Ataque DDoS: o que é, como funciona + 5 ações para evitar

ataque DDoS

Proteger a empresa de invasores e ataques cibernéticos é essencial para manter sua sustentabilidade e reputação. E este trabalho pode ser desafiador, uma vez que existem diferentes tipos de invasões, como o ataque DDoS.

Os números comprovam que fugir das ameaças está cada vez mais difícil. De acordo com o relatório The State of Cyber Security 2025, o ano de 2024 registrou um aumento de 44% no número de ciberataques com relação ao período anterior.

Logo, entender cada modalidade e identificar formas de blindar a organização é o melhor caminho para traçar planos de ação contra os criminosos.

Acompanhe este artigo até o fim e saiba como funciona o ataque DDoS e quais medidas de segurança da informação você pode colocar em prática para minimizar este risco.

Como funciona o ataque DDoS?

DDoS é uma sigla para Distributed Denial of Service, ou seja, Negação Distribuída de Serviço. Trata-se de um formato que utiliza vários computadores ao mesmo tempo para “distribuir” e coordenar os ataques em direção a um mesmo alvo. 

Além de computadores, qualquer dispositivo inteligente também pode integrar esse grupo de máquinas “zumbis” para obedecer às ordens do atacante.

O intuito é gerar um volume exorbitante de envio de dados para uma página e gerar sobrecarga no servidor. Com o aumento no tráfego, o site fica fora do ar ou extremamente lento, o que inviabiliza a navegação para seus usuários.

Há algumas ocorrências famosas que evidenciam a que ponto este volume de conexões pode chegar. Em 2023, o Google mitigou um ataque DDoS que atingiu 398 milhões de solicitações por segundo. Outro caso famoso e mais antigo foi do GitHub, que registrou um pico de 1,3 terabyte por segundo no tráfego.

Fica nítido que até mesmo as organizações mais consolidadas estão suscetíveis a este tipo de crime, que é ainda mais complexo do que o DoS, ou simplesmente Denial of Service (Negação de Serviço).

Isto porque, como o hacker pode controlar várias máquinas ou dispositivos inteligentes simultaneamente para enviar as requisições, é quase impossível localizar a fonte original do comando e bloqueá-la. Já no caso do DoS, a invasão tem somente uma origem.

Embora não tenha o objetivo principal de roubo de dados, essa categoria de ameaça pode acarretar prejuízos significativos. Afinal, não tem como prever a duração de um ataque DDoS.

E, enquanto a situação permanecer, a marca pode perder inúmeros clientes, além de sofrer graves consequências para a sua imagem diante do mercado. É comum ainda ver motivações políticas ou ideológicas para esse tipo de ataque.

Por outro lado, a situação pode ser uma estratégia dos criminosos para “distrair” a empresa e identificar outras vulnerabilidades que possibilitem a infiltração no sistema e o vazamento de informações.

Como evitar o ataque DDoS? 5 ações para implementar

Conhecer as melhores práticas para mitigar o ataque DDoS no contexto atual é o melhor caminho para prevenir dores de cabeça e perdas relevantes. Vale lembrar que o hacker pode pedir grandes valores para interromper o processo.

Embora não exista uma fórmula mágica, conceitos básicos, como o reforço de medidas de emergência e ferramentas de segurança, precisam estar em dia.

Ainda tem dúvidas sobre como evitar ataques DDoS? Veja abaixo 5 atitudes para tomar ainda hoje:

  1. monitore seu tráfego;
  2. proteja seus acessos;
  3. atualize seus sistemas;
  4. tenha um plano de ação;
  5. treine sua equipe.

 

Agora, veja como colocar cada uma dessas ações em prática. 

1. Monitore seu tráfego

Invista em softwares que identificam padrões de acesso. Assim, será viável detectar anomalias que podem indicar que a empresa está sob risco de ataque.

O sistema poderá apontar sinais como aumento anormal na quantidade de requisições ou acessos suspeitos, de origens fora do comum para o seu site, por exemplo.

Algumas páginas preferem, inclusive, limitar o acesso a regiões preestabelecidas. Digamos que a sua empresa não atenda usuários fora do território nacional. Neste caso, é possível impedir a entrada do público proveniente de outros países. 

Porém, tenha em mente que é necessário avaliar se a medida não compromete a estratégia da organização.

2. Proteja seus acessos

Cheque como anda a segurança dos usuários e da equipe que atua na manutenção da página. Aplicar a autenticação multifator e exigir senhas fortes são altamente recomendáveis.

3. Atualize seus sistemas

Prezar pela atualização de softwares e sistemas bloqueia brechas que podem ser alvos dos hackers em um ataque DDoS. Já existem soluções que enviam notificações sobre a medida ou realizam essa manutenção de forma automática.

4. Tenha um plano de ação

Por melhor que seja a sua barreira de segurança, sua empresa tem que se preparar para eventualidades. Construa um plano robusto de resposta aos incidentes de segurança para saber como agir em caso de um ataque DDoS.

5. Treine sua equipe

Orientar o time acerca dos riscos de um ataque cibernético é uma tarefa contínua, já que a responsabilidade pela segurança dos dados da empresa é uma responsabilidade compartilhada.

Ou seja, é dever de todos garantir o cumprimento das políticas de segurança. E ensinar aos colaboradores o papel que eles têm na contenção de invasores também está entre as melhores práticas para mitigar ataques DDoS.

Como a Safetec pode ajudar sua empresa a se proteger contra um ataque DDoS?

A Safetec é uma empresa de consultoria especializada em oferecer serviços e soluções na nuvem para empresas. E nós podemos ser seu grande parceiro para traçar as melhores ações de blindagem do seu negócio contra ataques DDoS e outras investidas dos criminosos digitais.

Oferecemos uma gama completa de atividades focadas em maximizar a segurança de seus processos e aplicações. Nossos serviços abrangem:

  • gestão de incidentes para garantir a continuidade da operação diante de ocorrências ou falhas de segurança;
  • implementação e manutenção de soluções que protejam seus sistemas contra ameaças externas;
  • garantia de atualizações regulares dos aplicativos, o que assegura a sua infraestrutura;
  • e supervisão contínua da performance e segurança dos apps em tempo real, com resposta ágil diante de qualquer problema.

 

Todos os tópicos são exemplos de como podemos contribuir para tornar a sua jornada de transformação digital mais eficiente e blindada contra invasões como os ataques DDoS. E essas atividades incluem assistência técnica especializada e disponível para solucionar problemas com agilidade.

Fique de fora das estatísticas e garanta uma operação estável, robusta e sem complicações para a sua organização. Entre em contato com a Safetec para saber mais sobre nossas iniciativas de proteção contra ataques DDoS e outras ameaças que podem impedir o crescimento dos negócios.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS