Atendimento ao cidadão: principais desafios e como otimizar?

atendimento ao cidadão

Oferecer um bom atendimento ao cidadão é obrigação de qualquer órgão público, já que garante a transparência das informações e, consequentemente, o acesso aos serviços pela população.

Porém, nem sempre é fácil manter a qualidade das operações, já que o setor costuma sofrer com a alta demanda de solicitações, que sobrecarrega os atendentes, e com a baixa qualidade dos atendimentos.

Por esse motivo, os órgãos públicos precisam investir em tecnologia, especialmente em plataformas virtuais. Que tal conferir como melhorar o atendimento ao cidadão a partir da adoção das ferramentas certas?

Basta continuar a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber no próximo tópico!

Principais aprendizados deste artigo

  • O atendimento ao cidadão nos órgãos públicos envolve a criação de canais de contato, sejam físicos ou virtuais, para que a população possa interagir com as entidades e acessar os serviços oferecidos.
  • Para evitar a interrupção e melhorar a qualidade dos atendimentos, é necessário investir em estratégias como identificar as necessidades do público, coletar avaliações e garantir a segurança dos dados.
  • A tecnologia é parte essencial do bom atendimento ao cidadão, especialmente os sistemas com inteligência artificial (IA), que ajudam a automatizar o fluxo de trabalho e escalar as operações com mais facilidade.
  • Aliás, as ferramentas certas ajudam a aumentar a produtividade, reduzir os custos, melhorar a eficiência do setor público e ainda garantir a acessibilidade dos canais de comunicação.
  • O Balcão Virtual, sistema desenvolvido pela Safetec em parceria com o Google, permite acompanhar os atendimentos em tempo real e automatizar diversas etapas do serviço.

O que é atendimento ao cidadão no setor público?

O atendimento ao cidadão consiste em disponibilizar canais para que a população possa se comunicar com o governo e acessar serviços públicos, como saúde e tributos. O objetivo é assegurar que os cidadãos possam interagir com o poder público.

No geral, o atendimento pode ser feito presencialmente, por telefone ou pela internet,seja por aplicativos ou portais.

Também vale mencionar que o setor enfrenta desafios bem particulares —, como a alta demanda, que pode sobrecarregar os pontos de contato e atendentes e ainda gerar filas —, e um atendimento que não supre as expectativas dos usuários.

Porém, não importa qual seja o canal ou o desafio, o poder público deve sempre investir em estratégias e ferramentas que aumentem a qualidade dos serviços, uma vez que o atendimento é uma forma de garantir o acesso da população aos seus direitos básicos.

Que tal aprender como oferecer um bom atendimento e melhorar a experiência do cidadão no setor público? É só continuar a leitura, pois separamos as melhores dicas para você no próximo tópico!

Como melhorar o atendimento ao cidadão?

Melhorar o atendimento ao cidadão é, sim, possível com estratégias bem simples, como:

  • identificar as necessidades da população, como quais serviços mais procuram, canais de contato mais usados e o que esperam das interações com as entidades;
  • ouvir os feedbacks e procurar formas de incorporar as avaliações nos serviços a fim de sempre melhorar a experiência dos usuários;
  • garantir a acessibilidade dos pontos de contato entre a população e os órgãos públicos;
  • assegurar a segurança das informações compartilhadas, especialmente porque é bem comum que estes atendimentos envolvam dados sensíveis, como números de documentos e contatos;
  • treinar os atendentes para poderem navegar pelo fluxo de trabalho com fluidez e agilidade.

Por fim, ressaltamos a importância de adotar ferramentas, como plataformas de atendimento para governo, a fim de promover a transformação digital no setor público. Entenda no próximo tópico qual é o papel da tecnologia no setor!

Como a transformação digital no setor público ajuda a otimizar os atendimentos?

A transformação digital pode ajudar a otimizar o atendimento ao cidadão, por fornecer acesso a insights que ajudam no planejamento do setor. Além do mais, as ferramentas ajudam a:

  • escalar as operações sem comprometer a qualidade do serviço prestado ou “estourar” o orçamento;
  • automatizar diversas etapas do atendimento, como a triagem de chamados;
  • integrar os sistemas de atendimento às plataformas governamentais para aumentar a transparência e melhorar o acesso às informações;
  • agendar os atendimentos automaticamente;
  • gerenciar as operações e acompanhar os principais indicadores de desempenho de forma centralizada.

A transformação digital no setor público também acompanha, de perto, a adoção de recursos de inteligência artificial (IA).

Esta tecnologia, por sua vez, tem várias aplicações, como a criação de chatbots mais precisos e humanizados para fazer o atendimento inicial ao público.

Para compreender melhor as vantagens de adotar sistemas tecnológicos no atendimento ao cidadão, continue a leitura, pois preparamos uma lista com as principais vantagens no próximo tópico!

Quais as vantagens de usar uma plataforma de atendimento para o governo?

Adotar uma plataforma virtual para otimizar o atendimento ao cidadão, como o Balcão Virtual, da Safetec, pode ser benéfico para os órgãos públicos, porque esse tipo de ferramenta promove:

  • aumento da transparência;
  • acessibilidade dos canais de contato;
  • redução dos custos operacionais;
  • aumento da eficiência nos serviços públicos;
  • aumento da produtividade;
  • melhoria da experiência dos cidadãos;
  • mais agilidade nos atendimentos;
  • maior controle sobre as operações.

Para aproveitar todos esses benefícios, é necessário escolher e implementar a melhor ferramenta possível. Veja a seguir como a Safetec pode te ajudar nesta tarefa!

Conte com a Safetec para melhorar o atendimento ao cidadão!

Após ver que é possível melhorar o atendimento ao cidadão com o investimento em tecnologia, ficou interessado em uma ferramenta do tipo?

Então, saiba que a Safetec pode ajudar, já que a empresa tem mais de 20 anos de experiência em soluções em nuvem e usou toda a sua competência para criar o Balcão Virtual em parceria com o Google.

A plataforma se integra com o ecossistema Google para facilitar o acesso a ferramentas como o Google Meet e recursos de IA para facilitar os atendimentos à população, a coleta de avaliações e o monitoramento dos chamados em tempo real.

Veja como é fácil melhorar a experiência do público durante os atendimentos. Agende uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas e confira como o Balcão Virtual funciona!

FAQ: Principais perguntas sobre atendimento ao cidadão

O que é atendimento ao cidadão?

O atendimento ao cidadão trata-se da criação de canais para a população se comunicar com os órgãos públicos e acessar os serviços, como saúde e segurança, com facilidade. Esses pontos de contato podem ser físicos ou virtuais, como sites e aplicativos.

Quais os principais desafios enfrentados pelos órgãos públicos no atendimento?

Os principais desafios enfrentados pelos órgãos públicos no atendimento ao cidadão são a alta demanda de solicitações, que sobrecarrega os atendentes, e o serviço ineficiente devido ao baixo uso de dados estratégicos durante as operações e o planejamento.

Como a tecnologia pode transformar o atendimento ao cidadão?

A tecnologia pode transformar o atendimento ao cidadão porque as ferramentas, principalmente as alimentadas por inteligência artificial (IA), ajudam a automatizar e escalar as operações sem comprometer a qualidade e integrar os canais aos sistemas públicos para garantir a segurança e melhorar o acesso à informação.

Quais os benefícios da tecnologia para o atendimento ao cidadão?

A tecnologia pode trazer vários benefícios para o setor de atendimento à população. Entre os principais, podemos citar o aumento da transparência e da acessibilidade, a redução dos custos operacionais e o aumento da produtividade dos atendentes pela otimização dos processos.

Como escolher um bom sistema de atendimento ao cidadão?

Ao procurar por um sistema de atendimento ao cidadão, se certifique de escolher uma plataforma robusta, fácil de implementar e usar, escalável e que garanta a segurança dos dados. Além do mais, a ferramenta deve oferecer integração com os bancos de dados governamentais e contar com recursos de IA.

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