoft 365 e Zoho Workplace, ressaltamos que todas as três ferramentas trazem mais escalabilidade para suas operações de negócios.

Ou seja, você potencializa suas ações sem precisar aumentar os investimentos em infraestrutura de TI, visto que acessa todos os sistemas on-line. 

5. Redução dos custos operacionais

As ferramentas colaborativas com estrutura em nuvem também ajudam na redução dos custos operacionais da sua empresa. Isso porque você não precisa montar todo um aparato interno para atender às demandas.

Basta assinar o plano de serviços mais adequado para sua realidade — e mostramos a comparação entre Google Workspace, Microsoft 365 e Zoho Workplace em relação aos valores mais à frente — e se conectar sua conta pela internet. 

Feito isso, você acessa todos os recursos disponíveis no seu pacote de serviços. Quer descobrir qual contratar? Então, continue a leitura, pois apresentaremos os principais no próximo tópico!

Quais os principais recursos do Google Workspace, do Microsoft 365 e do Zoho Workplace? 

1. Google Workspace 

O Google Workspace — que antes se chamava G Suite — é o conjunto de ferramentas colaborativas do Google. A plataforma reúne 14 aplicativos de produtividade e outros quatro voltados para segurança e gerenciamento das contas.

Entre as principais aplicações do Google Workspace, estão: 

  • Google Drive; 
  • Google Docs; 
  • Google Sheets;
  • Google Meet; 
  • Google Slides;
  • Google Calendar; 
  • Google Chat; e
  • Gmail. 

O Google Workspace também é uma plataforma 100% integrada. Isso significa que você acessa e conecta todos os aplicativos da empresa em uma única conta, o que facilita o compartilhamento de informações entre as equipes.

Mas não para por aí, já que o software se integra com aplicações de terceiros, como sistemas de contabilidade, de projetos ou de automação de e-mail e campanhas de marketing.

Ressaltamos, no entanto, que os planos de assinatura mais básicos colocam um limite de 300 usuários. Porém, existe a possibilidade de obter uma quantidade ilimitada de contas ativas simultâneas nos planos empresariais. 

Ademais, os assinantes contam com um espaço de armazenamento em nuvem de até 5 TB por usuário, o que é o ideal para companhias de grande porte, uma vez que esses negócios criam mais documentos e outros formatos de arquivo. 

Adotar uma ferramenta em nuvem é mais fácil do que você imagina. Veja tudo o que você precisa saber antes de migrar para o Google Workspace neste artigo!

2. Microsoft 365 

Microsoft 365 é o novo nome do antigo pacote Office e, assim como o Google Workspace, disponibiliza vários recursos essenciais para garantir a colaboração e aumentar a produtividade das empresas.

Entre os principais, estão aplicativos como:

  • Outlook; 
  • OneDrive; 
  • Word; 
  • Excel;
  • PowerPoint;
  • Microsoft Teams; e
  • Sharepoint.

Destacamos que todos esses recursos são integrados para facilitar a colaboração nas tarefas. Os planos ainda contam com espaço de armazenamento de 1TB por usuário e a possibilidade de criar 300 contas simultâneas para atender a todos os colaboradores de sua companhia. 

Uma das principais vantagens é que o Microsoft 365 oferece versões dos seus aplicativos para desktop.

Isso é, você acessa os recursos por meio de um ícone específico que fica visível na área de trabalho do seu computador. 

Desse modo, não precisa abrir seu navegador e procurar pela página da plataforma, o que é mais cômodo e faz com que migrar do Google Workspace para o Microsoft 365 seja interessante para as organizações que prezam pela praticidade. 

O Google Workspace e o Microsoft 365 são soluções com similaridades, mas que apresentam suas diferenças. Entenda melhor neste artigo, que ensina como escolher a solução em nuvem ideal para você!

3. Zoho Workplace 

Para finalizar o comparativo entre Google Workspace, Microsoft 365 e Zoho Workplace, a última solução em nuvem também conta com aplicativos de colaboração para escritório, como: 

  • Zoho Mail; 
  • Zoho Docs; 
  • Zoho Sheets; 
  • Zoho Show; 
  • Zoho Cliq; e
  • Zoho Meetings. 

O ecossistema virtual do Zoho também apresenta integração entre as aplicações internas e externas — como o aplicativo de comunicação empresarial Slack — e até mesmo um software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) próprio. 

A plataforma disponibiliza um espaço de armazenamento em nuvem de 10 GB nos planos gratuitos e 100 GB por usuário no pacote profissional. 

A mesma assinatura também dá direito a fazer videoconferências com 100 participantes e possibilidade de adicionar até 50 colaboradores em um mesmo documento. Todos os sistemas, entretanto, são on-line.

Ou seja, ao contrário do Microsoft 365, não existe versão para desktop. Para completar, muitos usuários acham que o Zoho Workplace perde um pouco em usabilidade. Mas esse detalhe é resolvido com o treinamento da sua equipe.

Agora que você já conhece os recursos do Google Workspace, do Microsoft 365 e do Zoho Workplace, que tal conferir quanto custa adotar cada uma dessas soluções? Para isso, continue a leitura e veja uma comparação entre os planos e preços das plataformas!

Antes, que tal ver uma comparação entre o Google Workspace e o Zoho Workplace para entender quais as diferenças — inclusive no preço — das duas plataformas!

Quais os planos e preços do Google Workspace, do Microsoft 365 e do Zoho Workplace? 

Os planos e preços do Google Workspace, do Microsoft 365 e do Zoho Workplace são variáveis e se adequam à realidade — e porte — dos negócios. Posto isso, confira os pacotes de serviços disponíveis nas três plataformas!

1. Google Workspace 

O Google Workspace oferece quatro planos empresariais. Veja quais são!

  • Business Start: custa R$ 28 mensais por usuário com 30 GB de armazenamento, controles de segurança e até 100 participantes nas videoconferências. 
  • Business Standard: R$ 70 por usuário, com 2 TB de armazenamento, segurança e gerenciamento de acesso e videoconferência para até 150 participantes.
  • Business Plus: R$ 105 mensais por usuário, com 5 TB de armazenamento, videoconferência para até 500 pessoas, página para agendar compromissos e segurança reforçada. 
  • Enterprise: além de todos os recursos do Business Plus, esse plano permite videoconferência com mil participantes e criptografia e controles de segurança avançados. O valor é personalizável e depende da quantidade de usuários.

Todos os pacotes oferecem integração completa com o ecossistema Google, e-mail comercial personalizado e o complemento com o Gemini, o assistente de IA da plataforma!

2. Microsoft 365 

O Microsoft 365 também disponibiliza estas quatro opções de planos para empresas:

  • Business Basic: pelo valor de R$ 29,80 mensal por usuário, oferece 1 TB de armazenamento, filtragem automática de malware e spam e suporte por telefone. 
  • Business Standard: por R$ 74,40 por mês, apresenta todos os recursos do Basic, versões para desktop dos principais aplicativos de produtividade e ferramentas de criação de vídeos e espaços colaborativos de trabalho. 
  • Business Premium: R$ 130,90 mensais para acessar os recursos adicionais de proteção avançada contra ataques virtuais e gerenciamento de acesso. 
  • Para pequenos e médios negócios: R$ 49,10 por mês, conta com versões de desktop das ferramentas de produtividade e 1 TB de armazenamento em nuvem. 

Os três primeiros planos também oferecem e-mail comercial personalizado e acesso ao Copilot, a inteligência artificial da Microsoft.

3. Zoho Workplace 

A mais econômica entre as três plataformas. Confira:

  • Workplace Standard: custa R$ 12 mensais por usuário e oferece 30 GB de armazenamento no e-mail, 10 GB no drive e suporta até 10 participantes nas videoconferências.
  • Workplace Professional: R$ 30 por mês, com armazenamento no e-mail e no drive de 100 GB e suporte para videoconferências com até 100 pessoas.

Os dois planos oferecem integração total entre os aplicativos do ecossistema Zoho e de terceiros e endereços de e-mail personalizáveis.

Google Workspace x Microsoft 365 x Zoho Workplace: como decidir qual adotar?

1. Qual o porte da sua empresa?

Defina quantos colaboradores você tem no seu negócio para conferir se precisa de um plano mais robusto e com usuários ilimitados ou de um mais básico.

2. Quais recursos você mais usa no dia a dia?

Quais aplicativos você mais usa no seu dia a dia? Precisa de integração com ferramentas de terceiros — como de gerenciamento de marketing? Faça uma lista dos recursos que mais usa para conferir qual solução os oferece.

3. Quais suas necessidades atuais?

De quanto de espaço de armazenamento precisa para operar? Suas videoconferências, no geral, atraem quantos participantes? Você edita os próprios vídeos? 

Nesse ponto, lembre-se de que as ferramentas do Google são mais fáceis de adotar, pois são mais comuns. Logo, seus colaboradores já devem estar acostumados com a interface, o que aumenta o engajamento.

4. Quanto você tem disponível para investir por mês?

Por último, considere seu bolso. Afinal, as funcionalidades das ferramentas são semelhantes, mas os valores diferem bastante. Portanto, analise se dinheiro não é problema e se você precisa de uma solução mais robusta ou quer economizar. 

Afinal, qual é melhor: Microsoft 365, Google Workspace ou Zoho Workplace? 

É difícil afirmar qual é o melhor sistema no comparativo entre Google Workspace, Microsoft 365 e Zoho Workplace.

Isso porque, como você notou, as três plataformas contam com recursos similares. Diante disso, a mais adequada é a que se encaixa à realidade da sua companhia. Ou seja, aquela que melhor atende às suas necessidades.

Se precisar de ajuda para escolher, conte com um especialista. A Safetec, por exemplo, mantém em seu quadro consultores experientes para analisar seu negócio e orientar você em relação às soluções em nuvem mais adequadas para sua realidade.

Agende um bate-papo para conversar sobre o futuro da sua empresa!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS