Avançar em inovação é uma jornada que envolve diversos fatores, além do investimento em tecnologia. É preciso integrar soluções, pessoas, planejamento e estratégia. E reconhecer o nível de maturidade digital em que seu negócio se encontra é um primeiro passo importante.
Esse diagnóstico faz toda a diferença nessa caminhada. Afinal, só assim será possível identificar as características do momento atual para ser capaz de traçar metas claras sobre os patamares que se deseja atingir em médio e longo prazo.
De acordo com insights de um estudo da PwC em parceria com a Fundação Dom Cabral, as organizações brasileiras estão cada vez mais cientes sobre a relevância da inovação para o crescimento e sustentabilidade ao longo dos anos. No entanto, questões culturais e de estrutura são os principais obstáculos para progredir e implementar melhorias deste tipo.
E você, já se perguntou sobre a situação do seu negócio? Neste artigo, você descobre como medir a maturidade digital e que ações podem ser úteis para acelerar a transformação digital no ambiente corporativo.
Boa leitura!
Maturidade digital: o que é e por que é tão importante?
Maturidade digital é um processo de evolução que demonstra a capacidade da empresa de aplicar a inovação de forma estratégica para aprimorar sua rotina e seus serviços. É a habilidade de usar a tecnologia de forma integrada para alavancar a produtividade organizacional.
Analisar esse posicionamento engloba diversos aspectos e é essencial para o futuro de um negócio. Afinal, companhias que se adaptam às novas tecnologias e conseguem rapidamente incorporá-las ao dia a dia têm mais chances de permanecerem competitivas no mercado.
Portanto, explorar a inovação tecnológica a favor do ambiente corporativo significa otimizar investimentos, ser ágil em aproveitar oportunidades e, consequentemente, se destacar e lucrar mais.
Quais são os diferentes níveis de maturidade digital?
Os níveis de maturidade digital indicam o estágio de transformação de uma organização. Embora as classificações variem, seus significados são semelhantes. As empresas se classificam em:
- nascentes;
- emergentes ou conservadoras;
- conectadas;
- multimomento.
Acompanhe para entender as diferenças entre esses tipos.
1. Nascentes
São organizações que usam dados provenientes de terceiros, como Google Ads e Facebook, por exemplo, para pautarem suas ações de marketing.
Em geral, não têm sistemas próprios de gestão do relacionamento com seus clientes e suas lideranças continuam céticas com relação às oportunidades que a inovação tecnológica pode proporcionar.
2. Emergentes ou conservadoras
Neste ponto, já existe certo avanço. A empresa já captura e processa dados por conta própria, por meio de estratégias como formulários e landing pages. Já consegue coordenar ações balizadas por insights vindos desses insumos e usufrui de ferramentas analíticas com eficiência.
Além disso, a visão da liderança com relação à importância da tecnologia já é mais ampla e aberta. Pode ter sistemas mais inteligentes e bem estruturados, que dialogam entre si e entregam informações consistentes, que direcionam a tomada de decisão.
3. Conectadas
Negócios que contam com equipes dedicadas na análise de dados e especialistas em métricas. Seus processos são bem definidos e com indicadores claros de desempenho. Coletam informações de diferentes fontes, o que permite obter conclusões confiáveis e embasadas.
4. Multimomento
Este seria o ponto em que muitas empresas almejam chegar, mas poucas conseguem. Neste cenário, a organização está apta para potencializar sua operação por meio da multicanalidade.
Ou seja, garante integração entre dados online e offline, o que a torna mais atrativa para seus clientes. Também conta com mentalidade coletiva focada em inovar e ambiente propício para a criatividade.
A essa altura, você deve se questionar: qual é meu índice de maturidade digital? O que devo verificar para chegar a uma conclusão? É o que veremos a seguir!
Como medir a maturidade digital?
Para medir a maturidade digital da empresa, é fundamental analisar fatores qualitativos e quantitativos. Veja os principais aspectos a avaliar:
- cultura interna: ainda existe resistência à inovação? Como a tecnologia ou a adoção de sistemas e ferramentas se alinham aos indicadores de sucesso da organização?
- capacitação da equipe: o seu time tem habilidades técnicas e comportamentais propícias à inovação? Ter uma visão clara sobre as lacunas de conhecimento da equipe é primordial para levantar pontos de desenvolvimento.
- aplicação de sistemas e dados: como está a gestão de dados da organização? Existem softwares que contribuem para a produtividade ou os procedimentos ainda são primordialmente manuais?
Para responder a esses questionamentos, revise criteriosamente os processos existentes e colha impressões da equipe.
Esse mapeamento pode incluir formulários, condução de entrevistas e também listar métricas digitais, como o tempo médio de carregamento do site da empresa, taxa de conversão das visitas em vendas e resultados de estratégias de marketing online.
Como superar desafios e dar os próximos passos na maturidade digital?
Cerca de 75% das empresas consideram que a transformação digital tem um papel estratégico. E, de fato, negócios que querem escrever os próximos capítulos de suas histórias com diferencial precisam inserir a inovação tecnológica em suas ações cotidianas.
Para alcançar níveis mais elevados de maturidade digital, é fundamental atrelar a tecnologia ao objetivo em comum. Qual o caminho que sua marca deseja seguir? E como a inovação pode preencher necessidades e acelerar esse ritmo?
Para viabilizar a transformação digital, é preciso implantar diretrizes claras para todo o time e capacitar as pessoas para liderar essas mudanças. Desta forma, será possível fomentar uma cultura organizacional que promova a melhoria contínua com o suporte de soluções tecnológicas adequadas às demandas do negócio.
Mas se você não sabe ao certo como começar e quer apoio especializado para avançar em maturidade digital, a Safetec pode ser sua grande parceira.
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