O access management, também conhecido como IAM, é um importante recurso de controle de acesso aos sistemas internos das empresas e, portanto, restringe a visualização de seus dados sensíveis.
Prova desta importância é a perspectiva de que o mercado de gerenciamento de acessos movimente mais de 43 bilhões de dólares até 2029, segundo o Statista. Tal crescimento se dá pela confiabilidade do sistema, que traz mais segurança e conformidade para as empresas.
Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois nas próximas linhas explicamos o que é, as vantagens e como implementar IAM no seu negócio. Vamos lá?
O que é gerenciamento de acesso (IAM)?
O identity and access management (IAM) (gerenciamento de identidade e acesso, em português) é um agrupamento de processos, ferramentas e políticas adotados para controlar quem pode acessar os sistemas de uma empresa (como e-mails corporativos e softwares). É uma maneira de garantir que apenas pessoas autorizadas visualizem os dados.
Na prática, os sistemas de access management criam um tipo de identificação para cada usuário, o que faz com que todo acesso se torne único.
Aliás, é possível usar os recursos de IAM, para estabelecer níveis de acesso aos sistemas. Isto é, determinar quem visualiza o quê conforme as funções de cada pessoa na empresa.
O objetivo é proteger as informações do negócio contra pessoas (ou organizações) maliciosas que podem, por exemplo, roubar informações sensíveis para proveito próprio.
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Quais os principais componentes de IAM?
Agora que você entendeu o que é gerenciamento de acesso (IAM), conheça os principais componentes desse tipo de sistema:
- autenticação: verifica que determinado usuário realmente é quem diz ser;
- autorização: determina os níveis de acesso (quais informações cada usuário pode acessar);
- auditoria: acompanha todos os acessos para identificar ameaças ao encontrar uma tentativa de login considerada suspeita (que fuja do padrão habitual);
- gerenciamento de identidade: armazena e controla todos os dados referentes às identidades e autorizações de acesso dos usuários.
Quais as vantagens do IAM para as empresas?
1. Aumento da segurança de dados
Uma das principais vantagens do IAM é o aumento da segurança de dados das companhias.
Isso porque limita o acesso aos sistemas internos ao pessoal autorizado, o que reduz os riscos de violação das informações por terceiros.
2. Conformidade regulatória
O access management também ajuda as empresas a cumprirem com as regulamentações vigentes, especialmente para setores como o de saúde, que frequentemente lidam com dados sensíveis e, por isso, seguem regras mais rígidas.
Neste caso do exemplo, o access management possibilita a liberação do acesso apenas às informações estritamente necessárias para a realização do trabalho.
3. Simplificação dos acessos
Por último, o access management simplifica e otimiza os acessos aos sistemas internos das empresas, uma vez que centraliza e padroniza a entrega das credenciais, tornando-a mais ágil.
Isso porque o gerenciamento acontece no próprio sistema que visualiza as informações para a liberação (como confirmação de participação em um projeto ou mudança de cargo).
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Quais os principais desafios da implementação do access management?
Um dos principais desafios da implementação do access management nas empresas é a complexidade técnica dos sistemas que, por vezes, são difíceis de compreender e adotar por pessoas mais leigas.
Os usuários (colaboradores) também podem pensar que a adoção do access management traz mais complexidade à rotina, tornando-a mais morosa. A objeção tende a causar uma resistência de aceitação, superada pelas empresas com uma comunicação clara e objetiva.
Como implementar o IAM no seu negócio? Melhores práticas
1. Defina suas políticas de acesso
O primeiro passo para implementar o IAM é definir as políticas de acesso da empresa. Em outras palavras: estabelecer que nível de colaborador pode visualizar cada tipo de dado.
Essa divisão pode seguir o grau hierárquico, mas lembre-se considerar também as informações necessárias para que cada um realize seu trabalho.
2. Adote uma autenticação multifator
Também adote uma autenticação multifator, que permite o acesso apenas caso os usuários confirmem suas identidades de mais de uma maneira, como inserir uma senha única e uma temporária enviada por mensagem de texto.
3. Estabeleça princípios de least privilege
Os dados sensíveis da empresa não podem ficar disponíveis para todos — o que gera brechas de segurança. Por isso, ao implementar o IAM, estabeleça os princípios de least privilege (privilégio mínimo, em português).
Isso significa que apenas informações estritamente necessárias são compartilhadas com todos os usuários.
4. Facilite o processo de adoção
Ao mesmo tempo, prepare-se para responder às dúvidas e, se preciso, realizar mudanças conforme o nível de aceitação dos usuários à adoção do IAM.
No mais, acompanhe todas as etapas para garantir que a implementação siga as políticas de acesso estabelecidas previamente.
5. Escolha uma ferramenta completa
Para finalizar, conte com uma ferramenta de IAM robusta e que entregue:
- segurança;
- integração com todos os sistemas da sua empresa;
- conformidade regulatória;
- diferentes mecanismos de autenticação;
- facilidade de uso.
Assim, você garante a proteção dos seus dados sensíveis e a adoção da solução por todos da empresa, de maneira homogênea e tranquila.
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