O que é access management? Por que é importante? + Dicas

access management

O access management, também conhecido como IAM, é um importante recurso de controle de acesso aos sistemas internos das empresas e, portanto, restringe a visualização de seus dados sensíveis. 

Prova desta importância é a perspectiva de que o mercado de gerenciamento de acessos movimente mais de 43 bilhões de dólares até 2029, segundo o Statista. Tal crescimento se dá pela confiabilidade do sistema, que traz mais segurança e conformidade para as empresas.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois nas próximas linhas explicamos o que é, as vantagens e como implementar IAM no seu negócio. Vamos lá?

O que é gerenciamento de acesso (IAM)? 

O identity and access management (IAM) (gerenciamento de identidade e acesso, em português) é um agrupamento de processos, ferramentas e políticas adotados para controlar quem pode acessar os sistemas de uma empresa (como e-mails corporativos e softwares). É uma maneira de garantir que apenas pessoas autorizadas visualizem os dados.

Na prática, os sistemas de access management criam um tipo de identificação para cada usuário, o que faz com que todo acesso se torne único. 

Aliás, é possível usar os recursos de IAM, para estabelecer níveis de acesso aos sistemas. Isto é, determinar quem visualiza o quê conforme as funções de cada pessoa na empresa. 

O objetivo é proteger as informações do negócio contra pessoas (ou organizações) maliciosas que podem, por exemplo, roubar informações sensíveis para proveito próprio. 

Aproveite para ler: Segurança de informações — melhores soluções de privacidade e compliance

Quais os principais componentes de IAM?

Agora que você entendeu o que é gerenciamento de acesso (IAM), conheça os principais componentes desse tipo de sistema:

  • autenticação: verifica que determinado usuário realmente é quem diz ser;
  • autorização: determina os níveis de acesso (quais informações cada usuário pode acessar); 
  • auditoria: acompanha todos os acessos para identificar ameaças ao encontrar uma tentativa de login considerada suspeita (que fuja do padrão habitual); 
  • gerenciamento de identidade: armazena e controla todos os dados referentes às identidades e autorizações de acesso dos usuários.

Quais as vantagens do IAM para as empresas?

1. Aumento da segurança de dados 

Uma das principais vantagens do IAM é o aumento da segurança de dados das companhias. 

Isso porque limita o acesso aos sistemas internos ao pessoal autorizado, o que reduz os riscos de violação das informações por terceiros.

2. Conformidade regulatória 

O access management também ajuda as empresas a cumprirem com as regulamentações vigentes, especialmente para setores como o de saúde, que frequentemente lidam com dados sensíveis e, por isso, seguem regras mais rígidas.

Neste caso do exemplo, o access management possibilita a liberação do acesso apenas às informações estritamente necessárias para a realização do trabalho. 

3. Simplificação dos acessos

Por último, o access management simplifica e otimiza os acessos aos sistemas internos das empresas, uma vez que centraliza e padroniza a entrega das credenciais, tornando-a mais ágil. 

Isso porque o gerenciamento acontece no próprio sistema que visualiza as informações para a liberação (como confirmação de participação em um projeto ou mudança de cargo).

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Quais os principais desafios da implementação do access management?

Um dos principais desafios da implementação do access management nas empresas é a complexidade técnica dos sistemas que, por vezes, são difíceis de compreender e adotar por pessoas mais leigas.

Os usuários (colaboradores) também podem pensar que a adoção do access management traz mais complexidade à rotina, tornando-a mais morosa. A objeção tende a causar uma resistência de aceitação, superada pelas empresas com uma comunicação clara e objetiva.

Como implementar o IAM no seu negócio? Melhores práticas 

1. Defina suas políticas de acesso

O primeiro passo para implementar o IAM é definir as políticas de acesso da empresa. Em outras palavras: estabelecer que nível de colaborador pode visualizar cada tipo de dado.

Essa divisão pode seguir o grau hierárquico, mas lembre-se considerar também as informações necessárias para que cada um realize seu trabalho.

2. Adote uma autenticação multifator 

Também adote uma autenticação multifator, que permite o acesso apenas caso os usuários confirmem suas identidades de mais de uma maneira, como inserir uma senha única e uma temporária enviada por mensagem de texto. 

3. Estabeleça princípios de least privilege

Os dados sensíveis da empresa não podem ficar disponíveis para todos — o que gera brechas de segurança. Por isso, ao implementar o IAM, estabeleça os princípios de least privilege (privilégio mínimo, em português).

Isso significa que apenas informações estritamente necessárias são compartilhadas com todos os usuários. 

4. Facilite o processo de adoção

Ao mesmo tempo, prepare-se para responder às dúvidas e, se preciso, realizar mudanças conforme o nível de aceitação dos usuários à adoção do IAM. 

No mais, acompanhe todas as etapas para garantir que a implementação siga as políticas de acesso estabelecidas previamente.

5. Escolha uma ferramenta completa

Para finalizar, conte com uma ferramenta de IAM robusta e que entregue:

  • segurança; 
  • integração com todos os sistemas da sua empresa; 
  • conformidade regulatória; 
  • diferentes mecanismos de autenticação; 
  • facilidade de uso. 

Assim, você garante a proteção dos seus dados sensíveis e a adoção da solução por todos da empresa, de maneira homogênea e tranquila. 

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