Construindo uma comunicação eficaz com ferramentas de colaboração

Sistema de comunicação interna

Para as empresas, a comunicação eficaz não é apenas desejável, mas sim uma parte fundamental dos processos, seja para o sucesso das equipes, da corporação e dos seus clientes.

A troca de informações precisa ser ágil, clara e acessível, independentemente de onde os colaboradores estejam.

Por isso, contar com as ferramentas certas pode transformar a maneira como seu time se conecta, trabalha em conjunto e atinge resultados. Neste guia, vamos mostrar como as melhores soluções em tecnologia podem elevar a comunicação da sua empresa a um novo patamar.

O conteúdo completo foi desenvolvido a partir da parceria entre o Zoho Workplace e a Safetec, empresas que se destacam no desenvolvimento e oferta de soluções inovadoras para a gestão de empresas.

A Safetec, localizada no Porto Digital de Recife, tem mais de 19 anos de experiência no setor da tecnologia e das soluções de computação em nuvem. É uma consultoria capaz de ajudar a otimizar a produtividade das empresas dos mais variados setores.

A sua colaboração com a Zoho é estratégica para entregar soluções integradas, personalizadas e completas às corporações.

Então, vamos lá? Confira as dicas dessas duas empresas especializadas e acelere os resultados do seu negócio!

Desafios da construção de uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho

Segundo pesquisa da Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), as empresas estão, cada vez mais, investindo na melhoria da comunicação interna.

O estudo entrevistou 285 representantes de empresas brasileiras, onde 88% dos CEOS demonstraram a valorização da comunicação interna.

Apesar do entendimento da importância dessa área, ela ainda sofre com falhas, já que construir uma comunicação eficaz no ambiente de trabalho envolve superar desafios que podem variar dependendo do tamanho e da estrutura da equipe. Confira exemplos:

Falta de clareza e objetividade  

Mensagens vagas ou com excesso de informações podem confundir a sua equipe. É essencial priorizar clareza e concisão.

Barreiras tecnológicas  

O uso inadequado ou falta de treinamento sobre as ferramentas de comunicação digital pode dificultar a interação, especialmente em equipes híbridas ou remotas.

Diferentes estilos de comunicação  

Cada pessoa tem uma forma distinta de expressar ideias, o que pode gerar mal-entendidos. Como solução, é preciso reconhecer essas diferenças e adaptá-las.

Falta de feedback  

Sem um retorno claro sobre o que foi comunicado, as pessoas podem não saber se entenderam a mensagem ou atenderam às expectativas.

Entenda como construir uma cultura de feedback!

Ruído na comunicação  

Informações irrelevantes ou distrações podem atrapalhar mensagens importantes, reduzindo a eficácia das interações.

Falta de alinhamento cultural  

Equipes diversas, compostas por membros de diferentes culturas e até idiomas, enfrentam desafios relacionados à interpretação de gestos, tom ou linguagem.

Deficiência de canais adequados  

Usar ferramentas inadequadas para cada contexto, como e-mails para conversas que precisam ter uma resolução urgente, compromete a eficiência.

Para superar esses desafios, é essencial investir em treinamentos sobre as ferramentas certas (como intranets sociais, chats e videoconferências), ideais para cultivar um ambiente onde os colaboradores sintam-se à vontade para expressar ideias e dúvidas.

Descubra as melhores práticas para a comunicação assertiva no local de trabalho!

Confira as dicas de ferramentas a seguir!

4 ferramentas que te ajudam a ter uma comunicação eficaz com seu time   

Nem todas as mensagens devem ser transmitidas da mesma forma, por isso, a sua equipe deve ter um canal de comunicação específico para cada situação: sejam chats rápidos, longas reuniões, e-mails formais e outras opções.

Além de facilitar a comunicação e a colaboração, boas ferramentas evitam que muitos dados sejam acumulados em apenas um canal, sobrecarregando a plataforma, gerando desorganização e dificuldade para encontrar os dados certos.

As ferramentas devem permitir uma boa troca, com organização e colaboração em tempo real, sem que os colaboradores se vejam num mar de informações deslocadas. Confira quatro ferramentas que tornam a comunicação empresarial mais ágil e eficaz.

1. Zoho Cliq  

Ideal para comunicação instantânea, o Zoho Cliq é o chat corporativo que, além de permitir conversas em tempo real, também suporta videochamadas.

Com recursos de canais para te ajudar a organizar as conversas segundo projetos, a equipe se mantém conectada e bem informada, podendo ainda registrar as informações importantes e achá-las facilmente.

2. Zoho Connect  

O Zoho Connect é uma intranet social corporativa, ou seja, funciona como uma verdadeira rede social corporativa que centraliza discussões importantes e atualizações da sua equipe.

Com fóruns, enquetes e posts, o Zoho Connect facilita a colaboração e incentiva a troca de ideias entre os profissionais do seu time.

3. Zoho Mail  

O Zoho Mail é o seu e-mail corporativo que vai muito além, já que integra funções de calendário, tarefas e notas, bem como uma segurança robusta com filtros anti-spam.

Sua interface profissional e organizada permite uma comunicação clara, ideal para alinhamentos e comunicados.

4. Zoho Meeting  

A ferramenta é completa para suprir as necessidades da sua empresa em hospedagem de videoconferências e webinars.

Com áudio e vídeo de alta qualidade, compartilhamento de tela e gravações, o Zoho Meeting garante encontros produtivos, mesmo com equipes remotas.

Conheça o Zoho Workplace 

O Zoho Workplace é justamente a solução otimizada, suíte de produtividade e plataforma completa que reúne diversas ferramentas essenciais para a colaboração, comunicação e gestão de tarefas na sua empresa.

Além dos aplicativos já falados, o Zoho Workplace tem:

  • Zoho Writer: Editor de texto colaborativo com funcionalidades avançadas.

  • Zoho Sheet: Planilhas com recursos de análise de dados e automações inteligentes.

  • Zoho Show: Criação de apresentações impactantes de forma intuitiva, com diversos modelos prontos personalizáveis.

  • Zoho WorkDrive: Armazenamento seguro em nuvem com compartilhamento colaborativo.

E mais: são 8 aplicativos inclusos na plataforma, e todas vão ajudar o seu escritório a crescer!

Com uma interface intuitiva e integração entre os aplicativos da própria Zoho e com terceiros, o Zoho Workplace é ideal para gerar eficiência e conectividade nos seus processos.

As ferramentas se comunicam perfeitamente, evitando redundâncias e a perda de tempo ao trocar constantemente de interface para cumprir tarefas.

Ideal tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações, conta com proteção robusta dos dados e controles de privacidade.

Além de tudo, o seu grande diferencial está no excelente custo-benefício, com planos acessíveis e personalizáveis que eliminam a necessidade de múltiplas licenças de diferentes fornecedores.

Conheça o Zoho Workplace e gere a comunicação eficaz da sua empresa através dos melhores canais!

Com o Zoho Workplace, a sua empresa ganha uma plataforma completa para potencializar a produtividade e a colaboração – pelo melhor preço!

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