Existem vários bancos de dados baseados em nuvem e cada um apresenta características e propósitos próprios. No Google Cloud, temos o Firestone e o Cloud Spanner, ambos com garantia de escalabilidade e segurança, mas com funções distintas.
O Firestone é uma solução flexível que prioriza a rapidez no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis ou web. O Cloud Spanner, por outro lado, é um sistema mais robusto e, por esse motivo, frequentemente usado em operações de maior complexidade.
No artigo a seguir, apresentamos os diferenciais das duas soluções e detalhamos em quais ocasiões ambas podem ser usadas. Confira.
Principais aprendizados deste artigo
- O Firestore e o Cloud Spanner são dois bancos de dados gerenciados pelo Google Cloud. Logo, são soluções em nuvem.
- O Firestone é uma plataforma orientada a documentos que entrega mais flexibilidade para os usuários.
- Já o Cloud Spanner é um banco de dados relacional SQL voltado para operações mais complexas.
- Entre os benefícios do Firestore, estão a possibilidade de integração e de sincronização em tempo real, além do melhor custo-benefício, pois o pagamento depende da quantidade de recursos usados.
- Ao optar pelo Cloud Spanner, o negócio recebe como vantagem escalabilidade ilimitada e disponibilidade global.
Por que usar um banco de dados escalável em nuvem?
Os bancos de dados escaláveis em nuvem, como o Firestore e o Cloud Spanner, ambas soluções do Google Cloud, podem ser extremamente úteis para o crescimento dos negócios. Isso porque promovem não somente possibilidades ilimitadas de crescimento, graças à escalabilidade, mas também:
- aumento da eficiência e do desempenho;
- redução dos custos;
- mais segurança.
O case de sucesso de Akiry Media mostra como é possível reduzir em 83% o tempo de entrega dos seus projetos e reduzir os custos com a migração para Google Cloud com o auxílio da Safetec.
Qual é a diferença entre Firestore e Cloud Spanner?
Tanto o Firestone quanto o Cloud Spanner são bancos de dados do Google que permitem que os usuários armazenem e gerenciem informações com praticidade e segurança. Porém, apresentam funcionamento e propósito distintos. Enquanto o Firestone foca a entrega de flexibilidade, o Cloud Spanner prioriza a consistência, por exemplo.
Entenda melhor.
Firestone
O Firestone, que é um sistema NoSQL, não só relacional, orientado a documentos. Isso significa que é flexível ao armazenar as informações, o que permite que os usuários tenham mais liberdade tanto no formato quanto para editar e excluir os registros.
A solução também conta com escalabilidade automática e é fácil de usar, principalmente por trabalhar sem servidor e sincronizar quaisquer mudanças em tempo real.
O valor do Firestore depende de quanto os usuários usam a plataforma, como a quantidade de leituras e edições dos arquivos.
Cloud Spanner
O Cloud Spanner é um banco de dados distribuído relacional que fica ativado de forma constante. Na prática, quer dizer que segue uma estrutura já definida, em formato de tabelas, e tem funcionamento global.
Duas diferenças marcantes são a sua consistência e a capacidade ilimitada de escalar as operações, o que faz com que seja o mais indicado para operações de maior complexidade, já que garante a qualidade das informações.
O valor do Cloud Spanner varia conforme a capacidade de armazenamento e de processamento e tende a ter um custo mais alto.
Explicada a diferença entre Firestore e Cloud Spanner, seguimos com a apresentação dos benefícios de cada um para as organizações e seus principais usos.
Quais são os benefícios do Firestore?
Usar o Google Firestore pode ser benéfico para as empresas devido a fatores como:
- sincronização de dados em tempo real;
- escalabilidade automática;
- garantia de segurança e de disponibilidade das informações;
- compatibilidade com o desenvolvimento e integração com plataformas mobile variadas;
- flexibilidade dos recursos;
- bom custo-benefício.
Quais são os benefícios do Cloud Spanner?
A lista inclui fatores como:
- consistência global, pois a ferramenta pode ser acessada de qualquer lugar do mundo;
- alta disponibilidade para garantir o acesso aos dados a qualquer momento o que evita períodos de inatividade;
- escalabilidade linear e ilimitada;
- mais confiabilidade, devido ao modelo relacional.
Após concluir a explicação sobre as diferenças entre os dois modelos de bancos de dados, o próximo tópico é dedicado às ocasiões em que cada ferramenta pode ser usada com mais eficiência.
Quando usar cada um dos bancos de dados do Google Cloud?
Nas seguintes ocasiões:
- Firestore: ideal para aplicativos que demandam flexibilidade e atualizações em tempo real e usam dados variados, como chats ao vivo, perfis de jogadores, redes sociais e plataformas para e-commerces.
- Cloud Spanner: mais usado para aplicações que usem dados estruturados, que seguem uma ordem definida, como controle de estoque, sistemas financeiros, como bancos, e processamento de pagamento online e registros em empresas de saúde.
Uma boa maneira de escolher uma solução para adotar na empresa é contar com ajuda especializada para fazer a migração dos seus dados com mais agilidade e segurança. Para tanto, conte com a Safetec. Veja o porquê a seguir.
Como a Safetec ajuda a implementar um banco de dados do Google Cloud na sua empresa?
A Safetec é uma Google Cloud Partner com mais de duas décadas de experiência em soluções na nuvem. Por esse motivo, é a parceira ideal para acompanhar a sua jornada de implementação de um banco de dados, não importa se é o Firestore ou o Cloud Spanner.
Dessa maneira, você conta com o apoio de uma equipe especializada que gerencia o processo de migração de dados do início ao fim, da escolha à integração com o seu negócio.
Quer ver como podemos ajudar a sua empresa a alçar voos mais altos? Agende uma conversa com a nossa equipe de vendas e confira nossos serviços.
FAQ:
Firestore é melhor que Cloud Spanner?
Não existe um modelo de banco de dados melhor do que o outro, pois a escolha depende do propósito da aplicação. O Firestore é mais adequado para quem busca flexibilidade, por usar formatos variados de dados. Já o Spanner é para quem precisa de consistência, devido à complexidade.
O Firestore pode substituir um banco de dados SQL tradicional?
Em certos casos, sim, é possível usar o Firestore como substituto de um banco de dados tradicional, uma vez que a flexibilidade assegura que a solução tenha suporte para diversos modelos de dados. Contudo, em operações mais complexas, pode ser necessário adotar um sistema relacional, devido à capacidade analítica.
O Cloud Spanner é viável para pequenas empresas?
Por ter um custo mais alto, o Cloud Spanner tende a não ser muito viável para organizações de pequeno porte ou que contam com um orçamento limitado. Para estes negócios, a melhor solução é um sistema NoSQL, como o Firestore, no qual você só paga pelos recursos que usa.
Quais são os custos do Firestore e do Cloud Spanner?
Não dá para dizer um preço inicial para os bancos de dados, porque os custos são variáveis. No Firestore, os valores dependem de quanto você usa e não há um custo mínimo inicial. No Cloud Spanner, por outro lado, há um custo inicial que muda conforme a capacidade de processamento.
Como integrar o Firestore ou o Cloud Spanner com outras soluções do Google Cloud?
A melhor maneira de integrar o Firestore ou o Cloud Spanner com as outras soluções da nuvem do Google é com o auxílio de um especialista no assunto para gerenciar os processos de migração e centralização dos dados. Um bom exemplo é a Safetec, que tem mais de duas décadas de experiência e milhares de clientes satisfeitos.



