Automação em nuvem: o que é e como funciona?

automação em nuvem

A automação em nuvem é uma das melhores vantagens de migrar para os serviços em cloud. Além de mais segurança, redução de falhas, economia e aumento de produtividade, empresas que adotam essa tecnologia crescem mais rápido e com maior rentabilidade.

Isso porque a automação em nuvem permite que os colaboradores e gestores foquem energia, capital e tempo em tarefas e soluções muito mais estratégicas, que fazem parte do core business e que máquinas não podem realizar.

Assim, inúmeros processos e planejamentos se tornam mais eficientes, com retornos melhores, e a empresa pode aumentar o seu potencial competitivo e de crescimento.

Com este e outros ganhos cada vez mais evidentes, a computação em nuvem e todas as suas ramificações deixaram de ser uma tendência e se tornaram elementos fundamentais para a manutenção das organizações.

Inclusive, um relatório da Gartner prevê que, até 2027, esse será o método mais difundido nas companhias e o principal motor das estratégias de inovação empresarial.

Hoje, a opção de uso pode ser de nuvem pública, privada, multicloud ou híbrida. Mas o fato é que organizações que ainda não automatizam suas operações em rede já estão em desvantagem e correm sério risco de se tornarem ultrapassadas.

Mas você sabe exatamente o que significa automação em nuvem, quais os impactos dela no dia a dia e como colocá-la em prática? Não? Então, fique até o final para obter essas e outras respostas sobre automação em nuvem!

Principais aprendizados

  • A automação em nuvem transfere tarefas repetitivas e operacionais para sistemas inteligentes, o que libera o time para focar em atividades mais estratégicas. Esse redirecionamento melhora a produtividade, reduz erros humanos e fortalece o core business da empresa.
  • Processos como provisionamento de recursos, backup automático, escalabilidade, segurança e monitoramento podem ser automatizados com ferramentas específicas. 
  • A redução de custos é um benefício direto da automação em nuvem, já que há menor ociosidade de recursos, menos retrabalho e mais controle sobre o uso da infraestrutura. Com métricas definidas, é possível reduzir ou escalar operações conforme a demanda.
  • A automação melhora a segurança das operações ao aplicar atualizações automáticas, validar permissões de acesso e identificar falhas em tempo real. Esse nível de controle fortalece a conformidade com regulamentações e protege dados sensíveis.

Para implementar a automação com sucesso, é necessário mapear os ativos tecnológicos, definir indicadores de performance e escolher ferramentas compatíveis com a infraestrutura existente. Consultorias especializadas, como a Safetec, ajudam a personalizar o processo e acelerar os resultados.

O que é automação em nuvem?

Automação de processos na nuvem é o uso da tecnologia para realizar atividades com baixa ou nenhuma interferência humana. Ou seja, deixar a cargo de máquinas e soluções em rede a operacionalização de funções de diversas naturezas para trazer mais agilidade e segurança para as operações.

Quando falamos especificamente da nuvem, nos referimos a uma parte da automação de TI ocasionada pela transferência das cargas de trabalho na nuvem. Como o armazenamento de banco de dados que sai do desktop ou de um pen drive e migra para o Google Drive.

O objetivo da computação em nuvem para as empresas é retirar os limites de potencial e crescimento determinados pela estrutura física das organizações.

Desta forma, é possível criar, desenvolver, armazenar, monitorar, compartilhar e colaborar mais e melhor, sem a necessidade de um investimento proporcional à robustez desejada.

Ao transferir as aplicações para ferramentas de cloud computing, também podemos automatizar, devido à tecnologia, algumas funções que, normalmente, seriam operacionalizadas por colaboradores.

Imagine, por exemplo, que uma empresa realize a migração de sistemas para o multicloud. Ao executar essa ação, o negócio terá que disponibilizar um colaborador ou uma equipe para monitorar, manter e proteger as aplicações e recursos em cada uma delas, além de garantir a integração e desenvolver estratégias e políticas específicas.

Com essa tecnologia, por outro lado, ocorre o gerenciamento automatizado em nuvem. E, como você já deve imaginar, esta operação resulta em inúmeras vantagens e benefícios para as empresas, seus colaboradores e, indiretamente, para os clientes. Confira abaixo!

Por que implementar o gerenciamento automatizado na nuvem?

Implementar a automação de processos na nuvem é uma boa ideia porque simplifica tarefas bastante complexas para gerenciar manualmente, uma vez que envolve um grande volume de dados e informações sensíveis.

Posto isto, podemos afirmar que automatizar a rede ajuda a reduzir falhas e aumentar a eficiência operacional dos negócios. Isso porque os sistemas têm uma capacidade muito maior de processamento e, ao contrário dos humanos, não se confundem ou se distraem.

Graças a essas características, é possível melhorar a experiência dos usuários nas redes, já que eles não ficam “presos” em tarefas repetitivas e, por vezes, enfadonhas.

Quais os benefícios da automação em nuvem?

A migração para a nuvem é um processo que gera ganhos imensuráveis para empresas de todos os tipos, nichos e portes. Isso porque possibilita o acesso a uma infraestrutura tecnológica muito mais robusta com investimentos menores.

Mas, quando falamos mais especificamente dos benefícios na nuvem, há impactos positivos em outras áreas e funções. Veja a seguir!

1. Queda na incidência de erros

Um dos maiores benefícios da automação em nuvem é a minimização de tarefas operacionalizadas manualmente, o que, naturalmente, diminui a possibilidade de falhas e erros humanos que, apesar de naturais, podem gerar retrabalho, custos e até mesmo gargalos de segurança.

Além disso, a automação em nuvem também facilita a integração entre sistemas, aplicações e setores da empresa. A alta comunicabilidade, em tempo real, garante a atualização das informações, minimiza os ruídos e o compartilhamento de informações erradas.

Sem contar que esse controle de falhas também gera economia de custos para a empresa!

2. Controle no provisionamento e desprovisionamento de recursos tecnológicos

A migração para a nuvem aumenta o potencial de escalabilidade e de flexibilidade da infraestrutura digital empresarial. Como mencionamos acima, é possível investir menos em soluções e recursos muito mais robustos.

Na questão da automação, por exemplo, os gestores podem definir parâmetros e métricas para controlar o provisionamento dos recursos conforme a demanda. Desta maneira, é possível escalar a infraestrutura para cima ou para baixo de maneira automática.

Este detalhe minimiza o tempo de ociosidade dos recursos e evita sobrecarga em casos de picos de acesso.

3. Ganho de produtividade

A automação de processos em nuvem transfere para a tecnologia diversas atividades repetitivas e pouco estratégicas para a empresa. Com isso, os colaboradores podem focar tempo, conhecimento e energia em ações de maior valor que façam parte do core business.

Assim, temos um ganho de produtividade em todas as atividades, pois os profissionais exercem sua expertise em tarefas de maior valor estratégico.

4. Ainda mais segurança em processos em nuvem e locais

A segurança é um ponto-chave para qualquer planejamento de migração. Inclusive, é uma das maiores preocupações dos gestores na tomada de decisão sobre migrar ou não, o que transferir para a nuvem e qual plataforma escolher.

Ao optar por bons parceiros, a empresa pode ganhar ainda mais segurança nestes e em outros processos. Afinal, o fornecedor da nuvem executa automaticamente o monitoramento, a fiscalização, as atualizações e o suporte.

O que garante a conformidade com diretrizes e regulamentações em todas as áreas abrangidas pela automação de sistemas em nuvem, como a proteção dos dados sensíveis.

5. Disponibilidade

Por fim, o último item da lista de benefícios da automação na nuvem é a disponibilidade. Com a queda de erros e interrupções, somada à flexibilidade e ao aumento da segurança e eficiência, este já é um ganho esperado, não é mesmo?

Desta forma, com a automação, os usuários conseguem acessar as informações necessárias quando e de onde quiserem.

Agora que você já conhece os benefícios da automação de processos em nuvem, vamos ver como usá-la?

Quais processos de gerenciamento da nuvem podem ser automatizados?

A lista de processos que você pode automatizar na nuvem é enorme. Mas, para resumir, listamos os principais logo abaixo, que são:

  • criação de redes e serviços de forma automática, conforme o surgimento de demandas;
  • monitoramento de possíveis falhas nos sistemas, envio de alertas para os usuários e correção de problemas mais simples;
  • gerenciamento dos protocolos de segurança, como permissões de acesso e sistemas de proteção contra ameaças cibernéticas;
  • escalabilidade automática das operações para evitar desperdício de recursos e perda de tempo em tarefas de baixo valor estratégico;
  • criação de cópias de segurança automáticas e restauração rápida de arquivos.

Para aproveitar os benefícios e automatizar esses e outros processos, no entanto, você deve saber como implementar a solução na sua empresa. Veja as dicas abaixo!

Como iniciar a automação de processos na nuvem?

O primeiro passo para começar a aproveitar os ganhos da automação na nuvem é realizar o mapeamento dos ativos, recursos e processos tecnológicos da empresa. Com esta etapa, é possível verificar quais pontos operam com menos eficiência e, assim, identificar o potencial de automação da empresa.

Concluído este passo, você está pronto para o segundo: o planejamento. Baseado na demanda do seu negócio e em pontos em que a automação pode — e deve — melhorar, é possível elencar:

  • melhores soluções;
  • ferramentas e recursos tecnológicos necessários, como o Google Cloud para automação;
  • investimento;
  • cronograma de automação de processos;
  • quais equipes ficarão encarregadas de cada etapa;
  • planos e estratégias de treinamento e capacitação do seu time;
  • definição de indicadores e métodos de monitoramento para acompanhar a performance da automação de processos em nuvem.

Por fim, o último passo é a prática! E contar com as ferramentas corretas permitirá que a sua empresa usufrua de todos os benefícios da automação em nuvem com segurança.

Mas um alerta muito importante: procure soluções personalizáveis. O processo de migração e de automação não é universal, muito pelo contrário, deve atender às necessidades, objetivos e possibilidades da sua corporação.

E fique atento ao potencial de integração da plataforma em nuvem escolhida com a sua infraestrutura tecnológica. Afinal, a ideia é otimizar recursos e aproveitá-los da melhor forma possível!

Precisa de ajuda na modernização da sua estrutura tecnológica para começar o processo de automação de processos na nuvem de uma maneira inteligente, efetiva e segura?

A Safetec, uma Google Partner, pode te auxiliar nessa transformação digital e na implementação de máquinas virtuais e servidores na nuvem com eficiência e rapidez.

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua infraestrutura de trabalho.

FAQ: perguntas frequentes sobre automação em nuvem

O que é automação na nuvem?

A automação na nuvem envolve o uso de ferramentas para automatizar o gerenciamento das infraestruturas de TI. O objetivo é executar tarefas sem intervenção humana para aumentar a eficiência. A aplicação prática inclui atividades de backups, monitoramento de segurança, provisionamento de recursos e escalabilidade de servidores.

Quais as vantagens da automação na nuvem?

A automação na nuvem é vantajosa para as empresas, pois melhora a eficiência operacional, aumenta a segurança dos sistemas e das operações e reduz os custos. Adicionalmente, permite escalar as atividades com mais rapidez, visualizar falhas em tempo real e reduzir os erros humanos para uma resolução mais ágil dos problemas.

Como funciona a automação em nuvem?

A automação de processos na nuvem funciona mediante o uso de ferramentas de gerenciamento e de inteligência artificial que seguem scripts programados para executar tarefas repetitivas. Inclusive, é possível escalar as operações para aplicar o conceito em servidores de grande porte com segurança.

Quais processos podem ser automatizados na nuvem?

É possível automatizar diversos processos na nuvem, como:

  • análise de desenvolvimento;
  • configuração e provisionamento de serviços;
  • realização de backups;
  • checkups regulares de segurança.

Como implementar a automação na nuvem?

O passo a passo para implementar a automação na nuvem inclui: definição de objetivos, escolha das ferramentas e configuração dos processos. Para tanto, você pode contar com plataformas como o Google Cloud e parceiros autorizados, como a Safetec, para uma operação mais fluida e segura.

 

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS