Os agentes de IA para empresas são ferramentas que permitem automatizar tarefas mais complexas ao usar diferentes sistemas que funcionam de maneira integrada, o que traz mais agilidade e precisão para as empresas.
Inclusive, um relatório do Markets and Markets mostrou que este é um setor em ascensão e, portanto, deve movimentar mais de 50 bilhões de dólares até 2030, o que representa um crescimento anual de mais de 40%.
Ainda segundo o documento, a principal aplicação da tecnologia é no gerenciamento de dados, a fim de liberar a equipe humana para tarefas de maior valor estratégico.
Que tal trazer essa inovação para o dia a dia do seu negócio? É só continuar a leitura e conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como o que são, como usar os agentes de IA nas empresas e como essa tecnologia favorece a transformação digital com inteligência artificial.
Está preparado? Então, vamos lá!
Principais aprendizados deste artigo
- Os agentes de IA consistem em uma tecnologia que permite criar sistemas mais inteligentes e capazes de executar tarefas complexas e tomar decisões por conta própria.
- A ferramenta, portanto, difere dos chatbots por ter uma capacidade maior de processamento. Por conta dessa característica, apresenta mais autonomia e consegue se adaptar ao negócio.
- Os sistemas integram diferentes recursos para compreender as informações e decidir o curso de ação com base nas particularidades da empresa.
- Por serem flexíveis e personalizáveis, é possível usar os agentes inteligentes em diversos setores, como marketing, recursos humanos, vendas e financeiro, a fim de otimizar as operações.
- Entre os benefícios dessa tecnologia, podemos citar escalabilidade das operações, aumento da produtividade, redução dos custos operacionais e melhora da experiência, tanto dos colaboradores quanto dos clientes.
O que são agentes de IA para empresas?
Os agentes de inteligência artificial (IA) são sistemas capazes de raciocinar e executar ações automaticamente, quase sem a necessidade de supervisão ou comando humano. As ferramentas usam vários softwares de forma simultânea para conseguir entregar o melhor resultado possível.
Ao contrário dos tradicionais chatbots, os agentes inteligentes são capazes de processar pedidos mais complexos.
Por exemplo, identificar uma tarefa aberta e executá-la sem que seja emitida uma ordem para a ação. Também podem interagir com os usuários e o ambiente corporativo. Isso porque são mais autônomos.
Além do mais, os agentes de IA para empresas aprendem a cada interação (ou processo) e se adaptam à realidade de cada negócio. Os sistemas mais avançados conseguem até mesmo tomar decisões conforme o que percebem como “melhor solução” para um problema, por conta própria.
Antes de seguir a leitura, aproveite para relembrar o que é inteligência artificial e quais são os principais tipos no nosso blog!
Como funciona a automação com agentes inteligentes?
A automação com agentes inteligentes funciona a partir da integração de diferentes recursos, como aprendizado de máquina. Essa união permite que os sistemas entendam as informações compartilhadas e decidam quais são os próximos passos, como quais trechos priorizar ao fazer um resumo ou um relatório.
Para completar a explicação, existem vários tipos de agentes de IA para empresas, sendo que os mais comuns são:
- de aprendizagem: analisam os dados para se adaptar à realidade do negócio;
- baseados na utilidade: consideram as escolhas que darão os melhores resultados;
- reativos: não apresentam uma capacidade tão alta de processamento, já que só respondem a estímulos, como um comando para executar uma tarefa;
- baseados em modelo: usam um conjunto de regras internas para realizar cada operação.
Entretanto, a verdade é que esse tipo de tecnologia pode ser — e vem sendo usada — em várias áreas das empresas. Veja a seguir quais são as aplicações mais comuns!
Como usar os agentes de IA nas empresas?
Os agentes de IA para empresas têm muitas aplicações práticas, desde vendas, marketing, recursos humanos e até planejamento financeiro e orçamentário. Nesses setores, a tecnologia serve para:
- coletar e analisar dados;
- gerar conteúdos, como e-mails marketing, roteiros de vendas ou relatórios;
- automatizar fluxos de trabalho complexos;
- centralizar o banco de dados com informações sobre a companhia;
- criar transcrições e resumos automáticos das reuniões online.
É possível ainda usar os agentes alimentados por inteligência artificial no atendimento corporativo, a fim de aumentar a eficiência e melhorar a qualidade do serviço prestado.
A ideia é automatizar o setor de suporte ao cliente interno (time de colaboradores) a partir da criação de fluxos de tarefas mais precisos.
Por exemplo, você pode programar os agentes de IA para sempre iniciar os atendimentos com uma triagem composta por perguntas estratégicas para identificar o nível de suporte e seguir com a distribuição automática das solicitações. Os pedidos mais simples vão para os chatbots (atendimento 100% automatizado) e os mais complexos para os atendentes humanos.
Inclusive, essa estratégia pode ser bastante vantajosa para as equipes. Veja os principais benefícios no próximo tópico!
Por que vale a pena usar inteligência artificial no atendimento corporativo?
Usar automação com agentes inteligentes no atendimento corporativo e nos demais departamentos da empresa pode ser bastante vantajoso porque os agentes são personalizáveis e ficam disponíveis 24/7. Adicionalmente, entregam benefícios como:
- diminuição dos erros;
- aumento da produtividade com automação empresarial;
- redução dos custos operacionais;
- melhora da employee experience (ou experiência do funcionário) e da experiência dos clientes;
- maior escalabilidade das operações;
- aumento da precisão nas pesquisas e tarefas;
- diminuição do tempo de resposta às solicitações.
Pronto, você já sabe como funcionam e quais são as vantagens de usar os agentes de IA e, a seguir, trouxemos uma dica de como implementar da maneira correta. Confira!
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FAQ: Principais perguntas sobre agentes de IA para empresas
O que são agentes de IA?
Os agentes de IA são ferramentas que usam recursos de inteligência artificial, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, para automatizar a execução de diversos tipos de tarefas de maneira (quase) autônoma. Ou seja, com o mínimo de intervenção humana.
Como os agentes de IA funcionam?
Os sistemas funcionam a partir da análise dos dados compartilhados para compreender o que significam. Em seguida, a ferramenta usa informações de interações passadas para decidir qual é o melhor curso de ação e já executa a tarefa por conta própria.
Como os agentes de IA podem ajudar as empresas?
Os agentes de IA podem ajudar a agilizar as tarefas de vários setores das empresas, como vendas, atendimento ao cliente, suporte interno, recursos humanos e financeiro. Isso porque as ferramentas coletam e analisam dados, automatizam fluxos de trabalho, centralizam o acesso ao banco de informações e ainda permitem resumir materiais e gerar conteúdos.
Quais as vantagens da inteligência artificial no atendimento?
Usar a inteligência artificial no atendimento é vantajoso porque a tecnologia ajuda a reduzir os erros, diminuir o tempo de resposta, aumentar a produtividade dos agentes de suporte e melhorar a experiência dos clientes e colaboradores (quando o atendimento é para o time de funcionários).
Como usar agentes de IA nas empresas?
Para usar os agentes de IA nas empresas, é importante escolher uma boa ferramenta. Por isso, conte com apoio especializado para identificar as necessidades dos negócios e indicar soluções personalizadas para trazer mais eficiência para as operações.