Planos do Google Workspace: como escolher o melhor para sua empresa?

Planos do Google Workspace

Encontrar a ferramenta certa para melhorar a gestão do seu negócio pode ser um desafio, mesmo que você opte pelas soluções do Google. Afinal, existem inúmeros planos do Google Workspace.

Cada um deles é voltado para um perfil de empresa e oferece funcionalidades diferentes. É preciso, portanto, escolher aquele mais adequado para suas necessidades, evitando gargalos e até mesmo desperdício de recursos.

No total, o Google oferece quatro planos para seus usuários, indo da opção mais básica, que é o Business Starter, até a mais avançada, com o Enterprise.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as funcionalidades de cada opção, os preços e, ao final, revelar como você pode escolher o melhor plano para seu negócio. Boa leitura!

Primeiramente, o que é o Google Workspace?

O Google Workspace é uma coleção de ferramentas e softwares de produtividade baseada na nuvem, oferecida pelo Google. Ela é projetada para empresas, embora a gigante da tecnologia também ofereça versões semelhantes para escolas e pessoas físicas. 

Dentro dessa plataforma, existem ferramentas que atendem diversas exigências, como:

  • comunicação: Gmail, Google Chat e Google Meet;
  • criação de conteúdo: Google Docs, Google Sheets, Google Slides, Google Forms e Google Sites;
  • armazenamento: Google Drive;
  • gerenciamento de tarefas e projetos: Google Keep, Google Tasks e Google Calendar;
  • administração e segurança: Google Admin, Google Vault e Google Endpoint.

Vale destacar que o Google Workspace também inclui recursos de pesquisa avançada e capacidades de inteligência artificial, sendo que seus planos oferecem diferentes níveis de armazenamento, suporte e recursos de acessibilidade. 

Agora vamos falar sobre eles.

Quais são os planos do Google Workspace?

Existem basicamente quatro planos que são oferecidos pelo Google Workspace: Business Starter, Business Standard, Business Plus e Enterprise. Cada um deles é mais indicado para um determinado porte de empresa.

Por exemplo, o Business Starter é o mais acessível. Ele costuma ser indicado para empresas menores, que não precisam de muitos gigabytes de armazenamento, nem realizam reuniões pelo Google Meet com muitas pessoas simultaneamente.

Já o Enterprise é uma versão mais sofisticada, que, inclusive, não tem um preço pré-estabelecido, uma vez que o plano pode ser moldado de acordo com o perfil e a necessidade do seu negócio.

Cada um desses planos possui suas funcionalidades específicas, ou seja, eles têm algumas características peculiares. No próximo tópico, vamos falar mais a fundo sobre as funcionalidades de cada um deles.

Leia também:

Quais são as funcionalidades dos planos do Google Workspace?

A seguir, confira as funcionalidades e os preços dos planos do Google Workspace.

Business Starter

O Business Starter é o plano mais acessível, custando R$ 28 mensais. Com ele, você tem e-mail comercial personalizado e seguro, videochamadas com 100 participantes e 30 GB de armazenamento em pool por usuário, além de controles de acesso e suporte padrão. 

No que tange à produtividade e colaboração, os únicos pontos em que ele deixa a desejar é em relação ao cancelamento de ruído e gravação de reuniões salvas no Google Drive.

Além disso, ele não conta com o App Sheet ou o Cloud Search, nem com o gerenciamento de endpoints. 

Ademais, ele praticamente dispõe de todas as funcionalidades, como:

  • proteção contra phishing e spam que bloqueia mais de 99,9% dos ataques;
  • experiência de e-mails sem anúncios;
  • número de acessos por telefones;
  • quadro branco digital;
  • e todos os recursos, como Sheet, Drive, Meet e Google Agenda.

Business Standard

O Business Standard é a solução mais procurada pelos usuários e tem custo de R$ 70 por mês. Ele possui todas as funcionalidades do Starter, mas com capacidades ainda superiores.

Por exemplo, as videochamadas podem contemplar 150 participantes e, ainda, permitem a gravação. Fora isso, o armazenamento em pool por usuário é de 2 TB, bem superior aos 30 GB do plano Starter.

Outra diferença é que, com ele, você tem o cancelamento de ruído que não há no plano Starter, além de contar com dados primários no Cloud Search. No mais, ele também dispõe de todas as funcionalidades citadas anteriormente.

Business Plus

Esse é um plano ainda mais sofisticado e voltado para empresas de porte maior, com investimento de R$ 105 por mês. O diferencial já começa na personalização do e-mail.

Enquanto os dois planos anteriores têm e-mail personalizado e seguro, o Business Plus vai além e oferece também o e-discovery e retenção.

Nas videochamadas, podem participar até 500 participantes, é permitida gravação e o gestor ainda tem o total controle de participação. No que diz respeito ao armazenamento em pool por usuário, ele suporta até 5 TB.

No controle de segurança, é incluído o Vault e o gerenciamento avançado de endpoints, que não estão nos planos anteriores. Fora isso, esse plano tem todas as funcionalidades que os outros dois possuem.

Enterprise

Esse é o plano mais sofisticado de todos, inclusive, não há um preço determinado nele, sendo necessário entrar em contato com a equipe de vendas do Google.

Em relação à personalização do e-mail, ele contempla todas as funcionalidades do Plus, além de criptografia S/MIME. 

As videochamadas podem ter até 1000 participantes, com opção de gravação. O gestor tem o controle de participação, cancelamento de ruído e transmissão ao vivo no domínio. 

O armazenamento é de 5TB, mas o usuário pode solicitar mais espaço se for necessário, sendo esse o grande diferencial.

No que diz respeito à segurança, juntamente com os controles avançados, você dispõe de gerenciamento e compliance, Vault, DLP e endopoints, com suporte aprimorado.

Trata-se de um programa de proteção avançada, assim como recursos com o App Sheet, que possibilita a criação de apps sem a necessidade de códigos.

Quer saber por que escolher o Google Workspace como ferramenta de colaboração em nuvem? Então, dá só uma olhada nesse webinar: 👇

 

Como escolher o plano do Google Workspace?

Para escolher o melhor plano para seu negócio, é necessário avaliar as necessidades da empresa, identificando: qual o espaço de armazenamento que você vai precisar, quantas pessoas costumam participar de reuniões, se é necessário gravar os encontros etc.

Antes da escolha, é crucial realizar um bom planejamento, pensando em todos os detalhes. É possível, no entanto, começar com um plano mais simples e, depois, migrar para um plano mais sofisticado, se isso for necessário.

Todavia, o melhor caminho para encontrar o plano ideal para o negócio é contar com uma consultoria para averiguar suas necessidades e encontrar a melhor solução para a empresa.

A Safetec é uma consultoria especializada em cloud, que faz uma análise minuciosa da situação do seu negócio, estuda as formas de migração e propõe o melhor plano do Google Workspace para te atender. Visite o site e entre em contato com nossos consultores.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS