O ano de 2023 pode ser considerado um dos pontos de ruptura no mercado, por conta da chegada e do crescimento massivo de inúmeras tecnologias de artificial intelligence (AI). E uma delas, que foi anunciada em maio deste ano, é o Duet AI.
Que tal conferir esse conteúdo através de áudio? Basta clicar no player a seguir!
Essa é a inteligência artificial (IA) do Google, lançada para fazer frente às outras ferramentas disponíveis, a exemplo do Microsoft Copilot.
Ainda que esteja em sua fase inicial, ela promete revolucionar o mercado, uma vez que terá a capacidade não só de escrever textos, mas também analisar planilhas e imagens.
Neste artigo, vamos explicar o que é o Duet AI, como funciona, como pode ser usado e quais suas diferenças para o Bard. Ficou interessado? Então, continue a leitura!
O que é o Duet AI?
O Duet AI é uma ferramenta de inteligência artificial criada pela Google em maio de 2023. A solução tem a capacidade de elaborar e analisar textos, imagens, planilhas e criar apresentações em slide, sendo seu maior diferencial a integração com os aplicativos de suíte do Google Workspace.
Essa integração facilita a vida do usuário que já utiliza outros recursos do Google, como Docs, Sheets e Slides. Afinal, não será necessário sair de um texto, por exemplo, para acionar a IA.
Quer saber como o Google garante a segurança dos arquivos em nuvem? Confira esse vídeo: 👇
Como funciona a IA do Google?
O Duet AI funciona como um assistente de inteligência artificial que pode ser usado de inúmeras maneiras em cada um dos aplicativos de produtividade do Google. Essa solução fica disponível em uma janela na lateral da tela, com espaço para inserir os prompts, ou seja, os comandos de texto.
Vamos entender abaixo o que o Duet faz em cada um dos produtos da big tech.
Docs
Quando integrado ao Google Docs, o Duet AI cria textos a partir de prompts de comando, com a alternativa de ajustar o tom da mensagem, além de revisar um conteúdo já existente.
Outro ponto interessante é que pode-se importar as informações oficiais da empresa no Workspace e gerar arquivos por meio de outras plataformas, como o e-mail do Gmail.
Apresentações
Um dos diferenciais do Duet AI é que o texto criado no Documentos do Google pode ser rapidamente convertido em um slideshow no Apresentações.
Em paralelo, o prompt fornecido pode ser usado para criar apresentações do zero e deixá-la personalizada de acordo com o design da marca. Ademais, a ferramenta conta com o suporte ao “Help me visualize”, que é um gerador de imagens por IA.
Planilhas
Já no Google Planilhas, o Duet AI analisa e organiza documentos com um enorme volume de dados.
Por exemplo, você pode pedir para classificar todos os dados, interpretar as informações de cada célula da planilha e, ainda, gerar os arquivos baseados em informações externas.
Meet
O Duet AI também é integrado ao Meet e desempenha várias funções enquanto uma reunião acontece. De modo geral, pode-se usá-lo para criar uma lista de pontos que precisam ser discutidos na call, assim como resumir o que foi conversado.
Gmail
Outra inovação é a possibilidade de usar o Duet no Gmail. Aliás, os recursos vão além da criação de novas mensagens a partir de prompts. Eles podem ser usados para resumir e mencionar os pontos mais importantes de uma longa conversa.
Também é possível criar uma página no Docs com as informações contidas entre vários e-mails que foram disparados para um ou mais clientes.
Isso propicia analisar detalhadamente as conversas, elaborar formas mais concretas de e-mail marketing e ampliar as vendas do seu negócio.
Google Cloud
Por fim, essa nova IA é integrada aos serviços do Google Cloud, oferecendo assistência em chat para solucionar problemas com tecnologias de nuvem, inclusive com um assistente para gerar códigos em várias linguagens de programação.
Leia também!
Qual a diferença entre Duet AI e Bard?
A diferença entre as soluções de IA do Google é que o Bard é uma ferramenta mais próxima do ChatGPT, usada para pessoas que fazem perguntas e querem respostas. Já o Duet é integrado às outras funcionalidades do Google Workspace e não funciona de maneira independente, como o Bard.
Isso significa que uma ferramenta não exclui a outra. O Bard será utilizado em pesquisas e criação de textos pequenos, enquanto que o Duet AI será uma inteligência artificial que visa deixar as aplicações do Google ainda melhores.
Comparativamente, pode-se dizer que o assistente mais parecido com o Duet AI é o Microsoft Copilot, o qual desempenha funções similares em ferramentas como o Microsoft 365, que inclui o Excel, PowerPoint e Word.
Como usar o Duet AI?
Ainda que pretenda revolucionar o mercado, o Duet AI não está disponível para todos os usuários, dado que está em período de testes. Para quem deseja experimentá-lo, é necessário entrar em uma fila de espera no Google Workspace Labs, lembrando que o serviço ainda não está disponível no Brasil.
Por ora, já existe no país um serviço de pré-vendas para empresas, com previsão de lançamento para o final de 2023. Contudo, o ideal para obter esse serviço é contar com uma consultoria na área.
A propósito, uma empresa de consultoria em cloud elenca as principais demandas do seu negócio, avalia quais são as melhores estratégias e, então, propõe os pacotes do Workspace mais indicados, com base nas necessidades.
Nós, da Safetec, ajudamos você nessa jornada. Com anos de experiência no mercado, somos um Parceiro Premier Google Cloud e já contribuímos para a migração em nuvem de inúmeras companhias, otimizando os custos.
Quer saber mais? Então, acesse o site e converse com um dos nossos especialistas!