Maturidade digital: o que é? Quais são os níveis? Saiba medir!

maturidade digital

Avançar em inovação é uma jornada que envolve diversos fatores, além do investimento em tecnologia. É preciso integrar soluções, pessoas, planejamento e estratégia. E reconhecer o nível de maturidade digital em que seu negócio se encontra é um primeiro passo importante.

Esse diagnóstico faz toda a diferença nessa caminhada. Afinal, só assim será possível identificar as características do momento atual para ser capaz de traçar metas claras sobre os patamares que se deseja atingir em médio e longo prazo.

De acordo com insights de um estudo da PwC em parceria com a Fundação Dom Cabral, as organizações brasileiras estão cada vez mais cientes sobre a relevância da inovação para o crescimento e sustentabilidade ao longo dos anos. No entanto, questões culturais e de estrutura são os principais obstáculos para progredir e implementar melhorias deste tipo.

E você, já se perguntou sobre a situação do seu negócio? Neste artigo, você descobre como medir a maturidade digital e que ações podem ser úteis para acelerar a transformação digital no ambiente corporativo.

Boa leitura!

Maturidade digital: o que é e por que é tão importante?

Maturidade digital é um processo de evolução que demonstra a capacidade da empresa de aplicar a inovação de forma estratégica para aprimorar sua rotina e seus serviços. É a habilidade de usar a tecnologia de forma integrada para alavancar a produtividade organizacional.

Analisar esse posicionamento engloba diversos aspectos e é essencial para o futuro de um negócio. Afinal, companhias que se adaptam às novas tecnologias e conseguem rapidamente incorporá-las ao dia a dia têm mais chances de permanecerem competitivas no mercado.

Portanto, explorar a inovação tecnológica a favor do ambiente corporativo significa otimizar investimentos, ser ágil em aproveitar oportunidades e, consequentemente, se destacar e lucrar mais.

Quais são os diferentes níveis de maturidade digital?

Os níveis de maturidade digital indicam o estágio de transformação de uma organização. Embora as classificações variem, seus significados são semelhantes. As empresas se classificam em:

  1. nascentes;
  2. emergentes ou conservadoras;
  3. conectadas;
  4. multimomento. 

 

Acompanhe para entender as diferenças entre esses tipos.

1. Nascentes

São organizações que usam dados provenientes de terceiros, como Google Ads e Facebook, por exemplo, para pautarem suas ações de marketing.

Em geral, não têm sistemas próprios de gestão do relacionamento com seus clientes e suas lideranças continuam céticas com relação às oportunidades que a inovação tecnológica pode proporcionar.

2. Emergentes ou conservadoras

Neste ponto, já existe certo avanço. A empresa já captura e processa dados por conta própria, por meio de estratégias como formulários e landing pages. Já consegue coordenar ações balizadas por insights vindos desses insumos e usufrui de ferramentas analíticas com eficiência.

Além disso, a visão da liderança com relação à importância da tecnologia já é mais ampla e aberta. Pode ter sistemas mais inteligentes e bem estruturados, que dialogam entre si e entregam informações consistentes, que direcionam a tomada de decisão.

3. Conectadas

Negócios que contam com equipes dedicadas na análise de dados e especialistas em métricas. Seus processos são bem definidos e com indicadores claros de desempenho. Coletam informações de diferentes fontes, o que permite obter conclusões confiáveis e embasadas.

4. Multimomento

Este seria o ponto em que muitas empresas almejam chegar, mas poucas conseguem. Neste cenário, a organização está apta para potencializar sua operação por meio da multicanalidade. 

Ou seja, garante integração entre dados online e offline, o que a torna mais atrativa para seus clientes. Também conta com mentalidade coletiva focada em inovar e ambiente propício para a criatividade. 

A essa altura, você deve se questionar: qual é meu índice de maturidade digital? O que devo verificar para chegar a uma conclusão? É o que veremos a seguir!

Como medir a maturidade digital?

Para medir a maturidade digital da empresa, é fundamental analisar fatores qualitativos e quantitativos. Veja os principais aspectos a avaliar:

  • cultura interna: ainda existe resistência à inovação? Como a tecnologia ou a adoção de sistemas e ferramentas se alinham aos indicadores de sucesso da organização?
  • capacitação da equipe: o seu time tem habilidades técnicas e comportamentais propícias à inovação? Ter uma visão clara sobre as lacunas de conhecimento da equipe é primordial para levantar pontos de desenvolvimento.
  • aplicação de sistemas e dados: como está a gestão de dados da organização? Existem softwares que contribuem para a produtividade ou os procedimentos ainda são primordialmente manuais?

 

Para responder a esses questionamentos, revise criteriosamente os processos existentes e colha impressões da equipe.

Esse mapeamento pode incluir formulários, condução de entrevistas e também listar métricas digitais, como o tempo médio de carregamento do site da empresa, taxa de conversão das visitas em vendas e resultados de estratégias de marketing online.

Como superar desafios e dar os próximos passos na maturidade digital?

Cerca de 75% das empresas consideram que a transformação digital tem um papel estratégico. E, de fato, negócios que querem escrever os próximos capítulos de suas histórias com diferencial precisam inserir a inovação tecnológica em suas ações cotidianas.

Para alcançar níveis mais elevados de maturidade digital, é fundamental atrelar a tecnologia ao objetivo em comum. Qual o caminho que sua marca deseja seguir? E como a inovação pode preencher necessidades e acelerar esse ritmo?

Para viabilizar a transformação digital, é preciso implantar diretrizes claras para todo o time e capacitar as pessoas para liderar essas mudanças. Desta forma, será possível fomentar uma cultura organizacional que promova a melhoria contínua com o suporte de soluções tecnológicas adequadas às demandas do negócio.

Mas se você não sabe ao certo como começar e quer apoio especializado para avançar em maturidade digital, a Safetec pode ser sua grande parceira.

Com mais de 20 anos de mercado, temos expertise para compreender o ecossistema de cada cliente e atuar na busca por soluções eficazes para suas demandas. Por meio de um diagnóstico criterioso, indicamos as ferramentas e tecnologias mais adequadas para o momento da sua empresa.

Entre agora em contato com a Safetec e vamos juntos promover a aceleração da transformação digital do seu negócio.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS