O modelo de gestão de negócio escalável visa alavancar o crescimento da organização para atingir metas mais arrojadas, no menor prazo e, principalmente, sem aumentar os custos da operação. Parece incrível, mas aí vem a pergunta: funciona?
Como qualquer outra metodologia, os resultados variam de um caso para outro. Contudo, as oportunidades de sucesso são claras.
Para ter uma ideia do potencial de escalar seu negócio, de acordo com o Distrito, até 2023, o mercado brasileiro de startups recebeu mais de US$ 36 bilhões em investimentos. Essas empresas emergentes e focadas em soluções tecnológicas são um prato cheio para a escalabilidade.
Portanto, vale a pena conhecer mais sobre o modelo de gestão e como colocá-lo em prática!
Continue a leitura!
O que é um negócio escalável?
Um negócio escalável é um modelo de negócio que cresce com rapidez, relevância e excelente aproveitamento de recursos. Quando essa característica do modelo de negócio é aplicada, o objetivo é aumentar as receitas de forma expressiva, sem que os custos aumentem na mesma proporção.
Isso é possível porque, nos segmentos que permitem a escalabilidade, o custo de produção não muda conforme a demanda. Geralmente, as empresas que mais se adaptam ao modelo são as que comercializam soluções em tecnologia, infoprodutos e serviços digitais.
Os produtos e serviços digitais, bens de consumo não palpáveis como cursos on-line e consultorias, são mais adequados por esse motivo. Nesses casos, o desenvolvimento do conteúdo é o investimento principal. Após essa etapa, o esforço recorrente deve se focar em ações de divulgação, como estratégias de marketing e promoções.
É possível aplicar o modelo de negócio escalável para produtos físicos e serviços presenciais, mas o investimento em produção, manutenção e monitoramento é maior.
No mundo real, estabelecer, alcançar e manter um padrão de qualidade consistente, independentemente de onde estiver, costuma ser mais desafiador.
Eventualmente, é necessário atualizar softwares e ferramentas digitais, mas o impacto dessa demanda é muito pequeno.
Principais características de um negócio escalável
Entre as características de um negócio escalável, destacam-se:
- ser compreensível e fácil de reproduzir em diferentes níveis de especialização;
- oferecer produtos ou serviços inovadores, de alto valor agregado e com excelente demanda no mercado;
- envolver processos automatizados;
- permitir fabricação, reprodução e distribuição em larga escala;
- ser replicável e ampliável.
Desafios para escalar um negócio
O modelo escalável permite acelerar o crescimento, aumentar a flexibilidade e reduzir custos em longo prazo. Porém, apesar dessas vantagens, é preciso reconhecer que o segmento enfrenta desafios específicos.
Nesse contexto, há uma linha tênue entre conquistar sucesso duradouro ou se tornar defasado antes de ser notado pelo público-alvo.
Assim, mesmo que a viabilidade de um negócio escalável se estenda por um período prolongado, é prudente preparar-se para futuras alterações. Nesse sentido, considere:
- acompanhar o desempenho e avaliar regularmente o produto;
- manter softwares e conteúdos digitais atualizados e confiáveis;
- investir na expansão contínua e coerente;
- dominar os aspectos técnicos e diferenciais.
1. Acompanhar o desempenho e avaliar regularmente o produto
Para conquistar bons resultados e manter-se no caminho certo, um negócio escalável deve monitorar constantemente seu desempenho. Simultaneamente, vale a pena avaliar como o mercado de consumo se comporta e como essa perspectiva afeta o produto ou serviço em oferta.
Mudanças na vida dos compradores, novos concorrentes e alterações de normas são exemplos do que pode impactar a performance.
2. Manter softwares e conteúdos digitais atualizados e confiáveis
Novas soluções e tecnologias chegam ao mercado constantemente, o que gera oportunidades interessantes para escalar seu negócio. Contudo, esse ritmo também cria dificuldades e obstáculos.
Principalmente no caso de produtos digitais, como e-books, mentorias e softwares, é essencial manter o conteúdo atual, confiável, relevante, seguro e útil. Dentro do possível, você deve se blindar contra oferecer informações defasadas, vulnerabilidades de segurança de dados e ferramentas ultrapassadas.
3. Investir na expansão contínua e coerente
Para evitar o crescimento desorganizado, o seu empreendimento precisa de valores e qualidades bem definidas. Quanto mais clara for a essência do negócio, mais simples será para padronizar a operação e obter resultados preditivos.
4. Dominar aspectos técnicos e diferenciais
Um negócio escalável precisa dominar os aspectos técnicos dos seus produtos e serviços, a fim de manter os seus diferenciais em evidência. Mais que exclusividade, é essencial demonstrar objetividade e propósito para romper as barreiras.
Junto disso, a base técnica ajuda a determinar o alcance das suas soluções, além de facilitar a visualização dos benefícios conquistados pelos clientes.
Como fazer um negócio escalável?
Para criar o seu próprio negócio escalável, é necessário:
- definir o nicho de mercado que deseja atuar;
- analisar os produtos do segmento que já estão no mercado;
- organizar o planejamento com um modelo de negócios;
- criar campanhas de marketing digital;
- lançar uma versão de testes do seu produto;
- avaliar o feedback dos clientes e repetir o processo até chegar à versão final;
- monitorar o desempenho em longo prazo.
Exemplos de negócios escaláveis
Os negócios escaláveis envolvem categorias de serviços e produtos digitais, que apresentam baixo custo de produção e podem ser replicados indefinidamente. Mesmo em projetos de longa vida útil, a necessidade de atualização é pontual e varia de intensidade conforme o nicho adotado.
Para exemplificar essas qualidades, confira exemplos de negócios escaláveis!
Softwares
O desenvolvimento de softwares e aplicativos cresceu bastante com a evolução dos dispositivos móveis, que estão cada vez mais potentes. Mesmo assim, a estruturação desses programas permanece acessível e relevante.
Além de apps, as plataformas SaaS (software as a service), que disponibilizam ferramentas e funcionalidades por assinatura mensal, como Zendesk, Slack e ClickUp são exemplos de negócios escaláveis. Isso porque é simples ajustar e reproduzir o produto ou serviço em diferentes pacotes com cobrança recorrente.
Marketplaces
Os marketplaces são plataformas de compra on-line que reúnem anúncios de diversos vendedores. Em certos casos, oferece recursos adicionais para facilitar as transações e envios de produtos. Porém, na maioria das vezes o anúncio não é publicado pelo próprio site.
Esses sistemas já funcionam há bastante tempo. Entre os mais famosos, estão o Mercado Livre e a Amazon.
Cursos on-line / Infoprodutos
A venda de cursos on-line, infoprodutos e livros eletrônicos exige um custo quase nulo de produção. Dessa forma, as vendas são altamente lucrativas, ajudam a criar uma presença digital forte e podem originar outras fontes de renda, como criação de conteúdo para redes sociais, mentorias e coaching.
Como a tecnologia impulsiona a escalabilidade?
A tecnologia é a principal aliada da escalabilidade, já que permite criar um produto digital ou serviço relevante, capaz de atender demandas específicas e desenvolvido com custo muito baixo.
Nesse contexto, o destaque fica por conta do cloud computing. As tecnologias em nuvem apresentam recursos para automação, análise de dados, personalização de propostas e muitas outras ferramentas.
Desse modo, é possível afirmar que a transformação digital da sociedade é diretamente responsável pela formação dos pilares que sustentam negócios escaláveis.
Benefícios da nuvem para a escalabilidade de negócios
Os serviços em nuvem proporcionam benefícios e estímulos importantes para a escalabilidade dos negócios. As principais, você conhece a seguir.
Flexibilidade e agilidade operacional
Um negócio escalável deve ser flexível e capaz de se ajustar facilmente às variações do mercado. Porém, acompanhar as mudanças e ter agilidade operacional para fazer as adaptações manualmente não é uma tarefa simples.
Aí, entram os recursos encontrados na nuvem, que monitoram dados relevantes e apontam caminhos mais promissores para se aventurar.
Automação de processos
A automação de tarefas repetitivas é uma vantagem que sempre aparece quando se fala em soluções em nuvem. Nesse caso não é diferente, afinal, muitos aspectos recorrentes da gestão de negócios escaláveis pode ser delegada para a ferramenta.
Integração e colaboração
Para atuações colaborativas, as ferramentas de produção de conteúdo e comunicação ajudam a manter o alinhamento da equipe. Assim, é possível compartilhar informações, propor melhorias, criar ações de divulgação e até desenvolver um produto desde a concepção, com uma operação totalmente remota.
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