Como contratar com o Google Forms: passo a passo da seleção ao recrutamento

Como contratar com o Google Forms

Você sabia que existem maneiras de como contratar com o Google Forms? Uma ferramenta gratuita, simples, intuitiva e repleta de funcionalidades?

O processo de seleção e recrutamento, hoje, é extremamente beneficiado pela tecnologia, assim como inúmeras outros processos corporativos. Há algum tempo, as empresas anunciavam suas vagas nos jornais, em faculdades ou em empresas especializadas.

Mas precisavam aguardar o recebimento de currículos, realizar o primeiro filtro manualmente e, então, entrar em contato com cada um dos candidatos. Com a internet e as ferramentas digitais, todas as etapas de seleção podem ser realizadas online.

Inclusive a entrevista!

Conhecer soluções e estratégias que automatizem essas operações não é apenas útil para otimizar o tempo da equipe. Mas também para tornar o processo mais eficiente e estratégico para a empresa.

Quer saber como contratar com o Google Forms e as vantagens dessa ferramenta para o seu negócio?

Então, continue a leitura!

O que é Google Forms?

Antes de mostrarmos o passo a passo de como contratar com o Google Forms, precisamos conhecer melhor essa ferramenta e as inúmeras utilidades dela.

Como você já deve ter notado por aqui, o Google oferece inúmeras soluções inovadoras para automatizar processos, aumentar a produtividade, armazenar dados e documentos importantes. Além de fornecer insights valiosos para auxiliar no planejamento, elaboração de estratégias e monitoramento das ações de qualquer empresa.

Dentre as ferramentas, temos:

Hoje, falaremos um pouco mais sobre a solução para desenvolver formulários e como contratar com o Google Forms. Ele, como mencionado, é uma ferramenta com inúmeras possibilidades de criação, edição e compartilhamento de formulários.

Empresas e pessoas físicas podem acessar, gratuitamente, o Google Forms no desktop ou em dispositivos móveis. Ou por meio do Google Workspace, com funcionalidades e ferramentas compatíveis com o plano contratado.

Na página inicial é possível criar um formulário do começo ou utilizar a galeria de modelos, com diversas opções editáveis.

Quais as principais aplicações Google Forms no ambiente corporativo?

Como você já deve imaginar, o Google Forms pode ser utilizado não apenas no processo de seleção e recrutamento, mas também em outras situações corporativas. É possível, inclusive, se inspirar nos títulos dos modelos da galeria.

Como:

  • Coletar feedbacks de eventos, processos, cursos, implantação de novas ferramentas, estratégias etc;
  • Aplicar pesquisas e enquetes relacionadas à experiência dos colaboradores, ao clima organizacional, a bonificações e outras;
  • Compartilhar inscrições e confirmação de presença para eventos, cursos e treinamentos;
  • Avaliar conhecimentos e habilidades;
  • Colher informações pessoais;
  • Etc.

E, claro, é uma ótima ferramenta para utilizar no processo de seleção e recrutamento. Confira!

Maneiras de como usar Google Forms em seleção e recrutamento

Uma das maiores vantagens de saber como contratar com o Google Forms é a vasta gama de possibilidades que ele permite. Afinal, com a ferramenta de edição a empresa pode formular inúmeras perguntas, com formatos de respostas adequados ao processo de seleção e à expectativa em relação ao novo colaborador.

Por exemplo, para aplicar um filtro inicial, o formulário pode conter apenas respostas de múltipla escolha. Direto, otimizado e com resultados rápidos. Dessa forma, a empresa pode descartar candidatos que tenham características não alinhadas com a expectativa.

Neste caso, portanto, a ideia não é escolher os melhores e, sim, descartar aqueles que não preenchem os requisitos mais importantes.

Outra possibilidade é que o formulário seja mais aprofundado, com perguntas mais complexas e as respostas em aberto. Ou seja, o candidato deverá escrever conforme sua interpretação da questão.

Essa maneira de seleção é muito interessante para aplicar com menos candidatos, para afunilar realmente as melhores opções.

Otimizando, assim, o processo de seleção para estarem presentes na entrevista pessoal ou online apenas as opções mais interessantes para preencher a vaga.

20 Ideias de perguntas para inserir no Google Forms para seleção e recrutamento de novos colaboradores

  • Qual habilidade sua é mais elogiada no ambiente de trabalho?
  • Você já cometeu algum erro relacionado a essa habilidade? Se sim, como resolveu a situação?
  • Prazo, qualidade, delegar funções, eficiência, potencial de melhoria no processo. Elenque esses itens conforme a urgência deles, quando você precisa realizar uma atividade/projeto.
  • Por que saiu do seu último emprego?
  • Fale brevemente sobre a sua experiência profissional. Acontecimentos mais importantes, maiores conquistas, situações que marcaram sua jornada, etc.
  • Como é o ambiente de trabalho ideal para você?
  • Qual a sua maior dificuldade ao trabalhar em grupo?
  • Conte sobre a sua experiência com o conhecimento X (WordPress, Soft skills, customer experience, cloud computing, Data Science, Help Desk etc);
  • Como você se descreveria em uma situação de alta pressão?
  • Qual a sua expectativa salarial?
  • Você gostaria de saber algo a mais sobre a empresa, a vaga, o processo de recrutamento ou outros?
  • Possui interesse em outras áreas da empresa? Se sim, qual?
  • Por que gostaria de trabalhar conosco?
  • Das novas metodologias e tendências de trabalho, qual você acredita que pode trazer mais valor para a empresa? Employee Experience, trabalho híbrido, metodologias ágeis, soft skills, otimização da carga de trabalho ou outra que você considere mais relevante.
  • Para resolver problemas novos, você prefere testar soluções já existentes ou pensar em novas estratégias? E quando o tempo é muito curto?
  • Você prefere organização e padronização, ou flexibilidade e autonomia?
  • Qual ferramenta de trabalho é indispensável para garantir a qualidade e eficiência das suas atividades?
  • Você trabalha melhor sozinho ou em grupo?
  • Como você encara tendências e inovações? Procura absorver o mais rápido possível para não perder vantagem competitiva? Pondera e analisa os possíveis ganhos para ver se elas realmente valem a pena? Ou espera para verificar os resultados reais de outras pessoas e/ou empresa?
  • Qual a sua disponibilidade para iniciar, caso conquiste a vaga?

Essas são apenas algumas perguntas que podem ser colocadas no formulário de recrutamento e seleção. O ideal, no entanto, é que você personalize os questionamentos segundo os objetivos do cargo, a visão da empresa e a expectativa para esse novo colaborador.

Cuidado para não conduzir a questão para a resposta que o recrutador gostaria de ler. Isso, claro, pode trazer um viés não positivo e, assim, comprometer a análise das respostas.

Como contratar com o Google Forms: passo a passo

Agora você já está preparado para dar início ao passo a passo de como contratar com o Google Forms. O processo é muito simples e intuitivo, mas elencamos as etapas principais para facilitar a criação, edição e compartilhamento do seu formulário de seleção.

  • Passo 1

O primeiro passo de como contratar com o Google Forms é definir qual estratégia será utilizada. Ou seja, você cogita desenvolver um formulário aprofundado, simples, com múltipla escolha. E, claro, ter em mãos o planejamento de seleção e recrutamento.

Uma dica muito interessante para ser objetivo e eficiente na criação do formulário é ter claro a visão e as expectativas da empresa para esse novo colaborador.

Em primeiro lugar, acesse o site do Google Forms, e selecione a opção “Ir para formulários Google”. Isso irá te redirecionar para o painel de criação da ferramenta.

  • Passo 2

O segundo passo é definir onde o formulário será realizado, no desktop ou em algum dispositivo móvel. A primeira opção é mais indicada para a criação, apesar do aplicativo ser adaptado aos dispositivos móveis, o manuseio no computador é, para a maioria, mais prático.

Acesse, portanto, o site do Google Forms, ou o app, faça o login e vá para a aba de formulários. Em seguida, você precisa analisar se pretende utilizar um modelo pronto ou criar o formulário do zero.

Na primeira opção, basta clicar no símbolo “+”, na seção “Em branco”, como na imagem abaixo:

Como contratar com o Google Forms

  • Passo 3

Agora preencha as informações necessárias. Como título e descrição. Este passo de como contratar com o Google Forms é o mesmo para layouts prontos ou novo modelo. Na primeira opção, basta editar o que já está proposto no modelo.

  • Passo 4

Agora, está na hora de editar as perguntas. Como mencionado, existem inúmeras ferramentas de edição. Você pode inserir a pergunta, definir qual será o tipo de resposta (curta, longa, ou múltipla escolha), inserir alternativas, duplicar o bloco, inserir imagem ou vídeo.

E uma possibilidade muito interessante é inserir um espaço para o candidato fazer o download do seu currículo.

Além da possibilidade de importar perguntas já desenvolvidas em um documento e definir se aquela resposta é obrigatória.

Ah! É interessante mencionar que você consegue personalizar o formulário, alterando cores, formatos e, inclusive, inserindo uma imagem de capa.

E, caso seja interessante para a estratégia da empresa, é possível adicionar colaboradores.

Assim a equipe envolvida na área pode editar, inserir sugestões etc.

  • Passo 5

O último passo é o compartilhamento do formulário. Para isso, ao finalizar o formulário, clique na opção “Enviar”. Em seguida aparecerá uma aba com todas as ferramentas de envio, como:

  • Enviar por e-mail, com a possibilidade de editar o título e a mensagem que aparecerá para o candidato;
  • Criar um link compartilhável, que pode ser copiado e enviado por aplicativos de mensagens, e-mail etc;
  • Incorporar HTML para colocá-la no blog ou site da empresa.

Confira: Sabe como compartilhar arquivo no Google Drive? Aprenda já!

Pronto, agora é aguardar as respostas dos candidatos e analisar qual ou quais deles se encaixam melhor para a vaga oferecida.

Modernize a sua estrutura tecnológica com o Google!

Quer descobrir mais sobre essa e outras ferramentas Google, aumentar a produtividade do seu time, a eficiência das estratégias e automatizar processos do seu negócio? Então, modernize suas estrutura tecnológica com a Safetec, Google Partner!

Fale com um de nossos especialistas e comece agora mesmo!

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS