Aprender como reduzir os custos de TI no varejo é uma tarefa que envolve muita pesquisa, principalmente quando o objetivo é otimizar a comunicação empresarial por um e-mail corporativo seguro e com um bom custo-benefício.
Afinal, as soluções mais comuns não costumam ser baratas. Dados do Statista, por exemplo, mostram que, em 2023, o setor de comércio investiu 10% do seu orçamento em tecnologia da informação, o que não é viável para todos os negócios.
E como superar esse desafio e ter um domínio de e-mail para potencializar o setor de TI no varejo com economia? Você descobre a resposta para essa dúvida, com dica de um provedor eficiente, nas próximas linhas.
Confira!
Qual a importância do setor de TI no varejo?
O papel do setor de TI no varejo vai além da necessidade de sistemas para acompanhar mercadorias no estoque, monitorar pedidos e acompanhar pagamentos. A tecnologia da informação, na verdade, é crucial para melhorar a comunicação empresarial, por meio da criação de um e-mail profissional — com domínio personalizado — para todos os colaboradores.
Esse tipo de conta traz mais profissionalismo e credibilidade para o varejista, já que denota cuidado em padronizar um dos principais meios de comunicação com clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
Além disso, as contas de e-mail corporativo têm sistemas de segurança mais avançados, para evitar vazamentos e roubo de dados sigilosos sobre as negociações, como informações de um cliente ou atualizações internas.
Por isso, é vital que cada funcionário tenha seu próprio e-mail profissional, o que não inclui apenas os representantes comerciais e RH, mas também aqueles que não precisam usar a conta com frequência, como:
- balconistas;
- atendentes de caixa;
- equipe de limpeza interna.
Isso porque a conta serve para acessar os sistemas internos do negócio e receber atualizações frequentes de maneira rápida e segura.
Aproveite para ler: tecnologia no varejo — conheça as principais inovações e seus reflexos!
Quais os principais desafios do TI no varejo?
Os principais desafios do TI no varejo são:
- preocupação com a segurança da informação;
- integração com outras plataformas de gestão e produtividade;
- resistência dos colaboradores à adoção de novas tecnologias, o que gera um baixo engajamento;
- altos custos das principais ferramentas de e-mail corporativo (como o Gmail e o Outlook).
Este último ponto faz com que as empresas fiquem “com um pé atrás” na hora de pagar uma licença cara para um provedor de e-mail, uma vez que muitos dos funcionários não precisam da ferramenta para executar suas tarefas diárias.
A boa notícia é que é possível contornar o desafio! Basta contratar um provedor de e-mail com bom custo-benefício, fácil de usar, que se integre com diversas outras ferramentas e seja seguro.
No próximo tópico, explicamos mais sobre os recursos e as vantagens de adotar uma ferramenta com estas características.
Vamos lá?
Como reduzir custos de TI no varejo? Dica de solução de e-mail profissional econômica!
Uma opção de provedor de e-mail profissional para reduzir os custos operacionais no varejo é o Zoho Mail. Aliás, essa é uma das soluções de TI com o melhor custo-benefício do mercado, quando comparada a outras semelhantes, com um e-mail corporativo que custa a partir de R$5.
Os preços baixos, no entanto, não significam falta de qualidade. Pelo contrário, o Zoho Mail é completo e entrega tudo o que a empresa precisa para ter uma comunicação corporativa rápida e eficaz.
Por exemplo, o provedor faz parte de um ecossistema com integração com diversas ferramentas de produtividade essenciais para o trabalho em equipe. Só para exemplificar alguns, citamos:
- editor de texto;
- criador de planilhas e apresentações de slides;
- chat on-line integrado;
- plataforma de videoconferência;
- armazenamento em nuvem.
Além disso, o Zoho Mail se integra com ferramentas de outros criadores — como o Google e a Microsoft — de maneira rápida para facilitar o acesso a informações importantes para o dia a dia do seu negócio.
Já em questão de segurança, a plataforma também não fica atrás, uma vez que o provedor conta com um sistema de autenticação em duas etapas e criptografia de e-mails que deixa as mensagens protegidas contra ataques.
Fora isso, a interface da conta é limpa, sem anúncios para atrapalhar a experiência do usuário, e ainda conta com um painel de controle que permite gerenciar todos os usuários de um só lugar.
Aproveite para ler também: qual o e-mail corporativo mais barato? Como escolher o seu?
Por que optar pelo Zoho Mail para completar sua estrutura de TI no varejo?
Agora que você aprendeu como reduzir os custos de TI no varejo com o Zoho Mail, ficou com dúvidas a respeito das outras soluções populares de e-mail corporativo? Pois saiba que a plataforma não deixa nada a desejar em relação aos seus concorrentes.
Inclusive, você encontra os principais recursos necessários para o varejo, como aplicativos móveis nativos, para usar a conta de qualquer lugar, e ferramentas de produtividade para agilizar o dia a dia dos colaboradores.
No mais, as contas profissionais têm um sistema de retenção e auditoria de e-mails. Assim, você mantém um controle rígido sobre a troca de mensagens para garantir a segurança das informações da sua empresa.
Posto isso, se você trabalha em uma rede varejista e procura reduzir os custos operacionais, mas, ainda assim, quer uma estratégia sólida de comunicação interna, considere testar o Zoho Mail.
E se precisar de ajuda nessa jornada, saiba que pode contar com o apoio da Safetec em todas as etapas.
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