O cloud computing é uma alternativa interessante para as empresas que buscam reduzir os investimentos com infraestrutura. Contudo, é preciso entender a gestão de custos na nuvem para tomar as decisões de forma mais assertiva.
Migrar para a nuvem é sinônimo de flexibilidade e, também, de armazenamento sem se preocupar com uma estrutura física. Entretanto, é o bom gerenciamento de custos na nuvem que vai garantir que a empresa utilize esse tipo de serviço de forma eficiente.
De acordo com a pesquisa da RightScale State of the Cloud, a otimização de custos é a principal preocupação das organizações em relação ao uso da nuvem, com 64% delas citando isso como uma prioridade. Além disso, 76% das organizações relataram que a gestão de custos na nuvem é um desafio importante.
A boa notícia é que, com as ferramentas certas e as práticas adequadas de otimização de gastos em cloud, fica mais simples maximizar o valor do investimento e evitar surpresas desagradáveis nas faturas. Quer saber mais? Continue lendo este artigo!
O que é gestão de custos na nuvem?
Gestão de custos na nuvem é o processo de gerenciar e controlar os custos associados ao uso da nuvem para garantir que as empresas obtenham o melhor valor possível de seus investimentos.
A tendência é que as empresas migrem cada vez mais para a nuvem e, por isso, controlar os custos dessas operações é essencial para a saúde do negócio.
Como a nuvem oferece muitos recursos e serviços flexíveis, gerenciar os gastos é sinônimo de evitar surpresas nas faturas e garantir que o orçamento permaneça dentro do que foi planejado.
Isso inclui dimensionar adequadamente os recursos, aproveitar descontos e preços reservados, identificar e corrigir gargalos de custos, eliminar recursos ociosos ou subutilizados e evitar o uso desnecessário de serviços.
Além do mais, o gerenciamento de custos engloba a criação de políticas e processos para controlar os gastos, estabelecer orçamentos e monitorar regularmente os custos.
Qual a importância da gestão de custos em nuvem?
O gerenciamento de custos em nuvem é importante para garantir mais controle, otimização de recursos, planejamento estratégico e até mesmo assegurar às empresas uma tomada de decisões mais embasadas.
Abaixo, listamos alguns pontos nos quais a gestão de custos em cloud faz toda a diferença:
Controle de custos
Gerenciar os custos em nuvem ajuda a evitar surpresas nas faturas e permite ficar dentro do orçamento planejado.
Ao adotar estratégias eficazes de controle de gastos em nuvem, as empresas conseguem identificar, analisar e otimizar seus recursos, além de evitar gastos desnecessários. Isso significa mais otimização financeira e eficiência operacional na organização.
Adicionalmente, gerenciar os custos na nuvem ajuda a identificar padrões e implementar ajustes estratégicos que sejam ainda mais assertivos.
Otimização de recursos
O gerenciamento de gastos também contribui para otimizar o uso de recursos, evitando a subutilização ou o desperdício do que não foi utilizado. Isso tende a gerar economias significativas a longo prazo.
Planejamento estratégico
Com um bom gerenciamento, as empresas planejam estrategicamente seus gastos e priorizam os recursos de acordo com as necessidades e objetivos de negócios, maximizando o valor do investimento.
Melhor tomada de decisão
Com uma visão clara dos custos em cloud, você toma decisões mais embasadas sobre quais serviços usar, quanto investir e, ainda, quando escalar ou reduzir o uso de recursos, melhorando assim a eficiência operacional e aumentando a competitividade.
Conformidade regulatória
O gerenciamento colabora para o cumprimento das regulamentações financeiras e de privacidade de dados, garantindo que os gastos sejam documentados e justificados.
Leia também:
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Quais os tipos de custos em nuvem?
Para manter o controle dos custos, é crucial saber quais são os principais tipos ligados à tecnologia de cloud computing. Abaixo, falaremos deles.
Custos de computação
O custo de computação está associado ao uso de instâncias de computação em nuvem, como máquinas virtuais, contêineres e funções serverless.
Eles geralmente são calculados com base na quantidade de tempo que as instâncias são usadas, bem como no tipo e tamanho delas.
Custos de armazenamento
Este tipo de custo está atrelado ao armazenamento de dados em nuvem, como arquivos, bancos de dados e backups. Essas despesas costumam ser calculadas com base na quantidade de dados armazenados e na frequência de acesso a eles.
Custos de largura de banda
O custo de largura de banda diz respeito ao tráfego de rede gerado pelo uso de serviços em nuvem, como transferência de dados e acesso aos recursos.
Ele é calculado pensando na quantidade de dados transferidos e na distância geográfica entre os usuários e os recursos em nuvem.
Custos de transferência de dados
Esse custo está ligado à transferência de dados entre regiões ou serviços em nuvem diferentes, sendo que eles são calculados conforme a quantidade de dados transferidos.
Custos adicionais
Além dos custos de computação, armazenamento, largura de banda e transferência de dados, há os custos de banco de dados, gerenciamento de segurança, suporte técnico e outros.
Desafios da gestão de custos de cloud
Sempre ressaltamos a nuvem como uma opção vantajosa para quem quer economizar, mas, sem uma boa otimização de gastos em cloud, pode ser que o uso dessa tecnologia acabe se tornando mais cara do que deveria.
Para evitar que isso aconteça em sua empresa, listamos aqui os desafios da gestão de custos em cloud.
Falta de monitoramento das despesas
Esse pode até parecer um trabalho muito burocrático, mas é preciso analisar, no detalhe, cada despesa que você está tendo dentro da nuvem.
Isso porque as contratações das funcionalidades de cloud podem variar de preço. Ao adicionar cada serviço individualmente, o custo pode até parecer baixo, contudo, ao verificar o total no fim do mês, os valores ficam mais altos.
Ausência de planejamento
A falta de planejamento é sempre preocupante. Logo, é vital pensar estrategicamente em quais recursos valem a pena ser migrados para a nuvem e como será feito o uso dessa tecnologia no dia a dia do trabalho. Afinal, hierarquizar os recursos na nuvem permite uma visão mais abrangente de toda a infraestrutura, facilitando a tomada de decisão.
Por sinal, organizar o ambiente de cloud é fundamental para garantir a eficiência e segurança operacional. Sem isso, a empresa pode ter problemas com a continuidade dos serviços, por exemplo.
Complexidade no detalhamento de custos em nuvem
Muitas vezes, o detalhamento da fatura da nuvem pode conter muitas informações técnicas, o que tende a dificultar a compreensão.
O cenário pode ser ainda mais complexo se a empresa utilizar mais de um provedor de nuvem. Cada operadora tem sua forma de fazer o relatório e, para quem está utilizando o serviço, receber faturas diferentes, com detalhamentos distintos, pode ser um desafio da gestão de custos em cloud.
Diferentes arquiteturas alternativas
Quando falamos de arquitetura cloud, nos referimos à forma como os componentes de tecnologia se combinam a fim de criar uma nuvem.
Por exemplo, um mesmo aplicativo pode ser construído usando arquiteturas e componentes variados, o que resulta em diferentes valores.
Como fazer a gestão de custos na nuvem?
Para fazer uma otimização de gastos em cloud no seu negócio, é necessário seguir algumas etapas básicas. Dentre elas, podemos citar:
Identificar os tipos de custos em cloud
O primeiro passo é identificar os diferentes tipos de custos associados ao uso da nuvem. Isso inclui os investimentos de computação, armazenamento, largura de banda, transferência de dados e outros.
Estabelecer um orçamento
Considerando os tipos de custos identificados, é importante estabelecer um orçamento para o uso da nuvem, garantindo assim que os gastos permaneçam dentro dos limites planejados.
Selecionar a estratégia de gerenciamento de custos
Existem diferentes estratégias para reduzir custos de serviços em nuvem, como o uso de instâncias reservadas, recursos sob demanda, dimensionamento adequado e automação. É importante selecionar a estratégia que melhor atenda às suas necessidades.
Monitorar regularmente os custos
Após selecionar a estratégia, basta monitorar regularmente os custos em nuvem para detectar quaisquer variações ou gastos inesperados. Isso pode ser feito usando as ferramentas de gerenciamento que veremos a seguir.
Otimizar o uso de recursos
Com o monitoramento de custos, você terá que otimizar o uso de recursos para evitar a subutilização ou o desperdício. Dentre as ações, estão: a eliminação de recursos ociosos, a redução do uso de recursos não críticos e a escolha do tipo e tamanho adequados das instâncias.
Por fim, mas não menos importante, é preciso estabelecer controles de custos para garantir que os gastos permaneçam dentro do orçamento.
Assim sendo, é necessário fazer a configuração de alertas de gastos excessivos e a criação de políticas de utilização que limitem o uso desnecessário de recursos em nuvem.
Quer saber como o Google garante a segurança dos arquivos em nuvem? Confira o vídeo abaixo: 👇
Estratégias para reduzir os custos de serviços em nuvem
Agora que já falamos sobre os desafios da gestão de custos de cloud e ensinamos a gerenciá-los, chegou a hora de conferir algumas estratégias para reduzir os custos de serviços em nuvem.
Aposte em um bom provedor
Saber escolher o provedor de nuvem ideal para as necessidades da sua empresa vai fazer toda a diferença nos resultados e, consequentemente, na redução de custos.
Mapeie cada um, analise as vantagens e desvantagens e veja qual deles oferece um bom desempenho, sem abrir mão da segurança.
Otimize a utilização dos recursos
Você sabia que você pode otimizar os recursos da nuvem para reduzir custos? Para isso, basta ter ferramentas de gestão adequadas e que consigam identificar quais áreas podem receber menos ou mais capacidade.
Prefira serviços gerenciados
Por que os serviços gerenciados? Porque eles oferecem opções pré-configuradas, o que reduz a necessidade de contratar alguém para ajustá-los e, consequentemente, diminui os custos de serviços de nuvem.
Utilize a nuvem híbrida
A nuvem híbrida é uma boa estratégia para reduzir custos de serviços porque, com ela, é possível combinar uma infraestrutura local com a nuvem pública ou privada.
Quais são as ferramentas de gerenciamento de custos em nuvens?
Sabendo o que é e como implementar o gerenciamento de custos em nuvem, veja quais são as ferramentas mais utilizadas.
Google Cloud Billing
Com o Google Cloud Billing, você pode monitorar e controlar os custos associados ao uso do Google Cloud Platform. Assim como as demais ferramentas, ela facilita a criação de orçamentos e identificação de oportunidades de economia.
AWS Cost Explorer
Essa é uma ferramenta de análise de custos que permite visualizar e entender os gastos associados ao uso da AWS. Com ela, você pode criar orçamentos, configurar alertas de valores excessivos e analisar tendências de custos ao longo do tempo.
Azure Cost Management
A Azure Cost Management é uma ferramenta de gerenciamento de custos que possibilita monitorar, controlar e otimizar os custos associados ao uso da Azure. Ela possui basicamente as mesmas funcionalidades do AWS Cost Explorer.
Como você pode ver, existem diversas ferramentas de gerenciamento de custos em nuvem. E elas são muito importantes para maximizar os ganhos e, ainda, minimizar os gastos.
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