Investir nos melhores provedores de e-mail profissional é essencial para transmitir mais credibilidade na troca de mensagens corporativas.
A prática é importante porque o número de usuários de e-mail no mundo só tende a aumentar. O Statista prevê que o montante deve chegar a 4,73 bilhões até 2026.
Já o relatório do ZeroBounce diz que 78% das pessoas marcam um e-mail como spam — lixo eletrônico — se a mensagem parecer suspeita, o que acontece, por exemplo, quando o endereço não passa confiança.
O problema se resolve facilmente com soluções de e-mail corporativo, como o Gmail e o Zoho Mail, já que permitem criar um endereço único, com o nome da sua empresa.
Quer aprender como? Então, continue a leitura!
O que é um provedor de e-mail?
Um provedor de e-mail profissional é uma empresa que oferece uma estrutura de gerenciamento para e-mails, o que inclui o controle dos envios e a segurança das mensagens. Na prática, trata-se de um serviço de hospedagem de e-mail que permite que as organizações tenham uma conta profissional — ou corporativa.
E o que é um e-mail corporativo? É uma conta usada pelas empresas para trazer mais confiabilidade para os envios, identificada pelo nome do negócio no domínio — [email protected].
Os melhores provedores de e-mail profissional também oferecem recursos extras para os usuários. Os mais comuns são filtros de spam, armazenamento em nuvem e, em alguns casos, integração com outras ferramentas de produtividade.
Leia mais sobre o tema neste artigo: E-mail com domínio próprio — saiba o que é e como ter o seu!
Por que é importante usar uma hospedagem de e-mail profissional? Principais benefícios
1. Mais credibilidade e profissionalismo
Uma boa hospedagem de e-mail traz mais profissionalismo e credibilidade para o domínio. Isso porque, como explicamos, mostra o nome do remetente e da empresa logo no endereço.
O resultado é que os destinatários veem essa característica como “prova” de confiabilidade da mensagem. Outro ponto é que o domínio personalizado demonstra preocupação em divulgar a imagem do negócio, o que denota mais profissionalismo.
2. Recursos avançados de privacidade e segurança
Outra vantagem de adotar soluções de e-mail profissional é o acesso a recursos avançados de segurança e privacidade.
Inclusive, os mais populares do mercado costumam adicionar um sistema de proteção em duas etapas para impedir o vazamento ou o roubo de dados.
Assim, a troca de mensagens acontece com mais segurança e as chances de perda de informações sensíveis é quase nula.
Aproveite para ler: importância da adequação da LGPD em tecnologia e como fazer!
3. Gestão de e-mails mais eficaz
Vale ressaltar que usar um dos melhores provedores de e-mail profissional também ajuda na gestão das mensagens, visto que permite que os colaboradores separem o trabalho de suas vidas pessoais.
Assim, a equipe evita misturar e-mails e, assim, perder compromissos ou prazos por falta de organização na agenda.
4. Integração com outras plataformas
Para finalizar, os melhores provedores de e-mail profissional contam com integração entre diferentes plataformas, como mencionamos.
Na prática, significa que os usuários têm acesso a um ecossistema completo para melhorar sua produtividade, como calendário para marcar e monitorar os compromissos e armazenamento em nuvem.
Quais os melhores provedores de e-mail profissional? Funcionalidades e vantagens
1. Gmail corporativo
Um dos melhores provedores de e-mail é o Gmail — que pertence ao Google. Além de ser completo, com todos os recursos que uma empresa precisa no dia a dia, a solução é extremamente segura e oferece filtros avançados de filtragem de spam e malware e autenticação em duas etapas.
O Gmail corporativo também tem uma grande capacidade de armazenamento em nuvem e integração com outros recursos da plataforma Google Workspace, com destaque para o calendário, o que facilita o agendamento de videoconferências e outros compromissos.
Fora isso, o provedor é bem fácil de usar, já que conta com uma interface intuitiva e, por ser bastante popular, muitas pessoas já estão acostumadas. Logo, não há uma curva de aprendizagem acentuada até que a equipe se adapte à plataforma.
No entanto, vale destacar que os planos tendem a ser mais caros, o que faz com que não “caibam” no bolso de todos os negócios e nos leva direto à segunda dica de provedor de e-mail profissional.
2. Zoho Mail
O Zoho Mail é um e-mail corporativo seguro e barato, já que os planos começam a partir de R$5. Assim como Gmail, essa opção de provedor conta com integração com um ecossistema próprio, o Zoho Workplace.
Com a ferramenta, sua empresa tem acesso a chat on-line integrado, bloco de notas, acompanhamento de tarefas, lista de contatos, calendário e aplicativo para videoconferência.
No mais, o Zoho Mail tem uma interface bem limpa e fácil de usar, sem anúncios que “pulam” na tela a todo momento e filtros avançados contra spam e malware, além de autenticação em duas etapas.
Desse modo, o provedor apresenta um ótimo custo-benefício, em especial por oferecer tudo o que as empresas precisam em questão de produtividade por um preço bem amigável.
Uma desvantagem é que o Zoho Mail ainda não é tão popular. Então, sua equipe pode demorar um pouco para aprender a usar todos os recursos e se adaptar à nova interface.
Aprenda mais neste artigo: qual o e-mail corporativo mais barato? Como escolher o seu?
Como escolher o melhor e-mail para trabalho?
Para escolher o melhor e-mail para trabalho, você pode seguir por três caminhos. O primeiro é analisar seu perfil de usuário. Se desejar uma solução mais robusta, a escolha deve ser o Gmail. Mas caso procure economia, o Zoho Mail é o mais indicado.
O segundo caminho é simplesmente testar as duas plataformas para ver com qual sua equipe se adapta. A boa notícia é que as duas oferecem um período de teste gratuito para você conferir qual vale mais a pena.
A terceira opção é contratar uma consultoria para ajudar você a escolher. A Safetec, por exemplo, conta com um time de especialistas que fazem uma análise completa do seu negócio e indicam qual o melhor provedor de e-mail profissional para a sua realidade.
Depois disso, a Safetec ainda auxilia sua empresa na implementação. Quer ter essa facilidade? Agende um bate-papo com um dos nossos consultores!